Como definir metas para um negócio de e-commerce e ter sucesso?

Apresentaremos 3 pilares. Uma meta bem definida é o primeiro deles.
Os demais são estratégia e disciplina. Você quer ter sucesso? Dê o primeiro passo: aprenda agora como definir metas para um negócio de e-commerce.
“Quem não tem uma meta, não sabe para onde ir e qualquer lugar serve.”
Autor desconhecido
As metas fazem parte do planejamento necessário para o sucesso de qualquer coisa na vida. Se queremos emagrecer, temos que ter uma meta de quantos quilos vamos perder até o fim do mês. Se queremos passar num concurso público, temos que ter a meta de até que dia estaremos com a matéria x ou y na ponta da língua.
Da mesma forma, se queremos ter sucesso com um e-commerce, precisamos ter em mente, muito bem definida, a nossa meta. Quanto queremos vender? Quanto será nosso lucro? Até que dia temos que bater a meta?
Para planejar bem uma meta, você precisa conhecer indicadores.
Indicadores são métricas, ou seja, medidas, em números, que servem para você monitorar o desempenho do seu negócio. Conhecer bem os indicadores e seus comportamentos e significados é de extrema importância para ter sucesso em um negócio qualquer, inclusive os comércios eletrônicos.
Veja como exemplo:
Taxa de conversão – é talvez o indicador mais importante, principalmente se você gasta dinheiro com anúncios.
A taxa de conversão indica a relação entre quantas pessoas clicaram no seu anúncio (você paga cada clique) e quantas pessoas efetivamente compraram. Então, uma das suas metas pode ser melhorar sua taxa de conversão em 10% em 3 meses.
Após estudar sobre os indicadores, você precisa ser realista ao traçar as metas.
Um bom empreendedor deve ser otimista nas negociações e realista ao traçar metas. De nada adianta você estipular metas absurdas que você e/ou sua equipe não vão conseguir bater. Isso apenas trará motivação e desespero, prejudicando o trabalho.
Você precisa ser realista, mas realista baseado em dados concretos e não em “achismos”. Estude o seu negócio, o mercado e os negócios dos seus concorrentes. Saiba com exatidão onde é possível chegar com foco e disciplina. Então, trace a meta. Você é mais ousado? Exagere em 10 ou 20% a mais, mas não abuse! Metas são traçadas para serem batidas!
Definir metas para um negócio de e-commerce e ter sucesso é tarefa de confiança.
Você não vai dar a tarefa de traçar uma meta para sua loja virtual ao seu pai ou seu vizinho, ok? Essa tarefa é sua ou, no máximo, do administrador, caso você tenha contratado um. Mesmo assim, não abandone-o. Reúna-se com ele para estudar as metas. Só quem pode saber onde quer chegar na estrada do sucesso é você mesmo.
Por isso, tenha muito cuidado com as metas, pois elas são a alma do seu negócio. Uma empresa vive para bater metas, todos os tipos de metas. Do contrário, ou ela está apenas sobrevivendo, ou já está falida!
Comenta aqui: já traçou as metas do seu e-commerce? Quais são elas?