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Como inovar para impulsionar as vendas online?

12 de outubro de 2023

4 min

Neste artigo

Empreender no e-commerce pode ser desafiador, mas com as ferramentas certas, é possível impulsionar suas vendas. Uma das chaves desse sucesso pode ser a inovação! Mas a pergunta que fica é: Como inovar para impulsionar as vendas online?

O desenvolvimento de novas tecnologias está, quase que mensalmente, trazendo novidades para o ambiente digital. A lista inclui inteligência artificial e novos aplicativos, mas a verdade é que sempre existem maneiras para fazer diferente. 

Por isso, listamos algumas formas para você inovar na sua loja virtual e impulsionar suas vendas, confira!

O impulso que sua loja precisa

Não é mistério para ninguém que a tecnologia que está no centro dos holofotes (e na base das últimas ferramentas) é a inteligência artificial. Ela pode não ser tão elaborada quanto a assistente virtual da sua casa ou do seu smartphone, mas a ajuda dela vai parecer sim, genial! 

A inteligência artificial está presente, por exemplo, nos assistentes virtuais que agregam carisma e disponibilidade à sua marca. A Lu do Magazine Luiza é uma delas, mas você, com certeza, se lembrou de outras. Esses assistentes virtuais apoiam seus clientes, resolvendo dúvidas e sugerindo produtos. Tudo alinhado à sua identidade e à persona da sua marca.

Aliás, as aplicações da inteligência artificial vão além dos assistentes virtuais. As recomendações de compra, que podem aparecer de forma personalizada para cada cliente, também utilizam essa tecnologia. Assim como no varejo físico, essa área do seu site pode incrementar o carrinho do seu cliente - e o seu faturamento! 

Essas novas formas de interpretar o comportamento do seu consumidor, além de aprimorar a experiência de compra, são excelentes para aumentar a fidelização à sua loja. Quanto mais fluida for cada uma das visitas ao seu e-commerce, melhor!

Inovação não é sempre tecnológica!

Pensar em inovação geralmente está atrelado à tecnologia, mas essa ideia é errada. Inovar significa "fazer algo novo, fazer algo como não era feito antes". Isso pode significar, por exemplo, uma integração diferente, uma mudança no processo, mais transparência em todas as etapas da compra. O interessante é transformar a comunicação e as ações conectando a sua loja e seus clientes em algo mais simples. 

Por isso, vale pesquisar se é possível, por exemplo, que a nota fiscal seja gerada de forma mais fácil para seus clientes. Ou se a confirmação do pagamento pode ocorrer em menos tempo. A inovação facilita!

Fique atento ao seu consumidor

Uma forma de inovar é entender o que acontece no presente para transformar o futuro. E o jeito de fazer isso é analisar os dados dos seus canais - sejam as mídias sociais, o atendimento ao cliente ou a sua loja. 

A omnicanalidade não é mais inovação, já que boa parte das empresas aderiram a essa tecnologia, mas isso não quer dizer que você não precisa adotá-la. Nem que não possa pensar em meios de deixá-la ainda melhor. 

Se uma boa parte dos seus clientes compra ou entra em contato com você por meio de dispositivos móveis, cuidar da responsividade do seu site e da sua loja para esses aparelhos é inovação. 

Se um dos principais motivos de acionamento ao SAC da sua loja é a entrega, você pode inovar adotando um parceiro de droppshiping

O importante é que você entenda seus clientes, e uma das maneiras de fazer isso é analisando os dados gerados por eles na sua loja e nos demais canais. Antes de mais nada, a inovação precisa fazer sentido para quem vai aproveitá-la. 

Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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