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Acessibilidade no e-commerce: a sua loja é inclusiva?

25 de janeiro de 2023

6 min

Neste artigo

A sua loja virtual é inclusiva? Ainda que uma fatia farta da população PcD no Brasil seja adepta às compras online, o e-commerce deixa a desejar no quesito acessibilidade digital.

De acordo com o levantamento feito pela Big Data Corp, dos 17 milhões de páginas de internet analisadas, apenas 0,8% são acessíveis. Uma porcentagem muito baixa em relação à quantidade de lojas virtuais abertas desde a pandemia da Covid-19.

Mesmo com o forte crescimento do comércio eletrônico e o constante surgimento de novas tecnologias para atender às exigências e necessidades dos consumidores digitais, as pessoas com deficiência não conseguem usufruir disso.

A variedade de produtos e preços são limitadas na mesma proporção que os canais de compra são restritos.

Neste artigo, você compreenderá a importância da acessibilidade no e-commerce e como ter uma loja virtual inclusiva.

Boa leitura!

A importância da acessibilidade no e-commerce

Quando falamos em acessibilidade, muita gente pensa em elevadores, rampas de acesso ou em algum outro recurso que facilite um pouco a vida da comunidade PcD. Mas a acessibilidade no e-commerce funciona de uma forma diferente.

Ter uma loja virtual acessível significa garantir que a experiência de navegação das pessoas com deficiência seja mais personalizada e fluida, de modo que ela possa compreender e interagir com o conteúdo.

Segundo o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 45 milhões de pessoas no Brasil que têm algum tipo de necessidade especial, sobretudo audiovisuais.

Como uma forma de transpor as barreiras tecnológicas e comunicacionais que dificultam o acesso dessas pessoas à tecnologia, criou-se a Lei 13.146/2015, que garante e promove direitos e liberdades fundamentais para que elas possam ser incluídas na sociedade por completo.

Essa Lei ressalta a importância, e a obrigatoriedade, de realizar os ajustes necessários e adequados no ambiente digital para que a pessoa com deficiência navegue plena e efetivamente nas páginas de um site, assim como qualquer indivíduo que tenha total controle sobre suas funções motoras e cognitivas.

A relação entre acessibilidade e usabilidade

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em usabilidade e experiência do usuário. Ou seja, nos recursos e ações implementados em um site para garantir uma boa navegabilidade durante o tempo que os usuários estiverem nele.

Por esse motivo, algumas pessoas pensam que usabilidade e acessibilidade são a mesma coisa. Porém, apesar desses conceitos estarem relacionados, a acessibilidade possui algumas particularidades.

Um e-commerce adaptado para a experiência do usuário, por exemplo, tem CTAs (call to action) claras e objetivas. Enquanto um e-commerce acessível, precisa que essas chamadas para ação sejam implementadas em cores contrastantes para facilitar a leitura de pessoas com deficiência visual ou daltonismo.

Embora tenham algumas diferenças, ambas são fundamentais para que todos os visitantes da sua loja virtual, tendo ou não algum tipo de deficiência, aproveitem ao máximo as funcionalidades disponíveis e não encontrem qualquer obstáculo durante a jornada de compra.

Como ter uma loja virtual inclusiva?

Como dissemos acima, a acessibilidade no e-commerce possui algumas particularidades. Entenda quais são:

Elementos textuais

Procure ordenar os títulos em ordem sequencial, sem pular níveis, para que as tecnologias assistivas possam fazer a leitura do seu conteúdo de forma organizada.

Além disso, o texto precisa estar em uma linguagem simples, clara e objetiva, e em tamanho adequado, para que todas as pessoas possam ler e compreender a mensagem a ser transmitida.

Imagens

Adicione texto alternativo a todas as imagens da loja virtual. Grosso modo, as tecnologias assistivas não conseguem descrever uma imagem ou o texto que faz parte dessa imagem.

Portanto, garante que seus clientes PcD tenham todas as informações de que precisam  para concluir a compra sem problemas.

Vídeos, áudios e itens interativos

Ao incluir vídeos, áudios e itens interativos, certifique-se de que eles não sejam reproduzidos automaticamente.

Isso porque essa ação pode prejudicar a experiência das pessoas que usam leitores de telas. Enquanto o vídeo roda, a voz do leitor sobrepõe o áudio e fica quase impossível de entender o que ele está falando.

Botões e elementos não textuais

Botões e outros elementos não textuais que não possuem uma breve descrição impedem que as pessoas saibam quais ações tomar dentro da sua loja virtual.

Por isso, crie também um texto alternativo para esses recursos.

Navegação por teclado

A navegação por teclado é um recurso simples que facilita a vida de quem não consegue usar o mouse. Entretanto, não são todos os e-commerces que disponibilizam essa opção ou que a comunicam.

Assim, além de implementá-lo, é importante encontrar um meio de avisar as pessoas de que você oferece essa possibilidade.

Informações importantes

Informações importantes como CNPJ, endereço e telefone para contato precisam ficar em locais visíveis para que seus clientes possam entrar em contato com você sempre que precisar.

Opções de contato

Oferecer um bom suporte com mais de uma opção de contato, através de telefone, e-mail, chat ou chatbot, é uma forma de você dar a assistência necessária para os seus clientes.

Sendo assim, deixe à disposição dos consumidores mais de um canal de atendimento para que eles se comuniquem com você de forma mais rápida e eficiente.

Tudo certo quanto a acessibilidade no e-commerce?

Como vimos até aqui, a acessibilidade no e-commerce vai muito além de cumprir as determinações da lei.

Ao tornar a sua loja virtual inclusiva, você ajuda a evitar atitudes discriminatórias, já que todas as pessoas têm o direito de fazer compras online, e, ainda, amplia o seu público.

Vale enfatizar que a acessibilidade também fortalece a sua marca, uma vez que você mostra a todas as pessoas que a sua empresa está ciente e se importa com questões importantes que contribuem para a boa convivência em sociedade.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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