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Como criar uma política de troca e devolução para a minha loja?

7 de janeiro de 2023

5 min

Neste artigo

Não tem jeito, uma hora ou outra, você vai se deparar com uma situação de troca e devolução de produto. Quem trabalha com vendas, sobretudo na internet, está sujeito a isso. Por essa razão, é muito importante elaborar uma política de troca e devolução para a sua loja virtual.

Além de garantir uma ótima experiência aos clientes e fazer com que eles confiem em você, esse conjunto de regras te ajudará a estruturar o fluxo logístico do seu negócio.

Para te ajudar com isso, neste artigo, você encontrará os principais conceitos a respeito da política de troca para e-commerce e dicas de como criar uma para a sua loja.

O que é uma política de troca e devolução?

Política de troca é uma espécie de manual que contém todas as informações necessárias, para que o cliente saiba quais são os seus direitos e o que fazer quando precisar devolver ou trocar um produto adquirido na sua loja.

Via de regra, esse texto deve estar em alguma página de fácil acesso do seu site e a linguagem deve ser clara e concisa. Assim, a mensagem é compreendida mais facilmente e você evita dores de cabeça no futuro.

Vale lembrar que é importante pontuar todas as questões atreladas à troca e devolução  e organizar bem o processo logístico. Dessa maneira, você não precisará gastar mais para resolver eventuais problemas.

Quando o cliente pode solicitar a troca ou devolução de um produto na minha loja?

A Lei do E-commerce (Decreto Nº 7.962), que protege os consumidores no âmbito digital e resguarda a relação entre o seu e-commerce e os clientes, diz que os consumidores podem solicitar a devolução ou troca de um produto, dentro de sete dias úteis, em caso de:

  • Envio incorreto dos produtos
  • Produtos com defeito
  • Arrependimento
  • Produto diferente do anunciado
  • Item com cores ou tamanhos diferentes

Como a política de troca funciona no e-commerce?

Ainda que a estruturação da política de troca e devolução dependa do seu tipo de negócio e dos produtos vendidos, você precisa levar em consideração alguns aspectos essenciais, como:

  • Quais produtos podem ser devolvidos
  • Quais produtos podem ser trocados
  • Quais produtos não podem ser trocados ou reembolsados
  • Prazo de troca ou devolução
  • Condições mínimas para troca ou devolução
  • Pelo que os produtos podem ser trocados
  • Passo a passo de como devolver o produto
  • Quanto tempo o cliente levará para receber o produto ou o estorno
  • Informações de contato da sua empresa

Por que devo criar uma política de troca?

Nenhum lojista gosta de saber que o seu produto não correspondeu às expectativas dos clientes, isso é fato. Mas a verdade é que uma política de troca e devolução bem definida pode trazer muitos aspectos positivos para o seu e-commerce.

Ao facilitar a troca, por exemplo, você consegue construir uma relação de confiança com os clientes e, como consequência, aumentar as vendas em longo prazo. Sem contar que você também economiza tempo, já que não precisará responder as mesmas dúvidas em todos os seus canais de atendimento.

Como otimizar a logística para a devolução dos produtos?

Quando um cliente compra um produto seu, você normalmente desenha um fluxo logístico para a entrega. No entanto, quando ele solicita uma devolução, o retorno desse item acaba sendo um pouco mais trabalhoso e oneroso do que o habitual.

Por esse motivo, você precisa estruturar um sistema de logística reversa que simplifique o processo e que também não seja caro, uma vez que é você quem terá que arcar com os custos do frete se esse cliente devolver o produto dentro do prazo.

Embora os serviços de motoboy costumam ser mais práticos e rápidos que os Correios, cabe a você avaliar qual é a melhor alternativa para otimizar a logística do seu negócio. Mas é importante definir muito bem o caminho a ser seguido e automatizar ao máximo cada etapa do processo, desde a solicitação até a devolução efetiva.

Como criar uma página de política de troca na Webstore?

Dentre as diversas funcionalidades da Webstore, uma delas é criar páginas adicionais. Com ela, você pode gerar uma aba específica para conteúdos livres, como informações institucionais, blogs e, é claro, política de troca e devolução.

Para isso, você precisa apenas acessar o seu dashboard e ir até Layout > Páginas Adicionais > Incluir Nova Página. Em seguida, selecione o tipo de conteúdo da loja, a ordem, o título, o URL e, por fim, o seu texto.

Lembre-se de redigir a sua política da forma mais didática possível para que nenhum cliente fique com dúvidas ao ler. Quanto mais completo for o seu descritivo, menores serão as chances de você ter que explicá-lo novamente.

Pronto para criar a sua política de troca?

Você já deve ter percebido a importância de criar uma política de troca para o seu e-commerce, não é? Então, chegou a hora de colocar tudo o que aprendeu em prática!

Caso ainda não venda online, crie sua loja virtual com a Webstore. Sem burocracia. Sem complicações!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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