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Como construir uma relação de confiança com os seus clientes para fidelizá-los e aumentar as vendas

19 de setembro de 2022

4 min

Neste artigo

Há quem diga que oferecer bons produtos é suficiente para conquistar a clientela. Mas a verdade é que para um cliente sequer cogitar a possibilidade de se tornar fiel ao seu negócio, você vai precisar oferecer muito mais do que isso.

Desde que o mundo se tornou hiperconectado e as pessoas tiveram acesso a mais ampla variedade de informações e produtos, elas passaram a ser mais criteriosas com o que elas consomem e de quem elas consomem.

Oferecer produtos de qualidade é o mínimo que toda empresa precisa fazer. Agora, para se destacar entre os demais e construir uma relação de confiança para que eles se sintam confortáveis para comprar na sua loja, você precisa estar disposto a entender os seus clientes e proporcionar uma boa experiência desde o primeiro contato.

Segundo um estudo realizado pela Edelman, com pessoas de vários países, incluindo o Brasil, os consumidores que confiam nas marcas tendem a ser fiéis a elas e apresentam mais disposição para defendê-las e recomendá-las para familiares e amigos.

Assim, se você quer aumentar as vendas e o índice de fidelização, é extremamente importante criar uma relação de confiança com os seus clientes.

Continue com a gente para aprender como construir uma relação de confiança com os seus clientes.

Como construir uma relação de confiança com os seus clientes?

Para proporcionar uma boa experiência de compra e gerar um impacto social positivo, é necessário ter uma postura ética e empática, e recorrer a estratégias específicas. Pensando nisso, listamos algumas ações práticas que você deve seguir para construir uma relação de confiança com os seus clientes. Veja só:

Escuta ativa

Ouça os seus clientes com atenção! Escute o que eles têm a dizer, tendo empatia e demonstrando interesse genuíno. Ao fazer isso, eles se sentirão compreendidos e, como consequência, mais seguros para adquirir um produto ou resolver algum problema.

Comprometimento

Entregue sempre o que prometeu inicialmente, pois promessa é dívida. Lembre-se de que um bom marketing destaca a qualidade e os benefícios dos produtos, ele não aumenta nenhuma característica ou informa meias verdades. Portanto, certifique-se de que seus clientes recebam o que lhes foi prometido ou até mais.

Honestidade e transparência

Uma empresa que age com transparência e honestidade tem mais chances de consolidar o seu relacionamento com os clientes. Isso porque, cedo ou tarde, a notícia falsa será descoberta e terá uma repercussão negativa. 

Quando um cliente descobre que foi enganado, ele corre atrás de seus direitos e, com a ajuda das redes sociais, espalha o ocorrido para o máximo de pessoas que puder. Com isso, o seu negócio se torna conhecido pelos motivos errados e perde a credibilidade.

Atendimento impecável

Muitas vezes, o atendimento é o primeiro contato que os clientes têm com a sua loja. Basta um sorriso forçado ou demorar um pouco para responder, para que eles não voltem a comprar com você. Por isso, para construir uma relação de confiança com os seus clientes desde o ínicio, ofereça um atendimento ágil, respeitoso e amigável.

Conteúdo de valor

Falar com propriedade sobre um assunto que você domina - o seu negócio - mostrará aos seus clientes que você, de fato, sabe do que está falando e pode ajudá-lo a resolver as suas dores e necessidades. Logo, você ganhará muitos pontos com eles se elaborar conteúdos ricos, que transmitam conhecimento e passem confiança.

Implementação de uma estratégia omnichannel

Oferecer uma experiência integrada entre os canais de vendas mais utilizados no mercado facilitará a vida dos clientes, melhorando a experiência de compra deles. Assim, você tem mais chances de fidelizá-los. Desse modo, implemente soluções omnichannel no seu negócio.

Como vimos aqui, o cliente é a alma do negócio e a satisfação dele é sinônimo de sucesso. Então, siga nossas dicas para construir uma relação de confiança com os seus clientes e obter ótimos resultados.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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