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A importância dos feedbacks e avaliações para lojas online

9 de novembro de 2023

4 min

Neste artigo

No comércio online e no mundo das mídias sociais, a opinião dos clientes vai além da simples “opinião” e constrói a boa reputação de uma loja virtual. Se os consumidores não puderem ver de perto o serviço ou produto oferecido, vão se decidir pelas experiências, feedbacks, avaliações, fotos e vídeos de outros usuários que já compraram. 

É assim que se constrói a boa reputação da sua loja e como você pode impulsionar suas vendas pelas interações dos usuários. Acompanhe os principais pontos para garantir que sua loja tenha uma boa reputação desde o início! 

Bons feedbacks e avaliações = boa credibilidade da sua loja

Os comentários são a perspectiva dos consumidores sobre a experiência de compra. Eles influenciam a decisão de outros usuários porque são feitos de forma sincera e contam detalhes do processo, da embalagem ao tempo de entrega, passando, claro, pela qualidade do produto. 

Pesquisas já apontaram que lojas e produtos com avaliações positivas têm mais chances de conquistar clientes em potencial. Somos seres sociais, estamos sempre nos orientando pelo grupo, e nem nas compras online seria diferente. 

Incentive seus clientes a compartilhar as experiências escrevendo avaliações da loja e do produto, pois isso ajuda a construção da credibilidade da sua loja e, com isso, você passa a atrair mais clientes. 

Responda, de forma gentil, às avaliações positivas feitas pelos usuários o mais rápido que puder. Feedbacks que não sejam muito positivos devem ser respondidos rapidamente e resolvidos assim que possível, para mostrar que você está atento aos seus clientes e empenhado em resolver qualquer questão. Um bom atendimento é fundamental para evitar que seu cliente deixe de comprar na sua loja. 

Construa sua reputação integrando os feedbacks e avaliações da loja

Se o objetivo é aumentar suas vendas por meio das avaliações que sua loja recebe, nada melhor do que integrar essas avaliações, do seu e-commerce e dos marketplaces onde está presente, ao site da sua loja. 

Dessa forma, você mostra transparência no relacionamento com seus clientes e valoriza a opinião de cada um. Isso também facilita no momento de busca dos potenciais consumidores. Lembre-se que essa página, idealmente, está otimizada com palavras-chaves relevantes para que apareça em boas posições nos mecanismos de busca. 

Destacar algumas dessas avaliações na página inicial também podem incentivar outros usuários a comprar na sua loja, ao invés de escolher seu concorrente. 

O mesmo vale para o compartilhamento desses conteúdos nas mídias sociais. Muitas vezes, é por esse canal que os consumidores chegam até você, e se eles já vêm avaliações positivas sobre sua loja e seus produtos, suas chances de conquistar mais um cliente aumentam. 

Crie uma estratégia de fidelização com as avaliações

A fidelização de clientes é uma estratégia de relacionamento, para que seja interessante para o consumidor voltar a comprar na sua loja. Um e-mail agradecendo pela compra e incentivando a avaliação de produtos e da experiência com um cupom de desconto para compras futuras pode aumentar a participação. 

Essa prática, além de gerar mais avaliações para sua loja, também fideliza o cliente. 

Avalie as avaliações

Todas as avaliações são pequenos recortes da sua loja, a partir do ponto de vista dos clientes. Por isso, analisar o que os consumidores dizem é muito importante para melhorar o funcionamento da sua loja. Essa medida é benéfica para os clientes, que se sentem ouvidos e atendidos, e também para você, que consegue inovar em diversos aspectos da sua gestão. 

Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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