Gustavo Perina

21 de janeiro de 2022

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Vale a pena ter um blog para gerar conteúdo?

5 min de leitura

Anos atrás, os blogs eram a arma mais poderosa para criação de conteúdo de qualquer empresa ou influenciador(a) digital.

Com a chegada das redes sociais, muitas empresas têm dúvidas quanto a efetividade de criar textos para blogs e sites, afinal, são textos mais longos e estão fora do círculo das mídias sociais.

Será que ainda vale a pena criar texto para blogs

Antes de responder essa pergunta vamos falar sobre o modo em que as pessoas consomem conteúdo atualmente. 

Atualmente, existe uma forte demanda por conteúdos em vídeo, consumidos rapidamente. A impressão que fica é de que os textos estão cada vez menos sendo usados, o que é uma inverdade. 

Com o passar do tempo, as pessoas passaram a sentir falta de conteúdos mais densos e detalhados, cheios de informações relevantes e importantes, que é exatamente o que um blog faz. 

Hoje, o marketing de conteúdo é essencial para alavancar vendas e despertar interesse nas pessoas. 

Então, quais os benefícios que um blog fornece para uma empresa?

Criar conteúdo para o blog da sua empresa é extremamente importante. É através desse conteúdo que a sua empresa será vista com relevância pelos clientes, justamente por você ensinar, dar detalhes e informar a audiência sobre o seu nicho. Confira os principais benefícios:

Aumenta a autoridade da marca

Fazer conteúdos de qualidade e fornecer informações sobre a área de atuação da sua empresa é uma ótima maneira de aumentar a autoridade da sua marca.

Quando esses conteúdos são feitos de forma qualificada, as pessoas começam a pensar na sua marca como uma referência da área, você passa a criar uma relação com a audiência e isso é extremamente importante para seu negócio. 


Melhor posição no Google 

Postar em um blog aumenta as chances de posicionar a sua marca nas buscas do Google.

Quanto mais conteúdos relevantes você tiver no seu blog, mais o Google irá indexar e exibir seu site nas buscas. Para posicionar as páginas no Google é necessário otimizar as estratégias SEO para que os textos sejam encontrados mais facilmente pelos usuários.


Constrói uma conexão com o público-alvo

Criar conteúdos de textos para blogs, tem como objetivo criar um canal próprio para engajar a sua marca. Os conteúdos devem atender necessidades específicas, como tirar dúvidas do público-alvo, ensinar sobre assuntos do seu nicho, fazer ofertas dos seus produtos, etc.

Ao ler sobre o conteúdo do seu blog, sua audiência começará a associar sua marca como uma autoridade naquele assunto, desta forma, você conquistará a confiança do seu público e conseguirá ganhar mais força comercial na hora de vender seu produto.

Gera tráfego e conversões

Quanto melhor for o posicionamento do seu site no Google, maior será o tráfego de pessoas em sua loja virtual. 

Essas pessoas poderão ser possíveis compradores e isso é extremamente importante. Textos bem planejados e focados em solucionar problemas geram uma maior autoridade para a sua audiência. 

Dicas essenciais para criar um blog em 2022 

Você entendeu a importância de estar presente nesse meio de comunicação e agora vamos te dar dicas valiosas para começar este novo ano aumentando as suas chances de venda e posicionando a sua marca da maneira certa. 

  1. Comece com um planejamento estratégico

Tudo o que acontece dentro do seu negócio precisa de uma estratégia e não seria diferente com o blog. É necessário definir como o blog vai atuar dentro da sua estratégia de marketing, conteúdo de redes sociais e anúncios. 

Defina quais serão os objetivos trabalhados dentro do seu blog: aumento das vendas, captação de leads, engajamento, etc. 

Depois disso planeje um calendário definido os dias e horários dos textos. Assim fica mais fácil ter uma visão macro do que está acontecendo dentro do seu site. 

Você também pode criar conteúdos nas redes sociais relacionados aos assuntos do blog, fazendo com que as pessoas sintam necessidade de ler os textos para compreender melhor os assuntos. 

  1. Entenda os tipos de conteúdo do blog

Os textos precisam ser de extremo valor para os leitores. 

Por isso, invista em:

  • Conteúdos originais, baseados naquilo que você é expert;
  • Textos com informações completas e atualizadas de acordo com a época do post;
  • Conteúdos que respondam às principais dúvidas da sua audiência; 
  • Diversificar o formato dos conteúdos, colocando fotos atraentes, tópicos, listas e tudo que possa facilitar a leitura. 
  1. Utilize as estratégias SEO

Se você quer que os textos apareçam e tenham relevância nos mecanismos de busca, é necessário investir em estratégias SEO.

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. 

Essas otimizações buscam pelo alcance, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

  1. Acompanhe resultados

Como dissemos anteriormente, postar textos em blog requer estratégia, e como toda estratégia os resultados precisam ser monitorados. 

Atente-se as principais métricas do seu blog, como:

  • Número de visitantes;
  • Fontes de tráfego;
  • Taxa de rejeição (bouce rate);
  • Taxa de cliques (CTR) na página de resultados do Google;
  • Posts mais populares;
  • Taxa de conversão dos visitantes.

Com as métricas, você vai conseguir compreender quais temas, tipos de texto e estratégias de conteúdo estão dando resultados para que possa repeti-las. 

Conclusão 

Criar um blog de sucesso requer dedicação e muito trabalho, mas tem um retorno muito positivo e que vale a pena. 

Você não precisa criar todas essas estratégias sozinho, é viável a contratação de profissionais que possam te ajudar nessa jornada, como redatores e especialistas em SEO, por exemplo. 

Agora que você já compreende como funciona um blog, que tal começar 2022 investindo no seu negócio?

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