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Gerações X, Y e Z: como um período pode influenciar o comportamento de compra dos consumidores?

19 de novembro de 2022

5 min

Neste artigo

Uma das grandes dores de quem trabalha com marketing é, com certeza, o desafio de entender o comportamento de compra dos consumidores para poder criar produtos e serviços que atinjam em cheio os desejos e necessidades deles.

Pensando nisso, listamos as principais características das Gerações X, Y e Z e explicamos como elas influenciam o processo de decisão de compra.

Boa leitura!

Baby Boomers (1946-1964)

O termo Baby Boomer se refere à alta taxa de natalidade que ocorreu nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.

Embora tenham crescido em um momento em que a realidade econômica era favorável, esta geração foi marcada por conflitos sociopolíticos, como o movimento ambientalista e anti-capitalista defendido pelos hippies.

Por volta da década de 70, aqui no Brasil, os Baby Boomers entraram no mercado de trabalho e se tornaram grandes ativos para a economia de nosso país, tornando-se assim o alvo das campanhas de marketing.

No entanto, apesar de viverem uma vida confortável e estável, eles passaram por um período de forte recessão, fazendo com que se tornassem mais conservadores financeiramente.

Devido ao prolongamento da expectativa de vida, esta geração continua ocupando posições corporativas de destaque e, por isso, são importantes tomadores de decisão.

Os Baby Boomers são tradicionais, preferem marcas conhecidas e que já estejam consolidadas no mercado. Eles não gostam de passar por mudanças bruscas e são guiados por realizações pessoais, como trabalho, família e estabilidade financeira.

Geração X (1965-1980)

Apesar de ter nascido em um período caótico, em meio a crises financeiras e transformações tecnológicas, a Geração X entrou no mercado de trabalho em um cenário mais positivo.

Reconhecida pelos seus vieses ideológicos e sonhadores, esta geração não tem uma identidade característica definida. Entretanto, exerce um grande papel de influência nos dias de hoje.

Devido ao fato de os Baby Boomers continuarem atuando em posições executivas e terem uma mentalidade mais fechada, a Geração X começou a empreender e a tentar romper alguns dos paradigmas impostos pela geração anterior.

Ela é mais propensa a experimentar coisas novas e a passar mais tempo com mais, também prefere marcas que já estejam bem estabelecidas no mercado.

Geração Y ou Millennials (1981-1996)

A maioria das pessoas que pertencem à Geração Y são os filhos dos Baby Boomers. Por conta das facilidades e oportunidades que os pais ofereceram a eles, os famosos Millennials são mais educados e possuem um conhecimento amplo sobre uma infinidade de assuntos, o que os fazem ser mais idealistas e, muitas vezes, bater de frente com as gerações mais antigas.

Esta geração valoriza mais a satisfação pessoal com o trabalho do que a remuneração financeira e sabe separar melhor suas vidas dentro e fora do ambiente de trabalho.

Porém, diferente da Geração X que acompanhou o crescimento da internet durante a sua entrada no mercado de trabalho, a Geração Y teve acesso à tecnologia muito cedo. Por isso, não consegue dissociar o mundo virtual do mundo real e, nas redes sociais, sentem uma maior necessidade de serem validados por outras pessoas de seu ciclo de convívio.

É importante enfatizar também que os Millennials preferem marcas novas e engajadoras e confiam mais na opinião de amigos e colegas do que no posicionamento das marcas consolidadas no mercado.

Além disso, seu comportamento de compra é baseado em pesquisas e compras online, especialmente via mobile.

Geração Z (1997-2009)

Por terem presenciado os diversos problemas financeiros que suas famílias passaram em virtude da crise econômica de 2008, a Geração Z é mais consciente em relação ao dinheiro e escolhem carreiras que lhes proporcionem estabilidade financeira.

Como nasceram na época em que a internet começou a se popularizar mundialmente, esta geração é considerada nativa digital. Por isso, recorrem à internet para tudo e são mestres em consumir conteúdos em várias plataformas ao mesmo tempo.

A Geração Z é mais pragmática e autêntica, portanto, prefere marcas engajadoras, que apoiam causas ambientais e sociais e oferecem produtos e experiências personalizados.

Atualmente, uma grande fatia do mercado e das campanhas publicitárias investe nesta geração.

Geração Alpha (2010-2025)

A Geração Alpha é definida e influenciada pelo estilo de vida de seus pais (Geração Y), que, por reconhecerem a importância da educação, ensinam desde cedo aos seus filhos aspectos sociais, financeiros e intelectuais.

Esta geração é mais propensa a passar um tempo considerável em frente às telas, assistindo vídeos e jogando, e a se interessar por novos recursos tecnológicos, como inteligência artificial e realidade aumentada.

Seu comportamento de consumo é caracterizado pelas recomendações de influenciadores digitais e pela preferência por marcas colaborativas.

Ciclo de vida das gerações

Além da característica de cada geração, é importante entender como os diferentes estágios de vida influenciam no comportamento das pessoas.

  • 1º estágio: dedica-se a aprender e a construir uma personalidade;
  • 2º estágio: assume riscos em prol de um sonho, uma carreira ou um relacionamento;
  • 3º estágio: exerce papéis de liderança nas empresas, contribui de alguma forma com a sociedade e sente necessidade de formar uma família;
  • 4º estágio: aproveita a vida de maneira mais leve, compartilha conhecimento com os mais jovens e dedica-se à manutenção de seus relacionamentos pessoais.

Dependendo das gerações, este estágios podem durar mais ou menos tempo. No entanto, mesmo conhecendo as principais características de cada uma delas, o ideal é pesquisar a fundo e criar uma ou mais personas para que suas estratégias de marketing sejam mais assertivas.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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