Administração e financeiro
Dicas para controlar estoque e vendas [Guest Post]
7 de abril de 2021
O empreendedor do nosso tempo é aquele que dá conta de setores diversos do negócio. No e-commerce, este cenário é ainda mais comum: gestores que unem o trabalho diário da administração e também as estratégias que visam os rumos do negócio como um todo. Nesta múltipla função, o empreendedor que é gestor do seu negócio no e-commerce, precisa de algumas ferramentas que o auxiliam e possam facilitar o seu trabalho.
Como parte importante da operação do e-commerce é fundamental centralizar as informações de entrada e saída de produtos em um sistema de gestão que também facilita a gestão de estoque e vendas, que são dois setores importantes do negócio. Entenda um pouco mais sobre cada um desses processos:
Controle de estoque
De forma geral, o estoque é o armazenamento dos produtos do negócio. Ali se encontram produtos que ainda não foram vendidos, aqueles que ainda serão entregues e também dão um panorama geral do que precisa ser comprado. O controle de estoque é o processo responsável pela entrada e saída dos produtos armazenados, sem que haja excesso ou falta deles no estoque durante determinado período. O processo controla o armazenamento da matéria prima para venda (base do negócio) e também possibilita ao gestor ter uma visão ampla sobre as vendas.
Com gestão do estoque é possível gerenciar seu catálogo de produtos, sincronizar seu estoque em múltiplos canais de venda e automatizar os lançamentos.
Controle e gestão de vendas
Assim como o estoque, os produtos vendidos entram no setor de vendas e também precisam ser organizados para permitir o panorama geral sobre o negócio. O que os dois processos têm em comum é que ambos podem ser melhor controlados através de um ERP que unifica os setores e automatiza os dados cadastrados - de estoque até as vendas - contabilizando de forma integrada os resultados de determinado período.
Desta forma, com um controle de vendas é possível acompanhar o status dos pedidos de vendas e serviços e consultar relatórios gerenciais a qualquer momento, além de emitir notas fiscais e comprovantes de venda de forma automatizada.
Dicas importantes para manter o controle de estoque e vendas
Mesmo sendo setores distintos, o estoque e as vendas compartilham de algumas especificidades, seguem algumas dicas que auxiliam na gestão:
Conheça o seu consumidor
Para que os produtos em estoque sejam vendidos, é importante traçar o perfil do seu público, avaliando itens com maior possibilidade de vendas e fazendo os produtos girarem.
Cuide da armazenagem dos produtos
Além de controlar as entradas e saídas de produtos, é também preciso controlar os fatores físicos do seu armazenamento. Temperatura e umidade precisam ser controladas para evitar perdas de material armazenado.
Crie estratégias
O produto que está em estoque já deve ter uma estratégia para que as vendas sejam executadas sem dificuldades. Analise os itens em estoque pode ser também um caminho para criar promoções e outras estratégias para fazer os produtos venderem. O estoque é também conhecido como o coração do negócio, pois é um setor onde é possível fazer diagnóstico sobre as vendas.
Bons fornecedores
Outro fator determinante é negociar com fornecedores com antecedência, garantindo boas negociações de preço que podem ser repassadas ao consumidor, tornando o negócio mais competitivo perante os concorrentes no universo online.
Mantenha o controle financeiro
Para que a cadeia de vendas seja efetiva, o controle financeiro também é importante, garantindo a saúde financeira do seu negócio.
Gestão integrada
Quando a gestão do negócio torna-se integrada através de um ERP, o gestor passa a ter maior controle do estoque e vendas, aumentando o desempenho do negócio na prática, e desempenhando estratégias mais inteligentes de vendas e aproximação ao consumidor. Com a comunicação dos setores internos organizadas, a ferramenta de gestão conecta cadastros, estoque, vendas e logística de forma automática e descomplicada. Nas vendas no e-commerce o ERP também é responsável por integrações aos maiores marketplaces do mercado além de possibilitar integrações logísticas.