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Perfomance E-Commerce: Conheça os Indicadores | ClearSale

3 de setembro de 2020

5 min

Neste artigo

Performance e-commerce: conheça os indicadores de sucesso

Muitos são os indicadores passíveis de medição em uma loja virtual, e alguns deles são capazes de mostrar se o negócio segue, ou não, em um caminho de sucesso. Para isso, o marketing digital, conhecido pelo e-commerce apenas como uma ferramenta para atrair clientes, tem papel muito importante.

Isso acontece porque o marketing digital conta com uma categoria conhecida como marketing de performance, que é voltada não apenas para a geração de resultados, mas também para a correta mensuração dos mesmos.

Diante de um cenário de concorrência cada vez mais voraz, como é o que se vê atualmente no e-commerce, investir em estratégias de marketing digital e marketing de performance são muito importantes para quem busca o sucesso de seu negócio

Por isso, nada melhor do que ajudar a esclarecer quais são os indicadores que melhor mostram o caminho pelo qual uma determinada loja virtual tem seguido.

Monitore os principais KPIs de um e-commerce

Um KPI (do inglês Key Performance Indicator) é um indicador-chave de performance que mostra o sucesso, ou não, de um modelo de negócio. É o que permite medir se as ações tomadas estão alcançando os objetivos esperados.

No e-commerce, por exemplo, monitorar os KPIs vai muito além de saber quantas pessoas navegam na página da loja, já que este número, por si só, é incapaz de mostrar uma relação entre investimento e retorno.

Portanto, saber quais são os KPIs corretos de um negócio é tão importante quanto trabalhar para obter números satisfatórios para eles.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um KPI fundamental para a saúde de um e-commerce, já que mostra a média de vendas realizadas em relação ao tráfego da loja. Quando se divide o número de vendas pelo total de visitas ao site, tem-se a taxa de conversão. Quanto mais alta for esta taxa, melhor.

A taxa de conversão pode ser melhorada com medidas simples, como oferecer métodos de pagamento alternativos, lançar uma versão móvel da loja e simplificar a experiência de compra.

Ticket Médio

O ticket médio é um excelente KPI de performance do e-commerce. É ele que mostra o quanto clientes costumam gastar com compras dentro da loja virtual. Para calculá-lo, basta dividir o valor total da receita das vendas pelo número destas transações.

Os comerciantes que desejam melhorar esse número podem exibir, por exemplo, itens relacionados durante o processo de checkout.

Índice de chargeback

Chargeback é o nome dado ao estorno que acontece quando um titular de cartão não reconhece uma compra, geralmente por causa de fraudes. O problema é que, dependendo da plataforma de comércio eletrônico que se usa, é possível que o varejista nem sequer conheça a taxa de chargeback de sua empresa – ou então ele até conhece o número, mas não sabe se é uma taxa alta ou baixa, aceitável ou preocupante.

CAC

O CAC é o Custo de Aquisição de Cliente. É por meio deste KPI que é possível saber se as vendas estão compensando o investimento realizado para atrair os clientes. Para fazer esta conta, basta definir um período (mês, trimestre, semestre, ano, etc) e dividir o total investido pelo total de clientes captados.

LTV

O LTV é o Lifetime Value. Ou seja, é o cálculo que se faz para saber por quanto tempo um cliente conquistado pode gerar lucro ao e-commerce. O LTV é uma multiplicação entre ticket médio, tempo de relacionamento e número das compras realizadas. Dessa forma, é possível pensar em maneiras de aumentar a receita durante a vida útil de cada cliente no relacionamento com a loja virtual.

Taxa de abandono do carrinho

O abandono de carrinho é um problema sério para o comércio eletrônico, e um dos KPIs mais sensíveis à performance do e-commerce. É por meio desta taxa que muitos lojistas virtuais conseguem descobrir falhas na jornada do cliente e na experiência do usuário, principalmente em páginas de pagamento. 

Algumas pesquisas sugerem que a taxa média de abandono de carrinho chega a 83%, mas comerciantes podem melhorar esse número adicionando opções de contato, interagindo com os clientes, reduzindo o atrito na compra e comunicando claramente as políticas de devolução e troca.

Taxa de aprovação: um jeito não tão óbvio de aumentar a receita

taxa de aprovação no e-commerce

A taxa de aprovação de pedidos é uma métrica primordial, mas que precisa estar em equilíbrio com outros KPIs, como tempo médio de resposta e taxa de chargeback.

Se a aprovação é muito baixa, provavelmente a taxa de chargeback e o tempo de resposta estarão controlados, mas a loja estará, certamente, recusando muitos clientes legítimos, o que é extremamente prejudicial à saúde de um e-commerce.

Por outro lado, se a aprovação é muito alta, mas o tempo de resposta é ruim e a taxa de chargeback também é alta, de nada adianta aumentar o volume de aprovações.

Dica bônus: antifraude como aliado para atingir metas mais altas

Fraude é coisa séria e há muito em jogo. Por isso, contar com um parceiro especializado em prevenção a fraudes é garantir que a expertise seja aplicada em prol da confiança entre varejo e consumidor, além de garantir a manutenção de alta performance nos KPIs.

A ClearSale, por exemplo, vai além do combate a fraudes, ajudando a criar e rastrear os KPIs que ajudam empresas no processo de expansão dos negócios. Nossa abordagem exclusiva para prevenção de fraudes significa que impedimos o chargeback enquanto aprovamos mais pedidos legítimos.

Combinamos a avançada tecnologia das inteligências estatística e artificial com a maior equipe do mundo de analistas especializados, para oferecer uma abordagem equilibrada e diferente de qualquer outra solução disponível no mercado.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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