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Como ter uma Logística Eficiente em Vendas Online

17 de novembro de 2023

5 min

Neste artigo

A logística eficiente em vendas online é uma parte muito importante da operação da sua loja, pois vai muito além do processo de entrega e afeta bastante a experiência do cliente. Quanto maior for a concorrência, maior é a necessidade de garantir que a jornada de compra e entrega seja positiva. Por isso, é fundamental investir em processos e fornecedores eficientes. 

Aliás, pensar na logística como uma forma de reduzir custos e melhorar a rotina da sua loja traz benefícios para você, lojista, seus consumidores e seus fornecedores. Confira algumas dicas para transformar a eficiência da logística da sua loja virtual e fidelizar seus clientes. 

Logística eficiente é experiência de compra

No universo do comércio online, a logística não é apenas a entrega dos seus produtos, mas também a apresentação da sua loja para o cliente. No e-commerce, ter uma boa gestão logística mostra seu cuidado com os clientes: embalagem, tempo de entrega, agilidade no atendimento e, claro, produtos de qualidade. 

O unboxing, que tem ganhado destaque nas mídias sociais, é apenas a última parte desse processo. Antes disso, é preciso agilidade na emissão da nota fiscal, na preparação do pedido, no encaminhamento à transportadora e no processo de entrega. Todo esse processo reflete na experiência do cliente e na impressão que sua marca tem, o que pode se tornar, inclusive, uma vantagem competitiva. 

“Seu pedido saiu para entrega”

Essa é a frase mais aguardada por quem compra no comércio online. Nem sempre, a entrega vai ser tão rápida quanto o cliente gostaria, mas ela precisa ser ágil e eficiente sempre. Você sabe a diferença? 

A rapidez na entrega depende, entre outras coisas, da proximidade entre o seu estoque e o cliente. Se sua loja está em Santa Catarina e o cliente mora em Pernambuco, não é possível que ele receba seu pedido no dia seguinte, certo? Mas nem por isso ele precisa esperar um mês pela entrega ou pagar mais pelo frete do que pelo produto. 

Para garantir que a espera seja a menor possível, você pode considerar diferentes fornecedores de logística, ou transferir seu estoque para uma localização mais acessível, por exemplo. Não há uma fórmula padrão, pois estamos falando de diferentes tipos de produtos, de envio, de mercados variados e muitos outros fatores. Nesse caso, o importante é pesquisar as tendências para que você tenha certeza que escolheu as melhores opções para garantir uma logística eficiente em vendas online. 

>> Leia mais:Frete: A grande dificuldade dos lojista no e-commerce

A transparência da logística eficiente

Se você está buscando eficiência para sua logística, precisa pensar que nem sempre o seu consumidor está na mesma cidade que você. Mas mesmo com muitos quilômetros entre você  e o consumidor, não significa que você não deva se comunicar com ele durante todas as etapas do processo. 

Oferecer ferramentas de rastreamento permite que seu cliente acompanhe, quase em tempo real, as atualizações do pedido. Da confirmação do pagamento à previsão de entrega pela transportadora, sua transparência pode compensar a distância, garantindo uma experiência tranquila e menos ansiedade com a espera. E, se for o caso, tenha também boas ferramentas de atendimento ao seu consumidor. 

Pode ser uma sequência de e-mails, enviada automaticamente pelo seu sistema de gestão sempre que houver alguma mudança no status do pedido. E essa configuração, simples e fácil de ser feita, pode oferecer, ao mesmo tempo, credibilidade para sua loja e serenidade para seu cliente. 

>> Leia mais: Fulfillment para e-commerce: como melhorar os resultados do seu negócio?

Para uma logística eficiente, comece pelo estoque 

Não é possível pensar em uma logística eficiente em vendas online se o seu estoque não for organizado. Nem se você não tiver um sistema de gestão de estoque, para saber, por exemplo, que o produto solicitado pelo cliente acabou no seu estoque. Isso gera um desgaste desnecessário com a sua clientela, e isso é prejudicial para todos. 

Assim como a falta de produtos é algo a ser evitado, o excesso também é. Você não quer pagar por um espaço e deixar muitos produtos lá, esperando para serem vendidos. Isso gera custos desnecessários e pode atrapalhar sua estratégia de vendas para o ano. 

Por isso é fundamental saber o que tem no seu estoque. Além de garantir que você vai repor os itens com maior saída, é possível planejar promoções, ou outras estratégias sazonais, para garantir que nenhum produto fique por tempo demais no seu estoque. 

Sem medo da logística reversa

Trocas e devoluções não são o que um lojista espera sempre que conclui uma venda e prepara um pedido. Mas elas são parte do processo, e é preciso estar pronto para isso. Essa é a chamada logística reversa, quando o trabalho é para trazer o pedido do consumidor até o lojista, e não o contrário. 

Uma política eficiente para trocas e devoluções é importante para garantir a satisfação do cliente. E, para isso, é preciso pensar para que ela ocorra de forma simples e transparente. Quanto mais descomplicado for para seu cliente trocar ou devolver, mais chances de que ele volte a comprar com você. 

Pense que quanto menos seu cliente precisar fazer para devolver ou trocar o pedido, melhor será a experiência dele. 😉

>> Leia mais: Quais são as 9 melhores formas de envio para começar uma loja virtual?

Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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