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E-commerce de sucesso: dicas para vender o ano todo

31 de janeiro de 2024

5 min

Neste artigo

Para os empreendedores, ter uma loja virtual pode ser como explorar o oceano num barco a vela: o importante é nunca ficar à deriva, sem conseguir seguir em nenhuma direção. Com a diferença que a falta de vento, nesse caso, é a ausência de vendas. Por isso, confira nossas dicas para vender o ano todo e garantir seu faturamento sempre azul. 

Use o calendário a seu favor e garanta mais vendas

O varejo tem uma lista de datas promocionais para aumentar as vendas, entre elas o Dia das Mães e Black Friday. Assim como o e-commerce, que celebra o Dia do Consumidor, por exemplo. 

São datas pelas quais os consumidores já esperam ao longo do ano, e você pode aproveitá-las na sua loja virtual também! Confira a lista das principais datas do Calendário do e-commerce 2024 e já acrescente todas no seu planejamento de marketing!

Caso sua loja virtual seja voltada para um público específico, a dica é também pesquisar datas importantes para esse grupo e trabalhar estratégias de marketing digital nessas ocasiões. Seja o aniversário de um astro do k-pop ou a comemoração de um título importante de um time de futebol, tudo pode se tornar uma ação promocional da sua loja. 

Garanta uma boa experiência aos seus clientes

Falar em melhorar a experiência de compra do cliente é muito mais do que apenas pensar na satisfação do cliente com preços, prazo de entrega ou a qualidade do pedido. Esse conceito também inclui a experiência de navegação na sua loja, o atendimento oferecido e até mesmo o momento de desembalar o pedido, o famoso unboxing.

Para começar, vamos pensar na navegação e usabilidade do site. Pode parecer que não, mas a estética impacta a experiência do cliente e o design pode até influenciar a conversão das vendas

Se o usuário tem dificuldades em encontrar o produto desejado, ou se precisa de muitos cliques para concluir o pedido é sinal de que você precisa melhorar a usabilidade da sua loja. Sem falar na acessibilidade, que é essencial para incluir pessoas com deficiências — e um conceito importante no ranqueamento do Google. 

Ofereça um bom atendimento 

O atendimento aos clientes precisa ser bom para não arriscar a reputação da sua marca. Isso não significa que você deverá ficar conectado o tempo todo, mas o seu compromisso em responder perguntas e resolver dúvidas o mais rápido possível. 

Escolha ferramentas de atendimento que te auxiliem nessa tarefa, estabeleça prazos razoáveis para você e responda sempre de forma educada. As mensagens do atendimento são uma extensão da estratégia de conteúdo para e-commerce que você criou. 

Lembre-se que nem sempre você conseguirá resolver os problemas dos seus clientes, mas sua disposição em ser transparente, educado e prestativo com eles faz toda a diferença nesse relacionamento. 

Semeie qualidade e colha clientes durante o ano todo

Não adianta pensar na navegação e no atendimento dos clientes, mas oferecer um produto que não seja de qualidade. Isso vai garantir apenas uma reputação ruim para sua loja e diminuir as chances de que os clientes não comprem mais com você. 

Por isso, pesquise fornecedores e busque itens de boa qualidade para oferecer na sua loja, peça feedback e avaliações dos clientes e monitore com frequência se os itens escolhidos continuam no mesmo nível de qualidade de antes. 

Tenha em mente que seus produtos são a concretização de tudo que sua loja representa, e que itens de baixa qualidade podem desfazer todo o trabalho de construção de marca que você teve. 

Otimize sua logística e venda sempre

Uma logística eficiente é um dos principais desafios e desejo dos lojistas de e-commerce, e é muito fácil errar nesse quesito quando se tem pouca experiência na administração de uma loja. Entre embalagens, prazos para coleta, distribuição e o tempo para o pedido chegar nas mãos do cliente, há muito o que se pensar. 

Nem sempre é possível proporcionar rapidez na entrega, mas você pode oferecer uma logística eficiente. Além de uma comunicação transparente, escolha bons fornecedores, dedique-se à embalagem dos pedidos e estabeleça uma política de troca e devolução

Essa combinação, além de fidelizar clientes, ajuda a mantê-los satisfeitos — e comprando de você. 

Faça o marketing da sua marca nas quatro estações

A propaganda é a alma do negócio, sim, e isso vale para o ano todo. Se você não tiver uma estratégia de marketing digital para divulgar sua loja, diminui as possibilidades de potenciais clientes conhecerem sua marca e seus produtos. 

Por isso, faça sempre um planejamento de marketing e vendas para sua loja e acompanhe, mês a mês, como as coisas estão indo. Use estratégias diferentes para cada período do ano, que podem ser trimestres, quadrimestres ou o que parecer mais adequado ao nicho do seu negócio. O importante é não usar a mesma estratégia ao longo do ano.

Pense na estratégia de conteúdo, pesquise ferramentas de marketing e considere ao máximo inovar para impulsionar suas vendas

>> Leia mais: Estratégias de Fidelização: como conquistar clientes fiéis 

Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja

Não existe fórmula mágica para garantir o sucesso da sua loja, e desconfie de quem disser que consegue pequenos milagres em pouco tempo (ou com pouco esforço). 

Se existe alguma certeza em empreender no comércio eletrônico é que a disposição para trabalhar é item de primeira necessidade na sua jornada, junto com planejamento, análise e uma boa dose de criatividade. Conheça as soluções Webstore, a plataforma de e-commerce parceira da sua loja. Onde seu sucesso é a nossa história!

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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