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Como aumentar as vendas de produtos de saúde e beleza

1 de fevereiro de 2024

8 min

Neste artigo

Para aumentar as vendas de produtos de saúde e beleza, esse segmento tão popular quanto particular, é preciso entender em detalhes o mercado e o consumo desse nicho. Somos o 4.º país que mais consome itens de beleza, o segundo em lançamentos e registramos um aumento de 14,5% em 2023 

Primeiro, precisamos destacar que a lista de produtos de saúde e beleza inclui uma grande variedade de itens, de maquiagem e perfumes aos hidratantes e desodorantes corporais, sem deixar de lado tudo que é vendido para a higiene pessoal. 

Segundo, uma única estratégia de venda para tantos produtos diferentes pode não ser o melhor caminho a seguir, já que estamos falando de itens de consumo mais rápido e outros nem tanto. 

Terceiro, não esqueça também que, apesar de ser um mercado consumidor com muitos tipos de público. Cada um desses públicos tem suas particularidades de compra e de uso dos produtos de saúde e beleza — e isso também precisa estar na sua estratégia, de alguma maneira.

Por isso, destacamos alguns pontos que podem te ajudar a aumentar as vendas de produtos de saúde e beleza e turbinar o faturamento da sua loja virtual. 

Defina seu nicho para vender mais produtos de beleza

São muitas as categorias de produtos de beleza, e dentro de cada uma delas existe uma variedade de produtos. Apenas na categoria ‘cabelo’ dentro do marketplace Beleza na Web são quinze tipos de produtos, incluindo ‘veganos’, ‘embalagens em litro’ e ‘acessórios’. São muitas possibilidades.

Começar com muitas categorias de produtos significa ter um investimento inicial alto, sem falar nos custos com estoque. Então, para abrir sua loja virtual, escolha um nicho específico e depois de ganhar experiência considere expandir para outros segmentos. Nesse caso, menos é mais sim. 

Acompanhe (algumas) tendências e aumente suas vendas

Somos o segundo país em quantidade de lançamentos, e com as redes sociais, as novidades de outros países logo se tornam febre por aqui. A Coreia do Sul, por exemplo, é uma lançadora de tendências para os cosméticos, principalmente os de skincare, os de cuidado com a pele do rosto. 

Outra tendência que tem crescido é a de produtos cruelty free, que não realizam testes em animais, e dos produtos veganos, sem nenhum ingrediente de origem animal nem testes em animais durante o processo de desenvolvimento. 

A sustentabilidade também tem se tornado um diferencial competitivo muito valorizado pelos consumidores. Isso inclui embalagens recicláveis/ retornáveis, produtos que utilizam matérias-primas de origem controlada e certificada e até mesmo as que não são derivadas de petróleo. 

Fique de olho nessas e em outras tendências de e-commerce para entender quando incluir as novidades nas suas prateleiras. 

Ofereça amostras grátis e fidelize clientes

Quando o assunto é cuidado de beleza, com a pele ou higiene pessoal, comprar novos produtos pode ser sinônimo de alergias, não se adaptar aos componentes das novas aquisições ou simplesmente não gostar do perfume. 

Por isso, as fabricantes já enviam amostras grátis para distribuidores e revendedores. Negocie para também recebê-las e envie algumas para os novos clientes. Essa é uma estratégia de fidelização simples, mas que pode ser muito eficaz, já que em caso de interesse, o cliente já sabe onde encontrar o produto. 

Esteja nas redes sociais para ser visto e vender mais

Esses canais são ótimos para divulgar os produtos, seus usos, tirar dúvidas e anunciar promoções e novidades da sua loja. Além disso, são um excelente canal de atendimento e de vendas. 

Analise com cuidado em quais redes que sua marca deve estar, elabore um calendário editorial e mantenha a frequência de publicações. Aproveite para interagir com seguidores e para criar conteúdo em formatos diferentes — lembre-se que os algoritmos gostam de diversidade, ok?

Se tiver dúvidas sobre quais redes sociais, confira nosso guia prático para a produção de conteúdo , pensado especialmente para te ajudar a mandar bem nos posts e no engajamento! 👍

Planeje (muito) conteúdo e conquiste seus clientes

O conteúdo é uma das formas de aproximar a sua marca da audiência — e consequentemente, dos clientes. Para turbinar suas vendas de produtos de saúde e beleza, você precisa pensar além do descritivo dos produtos da sua loja, mas no conteúdo das redes sociais, do blog, anúncios, e-mail marketing e das Perguntas Mais Frequentes — as FAQs. 

Com a pandemia de COVID-19, muitas pessoas passaram a cuidar da beleza em casa: corte de cabelo, manicure, tintura, hidratação e por aí vai. Foram várias mudanças, e com isso, a internet foi a fonte de orientação para compra e uso desses produtos. Então pode incluir na lista de tipos de conteúdos do blog diversos tutoriais sobre produtos e também textos explicativos sobre as categorias de produtos vendidos. 

Uma estratégia sólida de conteúdo vai além das descrições de produtos, posts de redes sociais e campanhas de e-mail marketing. É preciso incluir os comentários, feedbacks e avaliações sobre sua marca e sobre os produtos nas redes sociais. 

Além de melhorar o posicionamento da sua loja nos mecanismos de busca, você também oferece conteúdo para educar seus consumidores a respeito dos produtos que vende, e aumenta as chances de cross-sell e up-sell

>> Leia mais: Vale a pena ter um blog para gerar conteúdo? 

Aposte em imagens de qualidade para vender mais

As imagens sempre são importantes para vender, e para aumentar as vendas de produtos de saúde e beleza não podia ser diferente. Imagine se você anuncia um protetor solar com cor, mas as fotos não mostram com clareza as cores disponíveis e os tons de pele mais indicados para cada uma? Ou se vende um esmalte roxo, mas que, na verdade, é vermelho? 

Aposte sempre em uma boa iluminação e, sempre que possível, disponibilize várias imagens para cada produto. Assim você diminui as chances de um consumidor decepcionado com o pedido. 

Lembre-se: otimizar as imagens com palavras-chaves e descrições alternativas também melhoram o posicionamento da sua loja nos mecanismos de buscas. 

Considere vender nos marketplaces de saúde e beleza

Não apenas os marketplaces mais conhecidos, como Mercado Livre ou Amazon, mas também os específicos para o segmento de beleza, como Beleza Na Web. 

Essas plataformas já foram pensadas para esse mercado, por isso podem ser uma excelente forma de aumentar suas vendas de produtos de saúde e beleza. 

Não importa a plataforma, para vender mais produtos de saúde e beleza, é fundamental que você explore ao máximo os recursos da sua brandpage, com conteúdos bem elaborados, imagens e até mesmo vídeos de tutoriais. Quanto mais completa e interessante for a sua página dentro dos marketplaces, mais chances você tem de chamar a atenção dos consumidores.

Crie parcerias com influenciadores digitais

O mercado de beleza foi um dos primeiros a impulsionar pessoas ao status de ‘influenciadores digitais’, principalmente mulheres, que ficaram famosas por seus vídeos de passo a passo de maquiagem. 

Hoje, a variedade de influenciadores, e do tamanho de suas audiências, permite que você consiga ter parceiros que falem para o público desejado, recomendando seus produtos com credibilidade. Você só precisa pesquisar pelo influenciador que melhor se encaixe na realidade da sua loja — e do seu orçamento. 

Adotar o marketing de influência não é complicado e nem precisa ser caro, com retornos extremamente positivos para a sua marca. Pesquise pelos micro influenciadores, que possuem audiências menores e muitas vezes, mais engajadas. 

Invista em marketing digital

Falando de produtos de saúde e beleza, muitas mulheres têm mais de uma unidade de diversos produtos — e parte do comportamento delas é comprar esse tipo de produto também quando querem ou quando encontram uma promoção. 

Sua estratégia de marketing digital vai fazer essas consumidoras lembrarem de você nesses momentos, e também quando precisarem repor seus produtos. A ideia é investir em marketing digital para aumentar as vendas de produtos de saúde e beleza. 

Faça com que seus clientes e suas clientes lembrem-se da sua marca sempre: ofereça promoções para além das grandes datas do varejo. Ofertas progressivas e kits de produtos turbinam seu faturamento e são atraentes para os consumidores.

Os anúncios e e-mails marketing são duas partes importantes da sua estratégia de promoção: pense em todo o tipo de conteúdo e em várias plataformas para o tráfego pago. Além disso, seja muito criativo com as campanhas de e-mail para garantir o aumento nas vendas de produtos de saúde e beleza. 

Otimize sua logística

Em tempos de redes sociais, os consumidores querem que tudo aconteça no menor tempo possível, incluindo a entrega dos pedidos. Por isso, repensar seus processos para ter uma logística eficiente e garantir rapidez na entrega do seu produto é fundamental. 

Com uma boa experiência de entrega, você melhora muito a experiência de compra — e todos saem ganhando. 

Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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