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Conteúdo para Instagram: 5 dicas para criar conteúdos que vendem

10 de janeiro de 2023

6 min

Neste artigo

Você já parou para pensar em como as grandes marcas criam conteúdo para Instagram? Elas estão sempre inovando, investindo em postagens de qualidade e parcerias estratégicas e encontrando um meio de encantar os clientes.

Embora essa rede social seja mais fácil de usar por conta das funcionalidades que ela oferece, como feed e stories, é necessário estudar muito bem a ferramenta e os usuários que a utilizam.

Além disso, você também precisa planejar os conteúdos para que suas publicações apresentem os resultados que você deseja.

Muito se especula sobre a quantidade necessária de materiais de marketing para gerar engajamento quando, na verdade, o foco é a qualidade da mensagem transmitida. Que tipo de informação o seu público gosta de consumir? Em qual formato? Em que momento?

Quer saber como melhorar a sua produção de conteúdo para Instagram? Continue lendo este artigo até o final!

Por que criar conteúdo para Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente. A cada dia que passa, a quantidade de usuários aumenta. Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas usam o aplicativo no mundo todo.

No ranking de países com o maior número de usuários, o Brasil ocupa o segundo lugar. Cerca de 66 milhões de contas ativas.

Além disso, as redes sociais são aliadas do e-commerce. De acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2023 (Tendências de E-commerce 2023), realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 66% dos entrevistados usam o Instagram para pesquisar produtos antes de comprar.

Sem contar o fato de que 24% dessas pessoas usam a plataforma também para fazer compras.

Esse novo hábito de consumo tem se consolidado tanto nos últimos tempos que, hoje, tornou-se um conceito e ganhou até um nome específico: social commerce.

Com o aumento do uso dessa ferramenta, as grandes marcas encontram a oportunidade perfeita para se comunicar com seus clientes de maneira mais rápida, humanizada e assertiva.

A concorrência é acirrada, não tenha dúvida disso. Mas a criação de conteúdo de qualidade consiste em um diferencial competitivo. Afinal, um conteúdo que vende é aquele que nutre o conhecimento de potenciais clientes, fideliza os clientes antigos e fortalece a sua marca.

5 dicas para criar conteúdos que vendem

O segredo do conteúdo de valor é produzir materiais relevantes e valiosos, capazes de envolver e criar uma percepção positiva da sua marca. Só assim você gera conversões.

Promoções diretas já não chamam mais a atenção dos consumidores. Hoje, eles querem uma solução eficaz para o problema deles. E se você puder fazer isso de forma criativa e cativante, melhor ainda.

Confira a seguir 5 dicas de como produzir conteúdo para Instagram:

1. Storytelling

As pessoas se conectam com histórias, não com fatos. Por mais que números e estatísticas sejam informações importantes, eles serão a última coisa em que elas vão prestar atenção. 

A não ser que você use uma boa narrativa para apresentar esses dados. Aí sim, a coisa muda de figura.

Qual é a história da sua marca? Em um primeiro contato, os clientes vão saber quem é você, o que você tem a dizer e por que deveriam confiar em você.

Logo, a construção da sua narrativa deve ser feita de modo que gere empatia, carinho e admiração pelos usuários que seguem o seu perfil.

Vale lembrar que cada experiência é única. Embora existam algumas similaridades, nenhum concorrente terá uma história igual a sua. Por isso, o storytelling é uma ação tão personalizada e humanizada.

2. Vídeo

De um dia para o outro, os reels se tornaram uma tendência. Isso porque eles são vídeos envolventes e divertidos nos quais você pode entreter e informar as pessoas.

Porém esse formato de conteúdo requer criatividade. Não pense que só porque uma tendência viral funcionou para uma marca, que ela também funcionará para a sua. Lembra-se das famigeradas dancinhas?

Qualquer conteúdo, especialmente aqueles produzidos por empresas, devem ser bem planejados e estruturados.

Portanto, procure pensar na sua persona e no seu segmento de atuação. Crie reels que conversem com a sua audiência e suprem as necessidades dela.

É importante ter em mente que os conteúdos de artes carrossel são um pouco diferentes dos vídeos. Embora você possa aproveitar e utilizar a mesma temática, tente adaptar a linguagem e abordagem. Textos muito longos e complexos, normalmente, cansam o telespectador, fazendo com que ele não queira assistir ao vídeo.

3. Originalidade

O algoritmo do Instagram privilegia os materiais criados na própria plataforma. Como uma espécie de penalidade, por exemplo, ele reduz o alcance do conteúdo repostado de outra rede social. Ainda mais se tiver uma marca d’água.

Por isso, criar conteúdos originais e autênticos é fundamental para quem deseja ter um bom resultado na rede.

Caso não saiba utilizar os recursos de edição da ferramenta, você pode editar os vídeos em um aplicativo de sua preferência e depois fazer o upload no Instagram.

Mas para ter um bom resultado, inclua áudios e legendas pelo próprio Instagram. Dessa forma, o seu conteúdo é categorizado da maneira correta.

4. CTAs

Criar vídeos divertidos, inspirados nas trends do Instagram, é ótimo. Mas você não pode esquecer do seu objetivo ao criar o conteúdo.

Faça sempre uma chamada para ação (Call-to-Action, CTA) para encorajar as pessoas a darem um próximo passo. Você provavelmente já deve ter visto ou ouvido alguém falar: “clique no link da bio”, “clique e descubra”, “saiba mais”, “compre agora”, entre outros.

É exatamente isso o que você deve fazer. Pode ser por áudio, texto na imagem ou na legenda do post. O importante é que você estimule o público que está consumindo o seu conteúdo a realizar uma ação para fechar negócio.

5. Recomendação

Quantos produtos você já comprou por conta das recomendações de um influenciador nas redes sociais?

O Instagram e o marketing de influência estão interligados. Mais de 80% das pessoas que fizeram uma compra por influência, a fizeram por causa da rede. Sendo que, entre elas, 47% são mulheres. Já entre os mais jovens, de 16 a 29 anos, estima-se 48%.

Com isso, você já pode concluir que essa estratégia pode (e deve) ser levada em consideração no seu planejamento de marketing e vendas.

Pronto para criar conteúdos que vendem?

Esperamos que nossas dicas sobre produção de conteúdo para Instagram ajudem você a melhorar os resultados do seu negócio na rede social.

Vale lembrar que o algoritmo é atualizado constantemente, então pode ser que, uma hora ou outra, apareça mais alguma novidade que pode agregar a sua estratégia de vendas.

Por isso, é importante sempre se manter informado sobre as tendências do mercado por meio de materiais como este que está lendo agora.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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