Eduarda Guedes

22 de outubro de 2021

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Quais são as 9 melhores formas de envio para começar uma loja virtual?

6 min de leitura

Traçar as formas de envio dos pedidos de uma loja virtual é uma estratégia que precisa ser bem planejada, por que ela pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do negócio. Se bem executada, pode gerar melhores experiências de compra, fidelizar mais clientes e criar uma imagem positiva. Mas, caso contrário, a entrega pode atrasar, a embalagem ser violada e o produto chegar danificado

E como consequência, o cliente fica insatisfeito, não compra mais no seu e-commerce e, para piorar, ainda espalha a notícia nas redes sociais, fazendo com que você perca mais clientes. 

Considerando tudo isso, conheça agora as 9 melhores formas de envio para começar sua loja virtual!

Envio pelos Correios

Todo mundo sabe que os Correios são uma das formas de envio que garante muita eficiência. Não é por acaso que é uma das estatais mais conhecidas em todo o Brasil. E para você que está começando em uma loja virtual, utilizar os Correios é ainda mais vantajoso, pois, a empresa oferece condições especiais para quem trabalha com e-commerce. Certamente, vai depender do volume de envio. 

Mas, de qualquer forma ainda é uma das melhores formas de envio, veja como funciona: 

Preciso ter contrato?       

Não. Se formos falar de requisitos para trabalhar com os Correios, o contrato não é obrigatório. No entanto, é uma condição que requer uma análise. Veja, com o contrato é possível conseguir descontos nos valores do frete.  

Além disso, não é necessário pagar cada frete na boca do caixa. Já com o contrato, você tem a possibilidade de pagar todos os fretes de uma vez através de uma fatura mensal. Dessa forma, você consegue economizar tempo e dinheiro para sua loja virtual. 

E as vantagens não param por aí! Usando os Correios como uma das formas de envio e fazendo contrato, é possível pagar o preço de PAC nos serviços de eSedex, Sedex 10, entre outros serviços que os Correios disponibilizam.

Como calculo as dimensões e peso do pedido?

Antes de tudo, é preciso saber que os Correios estabelecem limites para as dimensões e pesos dos produtos que entrega, dessa forma, calculá-las é de extrema importância. Isso deve ser feito antes de escolher a forma de envio.

O peso determinado pelos Correios, hoje, é de até 30 kg e conforme qual serviço for utilizado, esse limite pode decair, como o Sedex 10 que autoriza, no máximo, 10 kg por encomenda.

Para fazer o cálculo, é bem simples. Normalmente, os Correios utilizam o peso cúbico em comparação com o peso físico, assim, ele cobra o maior peso. Você pode descobrir o peso cúbico do produto, usando a fórmula: 

(Altura x Largura x Comprimento) / 6.000

Como calcular o peso cúbico para os Correios

Entrega por hubs de formas de envio 

Hubs de forma de envio são, basicamente, empresas intermediárias que facilitam a entrega para lojas pequenas e possibilitam que os Correios ofereçam descontos por volume. 

Ou seja, são empresas que fazem a integração da sua loja virtual às transportadoras que você deseja trabalhar, conseguindo um valor menor de frete. A Melhor Envio e a Frenet, por exemplo, são empresas que possibilitam essa integração.

Frete com transportadoras 

Trabalhar com transportadora não é o mesmo que trabalhar com os Correios, além de não possuir limites de peso ou dimensões para as mercadorias, o cálculo de frete é um pouco diferente. São considerados alguns fatores como: 

  • Níveis de periculosidade no transporte e entrega;
  • Tipos de transporte;
  • Níveis de fragilidade da mercadoria;
  • Valor da mercadoria;
  • Distância percorrida; 
  • Pesos físico;
  • Tributações;
  • Pedágios.

Desse modo, o frete com transportadoras é mais vantajoso para lojas virtuais que comercializam produtos acima de 30 kg

Frete por FedEx

Esse serviço é mais adequado para lojas virtuais que vendem e entregam mercadorias também no exterior. Trata-se de um sistema logístico moderno com diversos tipos de transporte. É semelhante aos Correios, no entanto, com a diferença de envios para qualquer lugar do mundo. Além disso, não há limites de pesos, quantidades ou tamanhos.        

Envio por motorista autônomos

Se você possui uma demanda menor com mercadorias de porte pequeno, é possível terceirizar a entrega de mercadoria por motoristas autônomos. Você pode economizar tempo e dinheiro e gerar boa experiência de compra aos seus clientes. 

Envio por veículo próprio

Essa opção é mais apropriada para lojas virtuais que entregam produtos na mesma cidade, ou cidades vizinhas. Dessa forma, usando seu veículo próprio você pode acelerar a entrega e também pode economizar com taxas aos correios e transportadoras. 

Entrega por motoboy     

Essa alternativa é parecida com a anterior, com a diferença de não precisar gastar com a manutenção do veículo e aquisição. Além de que, contratando um motoboy freelancer, você fica livre de obrigações trabalhistas.   

Entrega com bicicleta 

Com a preocupação sobre a redução da poluição, a entrega por bicicleta é uma proposta bastante viável, visto que é livre de trânsito e pode chegar mais rápido que um carro ou moto. Sem falar dos custos com aquisição e manutenção que são baixíssimos.  

Retirada no local 

Essa opção é válida para clientes que moram próximo ao estoque de sua loja, dessa forma, o cliente não precisa pagar o frete. Apesar de não ser a única opção de envio que uma loja virtual pode ter, é uma alternativa que deve ser pensada. 

Na verdade, quando falamos em formas de envio para lojas virtuais, você deve escolher o máximo de opções que sejam mais apropriadas para seu negócio e orçamento. Assim, você possibilita ao cliente uma melhor experiência de compra e consegue se destacar entre os demais. 

Lembre-se: quando você possui boas formas de envio, você consegue fidelizar clientes que estão satisfeitos com a experiência de compra em sua loja virtual e eles ainda irão te indicar para seus amigos e familiares. Ou seja, você só tem a ganhar! Basta fazer um planejamento baseado no seu orçamento, ver os prós e contras de cada forma de envio e implementá-la no seu e-commerce! 

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