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Marketplaces: conheça os principais do mercado

25 de agosto de 2022

9 min

Neste artigo

Que os marketplaces são essenciais para as vendas online, nós já sabemos. Não importa o tamanho da sua empresa, você também precisa vender através dos maiores sites de varejo do Brasil. Além de permitirem que os lojistas alcancem um público maior, eles são bastante rentáveis.

Não é à toa que grandes empresas, como Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas, entre muitos outros, adotaram esse modelo de negócio e hoje possuem uma boa fatia das vendas online.

Então, se a sua loja virtual não tem integração com uma plataforma de marketplace, vamos convencer você do porquê precisa fazer isso agora mesmo.

Neste artigo, vamos falar sobre: o que é marketplace, como funciona, quais são as suas vantagens e as principais plataformas do mercado.

Continue com a gente para saber tudo de que precisa para vender em marketplaces.

O que é marketplace?

Na prática, marketplace é um shopping online. Uma plataforma que permite que diversas lojas vendam seus produtos.

É um modelo de negócio muito funcional, pois os clientes não precisam pesquisar vários sites e efetuar compras “picadas”. Basta comparar os preços e avaliações das lojas, colocar os produtos escolhidos no carrinho e pagar tudo de uma só vez.

Diferença entre marketplace e loja virtual

Embora marketplaces e lojas virtuais tenham objetivos parecidos, existem algumas diferenças que você precisa considerar antes de criar sua estratégia de vendas.

Visibilidade

  • Loja virtual: É muito difícil os clientes comprarem produtos de lojas que eles não sabem que existem. Então, para gerar tráfego e ganhar reconhecimento, você precisa criar um layout atrativo para a sua loja virtual.
  • Marketplace: O marketplace é uma espécie de shopping online que recebe uma grande quantidade diária de visitantes. Como essa plataforma já tem um layout específico e um bom tráfego, você precisa tornar os seus produtos mais atrativos para que eles se destaquem da concorrência.

Divulgação

  • Loja virtual: Para que sua loja virtual tenha um alcance maior, você precisa investir em estratégias de SEO para melhorar o posicionamento dela no Google.
  • Marketplace: Por ter um volume considerável de acessos orgânicos, a divulgação não requer muitos investimentos. Mas é interessante usar estratégias de SEO para ranquear os seus produtos dentro do marketplace.

Custo operacional

  • Loja virtual: Uma loja virtual criada e gerenciada por uma plataforma de e-commerce costuma ter menos custos com taxas, manutenção e integração de aplicativos. Assim, você consegue ter melhor controle financeiro e uma margem de lucro maior.
  • Marketplace: Além de uma porcentagem sobre o valor dos produtos vendidos, o marketplace também cobra por alguns recursos de otimização de anúncios e de logística caso você queira impulsionar as vendas.

Estoque

  • Loja virtual: Você gerencia apenas um estoque.
  • Marketplace: Você gerencia mais de um estoque. No entanto, se tiver um sistema ERP integrado, é possível acompanhar tudo de um lugar só.

Concorrência

  • Loja virtual: Para ganhar autoridade, você precisa elaborar uma estratégia que vincule a sua loja virtual às redes sociais e criar conteúdo de qualidade.
  • Marketplace: Para ganhar autoridade, você precisa se dedicar mais à experiência do cliente. Ao fazer isso da forma correta, consegue bons resultados. Normalmente, o marketplace dá destaque para os lojistas com boas avaliações na plataforma. 

Como funciona um marketplace

Assim como qualquer shopping, o marketplace possui uma extensa vitrine (virtual) com uma grande variedade de lojas e produtos. Ele mostra tudo de que os clientes precisam saber antes de efetuar a compra, como, por exemplo, fotos, descrições e informações específicas sobre os produtos e a loja.

Vantagens de integrar sua loja virtual a um marketplace

Agora que já entendeu o conceito de marketplace, veja só as vantagens que ele pode trazer para você:

Mais visibilidade

As plataformas de marketplace são visitadas diariamente por muitas pessoas, em especial as mais populares. Logo, a sua vitrine tem grandes chances de receber uma grande quantidade de visitantes.

Aumento das vendas

Visitas são sinônimos de oportunidades de vendas. Se a sua vitrine está recebendo muitas visitas, é natural que as vendas aumentem. No entanto, é preciso ter bastante cuidado. Não basta criar um vínculo com o marketplace e cadastrar os produtos de qualquer jeito. É preciso caprichar nas fotos, nas descrições, nos preços e, acima de tudo, no atendimento.

Menos custos

O custo inicial para integrar sua loja virtual a um marketplace é baixo. Normalmente, cobra-se uma taxa de comissão sobre vendas, que consiste em uma porcentagem calculada para manter os serviços da estrutura oferecida, como ações de marketing, antifraude, cartão, chargeback, etc.

Integração com outras ferramentas

É possível integrar ferramentas de gestão e controle de dados, como CRMs, para otimizar os resultados da sua vitrine.

Como escolher o melhor marketplace?

Como existem muitas opções, avalie qual tipo de marketplace se adequa melhor ao seu mercado, levando em consideração as vantagens e desvantagens, a sua capacidade de investimento inicial, o seu público-alvo e a forma de pagamento.

Principais marketplaces do mercado

Abaixo, listamos os principais marketplaces do mercado para você decidir qual deles faz mais sentido para o seu negócio.

1. Mercado Livre

O Mercado Livre é o marketplace mais visitado da América Latina. Em média, ele recebe 219 milhões de usuários por mês. Sem contar com o ótimo suporte técnico, a facilidade na hora de criar anúncios dentro da plataforma e um amplo segmento de compradores.

2. Magazine Luiza

A Magazine Luiza é uma empresa relativamente nova no mercado, mas se tornou referência no quesito tecnologia e inovação. Ela conta com mais 35 milhões de acessos mensais, possui um amplo portfólio de produtos e benefícios para os lojistas.

3. Americanas

Eleita a marca mais querida pelo consumidor brasileiro, a Americanas possui mais 15 milhões de clientes ativos e 2,3 bilhões de visitas. Além da facilidade de integração, ela oferece treinamentos para ajudar a impulsionar as vendas.

4. Submarino

Se o seu público é jovem e antenado, o marketplace do Submarino é perfeito para você. Líder em inovação e referência em tecnologia em cultura pop, o marketplace recebe mais de 1 bilhão de visitas e 49 milhões de compras, sendo que 60% das vendas são feitas por lojistas.

5. Casas Bahia

Após uma longa jornada de sucesso no varejo físico, a Casas Bahia entrou para o mundo digital. Agora, ela faz parte da Via Marketplace junto com o Pontofrio e o Extra. Os três marketplaces possuem milhões de acessos mensalmente.

6. Extra

A rede Extra, conhecida por suas lojas multiformato, tem um marketplace que oferece criação de anúncios na própria plataforma e mais uma infinidade de funcionalidades.

7. Shopee

A Shopee é um dos marketplaces que mais cresceu nos últimos tempos. Ela ficou conhecida por sua variedade de produtos, preços competitivos e possibilidade de frete grátis.

8. Ponto

O peso de uma marca tradicional como a do Ponto Frio, uma das maiores redes varejistas do Brasil, é um fator determinante na hora de realizar uma compra. Logo, é uma excelente oportunidade para ampliar as vendas.

9. Shoptime

O Shoptime é o primeiro canal de home shopping do Brasil e um dos marketplaces mais antigos. Sua plataforma conta com mais 78 milhões de visualizações por mês.

10. Kanui

A Kanui é um dos maiores marketplaces de moda esportiva do país, bastante conhecido por suas promoções irresistíveis. Ela foi comprada pela Dafiti em 2015.

11. Dafiti

A Dafiti é considerada hoje como a gigante da moda. Fundada em 2011, a empresa vem crescendo muito. Em pouco tempo, a empresa ganhou prêmios, se expandiu para o Chile, Argentina e Colômbia, e adquiriu a Kanui e a Tricae.

12. Tricae

A Tricae é uma marca voltada para o público infantil. Depois de se unir ao Dafiti Group, a relevância do seu marketplace aumentou em grandes proporções.

13. Carrefour

O Carrefour, grupo francês que possui inúmeras lojas físicas ao redor do mundo, também opera um marketplace aqui no Brasil. Sua plataforma oferece os mais variados produtos e vantagens exclusivas, como recebimentos antecipados, venda a prazo e taxas competitivas.

14. Netshoes

A Netshoes, o maior marketplace de lifestyle esportivo da América Latina, recebe mais de 54 milhões de visitantes únicos por mês. Sua plataforma possibilita que os lojistas acompanhem a evolução do setor. 

15. Zattini

A Zattini faz parte do Grupo Netshoes, mas seu foco é a moda lifestyle. É uma ótima opção para quem opera no setor vestuário e deseja aproveitar a visibilidade da Netshoes, mas não se encaixa no setor esportivo.

16. Madeira Madeira

O MadeiraMadeira é um marketplace do segmento de Casa e Construção. Além da variedade de produtos e de aumentar a visibilidade dos seus parceiros, esse varejista oferece uma ótima experiência aos clientes.

17. Leroy Merlin

A Leroy Merlin, empresa referência para o segmento de construção, é pioneira no modelo de marketplaces para o seu nicho. Ela não apenas investe na sua área de atuação, como ajuda lojistas menores aumentando a visibilidade de seus negócios e consequentemente seu faturamento.

18. Centauro

Embora seja conhecida por sua rede de lojas físicas de artigos esportivos, a Centauro também possui um marketplace. Ele recebe cerca de 15 milhões de visitantes únicos por mês e 5 milhões de usuários nas redes sociais.

19. Amazon

A Amazon é pioneira no mercado de marketplaces. Atualmente, ela é avaliada como uma das marcas mais valiosas do mundo. Além de oferecer taxas menores e ferramentas inteligentes de precificação, a empresa dá a oportunidade dos lojistas internacionalizarem sua marca.

Ainda que existam algumas diferenças entre marketplaces, eles são uma mão na roda para quem quer aumentar o alcance da sua loja virtual em menos tempo e sem possuir muitos recursos.

Agora, se o marketplace por si só já gera bons resultados, imagine as vantagens que você pode ter ao integrá-lo à sua loja virtual.

Em vez de escolher entre um marketplace ou uma loja virtual, é possível ter o melhor dos dois mundos.

A Webstore faz integração nativa com todos os marketplaces que citamos agora a pouco, sem cobrar taxa de comissão sobre vendas. Ainda por cima, a nossa plataforma permite que você gerencie tudo de um só lugar.
Para saber todos os benefícios de fazer essa integração com a gente, clique aqui!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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