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Marketing de influência: saiba tudo sobre a estratégia do momento

12 de outubro de 2022

8 min

Neste artigo

O marketing de influência é uma estratégia que está em alta hoje em dia. E não é para menos! Os criadores de conteúdo, que possuem um grande alcance e relevância influenciam diretamente na tomada de decisão de seus seguidores.

Pensando nisso, as marcas passaram a formar parcerias com influenciadores digitais para se comunicar com seu público-alvo, promover seus produtos e serviços, e, assim, ter mais chances de obter melhores resultados.

Para compreender melhor o que é marketing de influência, o que faz um influenciador digital e os benefícios dessa parceria, continue a leitura!

O que é marketing de influência?

Marketing de influência é uma estratégia a qual muitas empresas recorrem atualmente para divulgar seus produtos e serviços para um público potencial. Basicamente, elas formam parcerias com produtores de conteúdo independentes - os famosos influenciadores digitais -, que tenham uma quantidade razoável de seguidores, para que eles façam as famosas “publis”.

Como surgiu o marketing de influência?

Embora este tema tenha sido difundido há pouco tempo, o marketing de influência surgiu no século XIX, quando marcas americanas passaram a contratar estrelas de cinema para fazer a propaganda de seus produtos. Naquela época, foi uma excelente estratégia, pois os fãs gostavam tanto desses artistas e do estilo de vida que eles levavam, que passaram a consumir os produtos divulgados na expectativa de se parecer um pouco com eles.

Com o passar dos anos, o público mudou e as empresas tiveram que repensar a sua forma de se comunicar com ele. As pessoas começaram a questionar o que as motivavam a adquirir determinados produtos e se elas de fato precisavam deles. Neste momento, houve uma virada de chave. A estratégia que antes era centrada no produto, passou a ser centrada no ser humano.

Nos dias de hoje, além de buscarem produtos que façam sentido para a sua rotina e estilo de vida, os consumidores querem ouvir a opinião de pessoas próximas a eles, que eles admiram, confiam e respeitam, como amigos, familiares e influenciadores digitais.

O que faz um influenciador digital?

O influenciador digital é um profissional especializado em um nicho, que tem a habilidade de influenciar o comportamento e a opinião de um grande número de pessoas por meio dos conteúdos publicados nas suas redes sociais.

Diferença entre um influenciador digital e uma celebridade

Embora muitas pessoas achem que influenciadores digitais e celebridades desempenhem o mesmo papel, existem algumas diferenças entre esses profissionais.

O influenciador digital, por exemplo, são produtores de conteúdo que conquistaram progressivamente a sua audiência. A relação de proximidade com o seu público-alvo é muito maior, visto que ele é considerado como aquele amigo que sempre tem algo relevante a dizer.

A celebridade, por sua vez, é conhecida por conta de uma personagem que representou na mídia ou por alguma habilidade específica. Por vezes, a sua imagem é associada mais a um papel desempenhado do que quem ela realmente é. Apesar dos fãs a admirarem, a relação é distante.

Influenciadores digitaisCelebridades
- Relação próxima com o público (amigos)- Relação distante do público (deuses)
- Criadores de conteúdo- Artistas
- Conhecidos por seu trabalho gradual e contínuo em seus canais de comunicação- Conhecidas devido à exposição que a mídia deu em determinado momento
- Esforçam-se sozinhos para construir, aumentar e manter sua visibilidade- Dedicam-se para evoluir sua carreira, mas contam com a ajuda da mídia
- Levam um tempo considerável para conquistar seus seguidores- Um personagem bem interpretada pode torná-las famosas de um dia para o outro

Entretanto, isso não significa que não possa haver uma correlação. Um influenciador digital pode se tornar uma celebridade, assim como uma celebridade pode ganhar força nas redes sociais e se aproximar de seus seguidores.

Como escolher o influenciador certo?

Quando o marketing de influência começou a ser utilizado, muitas empresas priorizaram influenciadores que tinham muitos seguidores. Elas acreditavam que as ações de marketing só teriam sucesso se fossem divulgadas para muitas pessoas.

No entanto, não é assim que funciona. Você até pode oferecer seus produtos para milhões de pessoas, mas dificilmente eles serão um sucesso de vendas se forem apresentados ao público errado.

Assim, antes de formar parceria com um influenciador digital:

  • estabeleça os objetivos da campanha de marketing;
  • defina a sua persona;
  • escolha um influenciador com base na sua relevância, alcance e ressonância, ou seja, avalie se ele é influente no segmento que você pretende trabalhar, se a quantidade de seguidores dele condiz com a capacidade produtiva da sua empresa e se ele produz conteúdos interessantes e elucidativos que repercutem de forma positiva entre as pessoas que os consomem.

Classificação de influenciadores digitais

Como dissemos anteriormente, para que uma campanha de marketing de influência funcione, é necessário escolher muito bem a pessoa que ajudará a promover a sua marca. 

Segundo a plataforma Influency.me, os influenciadores são classificados com base no número de seguidores:

  • Nanoinfluenciador: até 10 mil seguidores
  • Microinfluenciador: de 10 a 15 mil seguidores
  • Intermediário: de 50 a 500 mil seguidores
  • Macroinfluenciador: de 500 mil a 1 milhão de seguidores
  • Megainfluenciador: mais de 1 milhão de seguidores

Por mais que o alcance seja importante, entender o que se espera da parceria é fundamental para conseguir bons resultados.

Modelos de parceria no marketing de influência

Uma dúvida muito comum é se os influenciadores são pagos para fazer os “recebidos do dia” nos stories ou criar conteúdos mais elaborados nos feeds deles. Na maioria dos casos, a questão do pagamento é acordada previamente. A relação entre marca e consumidor pode ser paga ou não - tudo depende do que foi combinado na fase de planejamento.

Conheça os modelos de parceria:

  • Mídia paga: o influenciador é contratado para criar um conteúdo sobre o seu produto;
  • Mídia orgânica (ou conquistada): o influenciador é convidado para participar de um evento da sua empresa, onde ele ganha produtos e o divulga gratuitamente em suas redes sociais.

Benefícios do marketing de influência

O marketing de influência, desde que bem planejado e aplicado, pode trazer benefícios para a sua marca. Entenda quais são:

Alcançar o público certoUma vez que você define o seu público-alvo e encontra um influenciador que atua no mesmo nicho que você, as chances de conseguir engajar os seguidores e persuadi-los a comprar os seus produtos aumentam substancialmente.
Conteúdo de qualidadeComo o influenciador conhece muito bem o segmento em que você opera, ele conseguirá criar conteúdos ricos, nos mais diferentes formatos, sobre os seus produtos e serviços.
Aumento da visibilidadeAlém dos consumidores confiarem mais na opinião de conhecidos, eles costumam procurar o perfil da empresa nas redes sociais para saber um pouco mais sobre ela e conferir os comentários dos clientes atuais. Assim, se o influenciador que eles seguem falar bem sobre o produto e a empresa, eles, com certeza, passarão a seguir o seu perfil e consumir itens da sua marca.

BÔNUS: Marketing de influência na prática

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, a influenciadora digital que rendeu muitos assuntos nos últimos tempos e que é um grande exemplo do poder do marketing de influência e do planejamento estratégico.

Boca Rosa utiliza a sua influência e o seu conhecimento em marketing para construir um império da beleza e engajar mais o seu público a cada campanha de lançamento. Cada conteúdo criado é meticulosamente planejado a partir de uma narrativa (storytelling) intrigante com um forte apelo visual, que desperta a curiosidade dos seguidores, gera burburinho e, assim, aumenta a intenção de compra dos seus produtos antes mesmo de terem sido lançados.

Além disso, ela sempre aposta na sua autenticidade para manter a relevância de sua marca e assume posicionamentos e erros, demonstrando sempre sua honestidade e humanidade.

A influenciadora conta atualmente com 18,1 milhões de seguidores no Instagram, quase 6 milhões de inscritos no Youtube e sua empresa, Boca Rosa Company, fatura cerca de R$ 120 milhões por ano.

O marketing de influência pode trazer muitos resultados positivos para o seu negócio sem que você precise fazer grandes investimentos. A chave para o sucesso é estudar muito e planejar cada detalhe da sua estratégia.

Para garantir que os seus objetivos, valores e propósitos sejam bem desempenhados, lembre-se sempre de levar em consideração a relevância, o alcance e o estilo de vida que o influenciador leva antes de formar uma parceria com ele. Essa avaliação inicial é fundamental para o sucesso da sua estratégia.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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