Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Marketing e vendas

Você sabe o que é Cashback? Entenda como funciona e como implementar na sua loja virtual

23 de dezembro de 2022

4 min

Neste artigo

O cashback é um ótimo diferencial competitivo para quem quer se destacar no mercado. Estudos apontam que as lojas virtuais que oferecem esse recurso podem até triplicar a taxa de conversão e, possivelmente, o ticket médio.

Mas você sabe como ele funciona? Continue lendo este artigo para descobrir!

O que é cashback?

Cashback é um sistema de compra em que o consumidor recebe de volta parte do valor gasto em uma compra. Essa restituição pode ser feita na forma de crédito para compras futuras ou de depósito na conta corrente.

Embora este método não seja uma novidade, já que se popularizou no exterior em meados dos anos 1990, só agora ele vem ganhando notoriedade aqui no Brasil.

Com o boom do e-commerce, as lojas virtuais precisavam encontrar um meio de se destacar no mercado, aumentar as vendas e fidelizar os clientes. E oferecer parte do dinheiro de volta foi a forma que elas encontraram de fazer isso.

Como funciona o cashback?

Existem algumas maneiras de ativar o cashback em uma loja virtual, como por meio de um aplicativo ou durante o checkout.

Tudo vai depender das regras de cada operador, uma vez que um número considerável de empresas oferecem essa facilidade hoje em dia. Mas, de modo geral, o consumidor coloca os produtos no carrinho, ativa o dinheiro de volta e, após a análise da loja, o crédito fica disponível na carteira virtual dele. Assim, ele pode resgatar o valor para efetuar outra compra.

Além disso, quanto maior o valor da compra, maior será a quantidade reembolsada. Ou seja, o percentual de devolução pode ir de 0,5% até 100% do valor total.

Como posso me beneficiar com o cashback?

Você já ouviu falar em marketing de recompensa? Basicamente, ele é uma estratégia utilizada para estreitar o relacionamento com os clientes por meio de um programa de recompensas.

A verdade é que as pessoas amam se sentir beneficiadas em algo. Assim, ao oferecer cashback, os seus clientes se sentirão mais satisfeitos e isso trará ótimos resultados para a sua loja virtual.

Veja a seguir como você pode se beneficiar com o cashback:

1. Visibilidade

Algumas empresas de cashback mostram as lojas virtuais parceiras em seus sites e aplicativos. Logo, se a sua loja estiver entre elas, você terá mais tráfego e aumentará a sua base de leads.

2. Fidelização

Promoções são de fato importantes. Só que nem sempre elas conseguem estimular os clientes a comprar novamente com você, não é?

Agora existe uma grande probabilidade de eles continuarem adquirindo os seus produtos se você oferecer a oportunidade de receberem parte do dinheiro de volta. Especialmente, se o seu concorrente ainda não oferecer essa modalidade.

3. Aumento do ticket médio

Você lembra de que falamos que a quantidade a ser reembolsada depende do valor da compra? Imagine só qual seria o ticket médio da sua loja virtual se os clientes resolvessem comprar mais produtos ou, quem sabe, produtos mais caros só para ganhar um crédito maior.

O que preciso saber antes de oferecer cashback aos clientes?

Antes de escolher um operador, verifique as condições de cada um, como se ele cobra comissão sobre vendas, se existe um valor mínimo de cashback ou outros custos envolvidos na parceria e qual é o tempo mínimo de contrato.

Dessa forma, você consegue avaliar melhor as alternativas disponíveis e não sai no prejuízo. Até porque o objetivo de fazer esse investimento é melhorar o seu negócio em longo prazo, não prejudicá-lo.

Além disso, calcule o percentual de cashback levando em conta o desconto da comissão sobre vendas e a sua margem de lucro. Afinal, todo cuidado é pouco!

Por fim, estabeleça metas de uso. Se a sua expectativa é, por exemplo, aumentar o ciclo de vida dos clientes com a sua marca (Lifetime Value), é preciso analisar quantas vezes eles adquiriram seus produtos e o valor do ticket médio antes e depois da implementação desse sistema para que você entenda se essa estratégia realmente está funcionando para o seu negócio.

Como implementar o cashback na minha loja virtual?

A implementação é bem simples. Basta cadastrar a sua loja virtual a uma empresa especializada, como a Méliuz ou a Ame Digital, e integrar a sua plataforma de e-commerce à aplicação.

Conforme vimos, o cashback é uma excelente maneira de fidelizar clientes e se manter à frente da concorrência. Não é à toa que as grandes marcas, como a Magazine Luiza e a Rappi, oferecem esse recurso.

No entanto, antes de implementá-lo, você precisa entender de que forma ele se encaixa na estratégia do seu negócio. Só assim terá resultados mais assertivos.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos