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Estratégias de Fidelização: como conquistar clientes fiéis

24 de outubro de 2023

5 min

Neste artigo

Ao pensar nas estratégias de atendimento e relacionamento com seus consumidores, você também precisa pensar nas estratégias de fidelização de clientes. Essas iniciativas são fundamentais para garantir que, depois da primeira compra, os usuários continuem retornando à sua loja. 

Fidelizar clientes tem tudo a ver com o relacionamento que sua marca estabelece com seus clientes, e uma boa estratégia de fidelização envolve diversos aspectos do funcionamento da sua loja. Por isso é fundamental conhecer seus clientes, ter a persona da sua marca estabelecida e combinar suas estratégias de fidelização de clientes com as demais estratégias da sua loja. 

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Estratégia de Fidelização 1 = Programas de Fidelidade

Quando pensamos em estratégias de fidelização para seus clientes, programas de fidelidade podem ser a primeira lembrança que nos vem à mente. Aliados a boas estratégias e ferramentas de marketing, esses programas são excelentes impulsionadores da satisfação dos clientes!

O sistema de pontos é o mais conhecido desses programas, onde é possível trocar por descontos, brindes ou condições especiais. Esse sistema pode incluir níveis, e os benefícios aumentam gradualmente com os pontos acumulados. O cashback é a última novidade dos programas de fidelização e são um  aliado poderoso das estratégias de fidelização, para que o cliente continuar comprando na sua loja. 

A gamificação é uma estratégia amplamente utilizada no fortalecimento do relacionamento de marcas e clientes. Por meio dela, é possível engajar usuários de várias formas além do clássico sistema "compre e ganhe pontos". Ações específicas, como convidar amigos, publicar avaliações ou seguir os perfis da loja também podem resultar em vantagens para os consumidores e são simples de serem executadas. 

Você também pode estabelecer um ecossistema comercial para seus clientes, combinando divulgações com outras lojas e oferecendo cupons ou brindes. Essa estratégia beneficia mais de uma loja e ainda agrega muito valor à experiência do consumidor. 🤑

Estratégia de Fidelização 2 = Atendimento

Nem todas as estratégias de fidelizar clientes requerem ferramentas elaboradas ou grandes investimentos. Algumas iniciativas simples trazem excelentes resultados: 

- Melhorar a embalagem, para uma experiência de unboxing mais completa. Uma mensagem, escrita à mão, pode parecer simples, mas tem um efeito extremamente positivo; 

- Personalizar as mensagens da sua marca, já que boa parte dos consumidores aponta não prestar atenção em textos padronizados. Isso vale para todas as comunicações e todos os canais, ou seja, sua estratégia de marketing completa. Quanto mais seu cliente se sentir acolhido, mais chances de voltar a comprar na sua loja;

- Oferecer descontos, frete grátis ou um cupom especial no mês de aniversário dos clientes. Esses incentivos são excelentes chamarizes para a recorrência;

- Fortaleça a comunicação, seja por e-mail ou outros canais, para que seus clientes estejam sempre atualizados quanto aos pedidos feitos. Essa medida, além de demonstrar transparência no relacionamento, também favorece a credibilidade da sua marca. Esse esforço na reputação da loja, é útil para acessar seu cliente em momentos delicados, como o atraso de uma entrega ou qualquer problema com fornecedores;

- Trate bem seus clientes antes, durante e depois de cada venda. Investir no atendimento é muito importante. Pesquisas apontam que 80% do faturamento de lojas é resultado das compras de 20% dos clientes, assim como já existem inúmeros levantamentos apontando que o atendimento ruim é o principal detrator de consumidores. 

Estratégia de fidelização 3 = Comunidade de clientes

Se você deixou de comprar algo depois de ler as avaliações, você entende a importância de uma comunidade de clientes. Esse basicamente é um espaço em que os usuários, ou consumidores, trocam opiniões a respeito do mesmo tema.

Para criar sua própria comunidade, você não precisa investir quantias exorbitantes, contratar equipes enormes nem nada disso. Pode fazer isso incentivando seus clientes a avaliarem os produtos que compraram, por exemplo. O 

Também pode criar espaços de conversa, para que potenciais clientes possam tirar dúvidas sobre o produto ou a experiência de uso. E, claro, considere recompensar seus consumidores mais prestativos. 

A gamificação é bastante usada em comunidades, por permitir criar níveis de reputação e pontuação. Uma outra ferramenta disponível e muito útil são as badges para que os usuários possam adotá-las em seus perfis. Elas respaldam o comportamento dos usuários, facilitando inclusive na hora de pesquisar pelas respostas que podem ajudar mais usuários com dúvidas. 

A troca entre seus clientes pode ocorrer, também, com os conteúdos publicados nos perfis da sua loja. Comentários ou de hashtags que você divulga podem se tornar um ambiente de interações muito valiosas. Faça uso desse material para promover sua loja e seus produtos, compartilhando, com autorização dos usuários, o conteúdo criado por eles. Além de mostrar que você presta atenção aos clientes, essa iniciativa cria um senso de pertencimento, fortalecendo a comunidade.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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