Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Marketing e vendas

8 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

20 de outubro de 2022

5 min

Neste artigo

Muita coisa mudou no Instagram desde seu lançamento em 2010. A rede social que antes era voltada para postagem de fotos e interação com um círculo fechado de amigos, passou a entregar mais conteúdos em vídeo e postagens impulsionadas de perfis que os usuários não seguem.

Embora essas atualizações tenham sido feitas para que os usuários recebessem conteúdos mais atrativos, muitas empresas e criadores de conteúdo sentiram uma queda no seu alcance.

Pensando nisso, separamos 8 dicas para você vencer o algoritmo e aumentar o engajamento no Instagram.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Antes de saber o que fazer para aumentar o engajamento no Instagram, você precisa entender como o algoritmo funciona.

O algoritmo do Instagram utiliza machine learning (aprendizado de máquina) para aprender o tipo de conteúdo que agrada mais os usuários. Basicamente, ele filtra o conteúdo de acordo com o interesse, a recência do post e o quão engajado o usuário está com o perfil que fez a publicação.

A partir desses dados, ele determina a ordem das postagens no feed dos usuários.

Como aumentar o engajamento no Instagram?

Agora que entendeu um pouco sobre como o algoritmo funciona, veja o que fazer para driblá-lo.

1. Crie personas

A persona é uma representação do seu cliente ideal. Para criá-la, você precisa pesquisar: quem são os seus clientes, onde e com o que trabalham, os seus hobbies, suas dores e necessidades.

Com base nessas informações, você seleciona as características mais marcantes deles e cria um personagem semifictío que orientará todas as criações de conteúdo e demais ações de marketing digital.

O objetivo aqui é criar um perfil que engloba as principais características dos seus clientes para que você possa criar estratégias personalizadas para o seu público-alvo.

2. Explore os stories

Além de ser um ótimo jeito de fortalecer o relacionamento com o seus seguidores, os stories ajudam a burlar o algoritmo do feed. Portanto, aproveite os inúmeros recursos que eles possuem para criar conteúdos de valor que despertem o interesse do público.

O ideal é criar uma narrativa que faça sentido para a sequência de stories. Lembre-se de que se o seu conteúdo não for atrativo o suficiente, seus seguidores podem o pular ou até mesmo silenciar o seu perfil.

3. Crie uma narrativa para o seu conteúdo

Storytelling, em tradução livre, significa a arte de contar histórias. No entanto, na prática, ele é muito mais do que isso.

O storytelling é um conjunto de técnicas para transmitir mensagens que encantam a audiência e a fazem criar um vínculo emocional com o conteúdo/marca. 

Considerando a quantidade de conteúdos produzidos diariamente, você precisa apresentar um diferencial e é por isso que a construção de uma narrativa é tão importante. Como dissemos anteriormente, o algoritmo filtra o conteúdo de acordo com o interesse dos usuários. Quanto mais tempo uma pessoa fica vendo um conteúdo, melhor será o engajamento do seu post.

Desse modo, para prender a atenção da audiência no ambiente digital, por exemplo, você precisa criar uma história muito bem enredada (começo, meio e fim) e utilizar elementos-chave que corroborem com a mensagem que está tentando passar, como cores, imagens, sons, personagens, ambientes e conflitos.

4. Inclua os reels na sua estratégia de conteúdo

Os reels são definitivamente o pesadelo das gerações mais antigas, e não é para menos! Não bastasse ter que aprender a utilizar as redes sociais para trabalhar e se comunicar, agora vieram os vídeos com dancinhas, dublagens e super edições.

Mas aqui vai o pulo do gato: você não precisa fazer dancinha para aumentar o engajamento no Instagram.

Existem vários formatos de vídeos e ferramentas para ajudá-lo a criar conteúdos divertidos e com mais profundidade.

O CapCut, por exemplo, é um aplicativo de edição de vídeo que conta com recursos de efeitos de transição, filtros, legendas, áudios e, além disso, modelos prontos que são tendência nas redes sociais.

5. Aumente o alcance com anúncios pagos

O sonho de qualquer pessoa que trabalha com as redes sociais é crescer apenas por tráfego orgânico. No entanto, impulsionar conteúdos específicos pode ajudá-lo a engajar mais.

O Instagram Ads oferece muitas opções de segmentação para criar ou impulsionar conteúdos relevantes para um grupo específico de usuários.

6. Aprenda com outras marcas

Criar uma estratégia envolvente do zero é um grande desafio no início e demanda muito tempo e paciência. Para acelerar esse processo, você pode analisar como as marcas que você admira se comunicam com seu público-alvo por meio dos conteúdos postados.

7. Responda directs e comentários

Os seguidores costumam interagir mais com suas publicações quando se sentem bem atendidos e que a marca os valorizam. Assim, sempre que puder, responda às mensagens e comentários, lembrando de personalizar o tratamento.

Devido à pressa, muitas empresas costumam dar respostas vagas ou genéricas e isso prejudica muito a comunicação com os clientes.

8. Saber utilizar as hashtags

Há quem diga que as hashtags estão ultrapassadas, mas elas são fundamentais para a descoberta do conteúdo. Estudos comprovam que postagens com, ao menos, uma hashtag têm aproximadamente 12% a mais de engajamento.

Assim, você precisa conhecer as hashtags mais populares do seu segmento e utilizá-las de forma consistente. Porém, tome bastante cuidado para não as usar em excesso e obter resultados contrários ao esperado.

Apesar das atualizações frequentes, você pode aumentar o engajamento no Instagram e se manter relevante. As dicas descritas neste artigo ajudarão a driblar o algoritmo para ter resultados mais positivos e criar conteúdos melhores e mais envolventes para o seu público-alvo.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos