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Redes sociais: Guia prático para a produção de conteúdo

5 de dezembro de 2023

9 min

Neste artigo

Ei, empreendedor do e-commerce: procurando por um guia prático para a produção de conteúdo para as redes sociais? Preparamos um material especialmente para você, mas antes, uma observação importante. 

As redes sociais vieram para ficar. Hoje elas não são mais um simples passatempo dos finais de semana, onde você encontrava o amigo de escola de 20 (ou 40) anos atrás e acompanhava a vida de familiares distantes. 

O Brasil é o 3º país em tempo de conexão nas redes sociais do mundo, e isso reflete em outros aspectos: nos informamos, acompanhamos tendências e criamos novos hábitos apenas por estarmos tão conectados, o dia todo, todos os dias. A maior biblioteca do mundo, a do Congresso dos Estados Unidos, tem um acervo de 20 petabytes, que é 10% do que geramos em um único dia, no ano de 2023. 

Para o comércio eletrônico, as redes sociais são vitrine, canal de atendimento, checagem de reputação e ferramenta de marketing - tudo em todo lugar ao mesmo tempo, citando aquele filme vencedor do Oscar. E não à toa, já que dados da pesquisa de 2020 do ‘Data Never Sleeps’ mostra que são gastos, por minuto, US$1 milhão em compras pela internet no mundo todo. 

Sim, as redes sociais são o lugar para ver e ser visto no mundo moderno, para todos, das pessoas comuns às grandes marcas e celebridades. Pensando assim, a produção de conteúdo pode, sim, fazer a diferença entre chamar a atenção ou passar despercebido para as lojas virtuais. 

Confira nosso guia prático para a produção de conteúdo nas redes sociais e atualize sua estratégia de marketing digital para impulsionar suas vendas!

Guia prático de conteúdo: conheça sua audiência

Na comunicação, uma das máximas é que existem três elementos em qualquer troca: o emissor, a mensagem e o receptor. Nas redes sociais, o receptor da mensagem é a sua audiência, em toda a variedade que esses ambientes possibilitam. 

Por isso, é importante identificar as principais características do seu público-alvo para entender com quem você vai falar. Como se trata de uma loja virtual, a ideia é que sua audiência nas redes sociais seja o mais próximo possível do consumidor para quem você deseja vender seus produtos. E se houver diferença entre seus clientes e os fãs das redes sociais, talvez você tenha mais públicos-alvos do que imaginava. 😉

Conheça com quem está falando para direcionar a mensagem. Você não quer falar de botões com uma audiência que só está interessada em pregos, e vice-versa. A adaptação da mensagem faz parte do sucesso da sua estratégia. 

>> Leia mais: O que é público-alvo e como defini-lo para seu e-commerce

Pesquise e escolha as redes sociais para sua loja

As redes sociais podem ditar tendências, mas isso não vale para todas elas. Lembra do Clubhouse? Ou do Foursquare? Pois é. Às vezes, o “hype” não dura o suficiente para mudar comportamentos, ou as redes sociais simplesmente morrem. ⚰️✝️ 

Por isso, é essencial pesquisar o tipo de conteúdo publicado nas redes, sua audiência e o que é mais relevante para o seu mercado e sua estratégia de marketing de conteúdo. Atualmente, Instagram, Facebook e Pinterest podem ser boas opções, mas a decisão final precisa estar alinhada à sua estratégia de negócio. 

Considere todas as variáveis, da frequência de publicações recomendada até o tipo de mídia mais indicado, e compare com a persona da sua marca antes de escolher. 

>> Leia mais: O que é uma persona e como criá-la em minha loja virtual

Dedique-se às imagens e conteúdos visuais atraentes

Se a publicidade já dizia que uma imagem vale mil palavras, as redes sociais multiplicaram essa conta por 100. Então pode se dedicar à produção das imagens, vídeos e outros formatos tanto quanto aos textos.

Além de fotos de produtos interessantes, você precisa pensar em mensagens interessantes em carrosséis, vídeos, GIFs e os formatos que forem possíveis de publicar nas redes em que sua marca estiver presente. 

Porque nas redes sociais, o alcance das publicações também está relacionado à variedade de formatos, e postar apenas textos combinados com uma única imagem pode atrapalhar toda a sua estratégia de marketing digital. 

Você pode começar experimentando, usando recursos nativos de redes como Instagram e TikTok, e ferramentas como CapCut e Canva para testar e aprimorar suas habilidades. Existem muitas possibilidades quando o assunto é produção de conteúdo nas redes sociais. 

Nas redes sociais, a autenticidade é o mais importante

Para produzir conteúdo nas redes sociais, as histórias relevantes são interessantes, mas o mais importante é o que é autêntico, sem fingimentos ou falsidades. Isso vale para influenciadores digitais e para a sua marca também. Esse é o chamado marketing de conteúdo, que conta as histórias dentro da história de uma empresa. 

Conte a sua história real por meio de vídeos, fotos e textos. O tal storytelling é importante, mas ele precisa sempre estar ligado à sua trajetória até aquele momento. A coerência na sua mensagem tem mais relevância do que os efeitos que você usa nos vídeos ou fotos - e você precisa pensar nisso em todo e qualquer conteúdo a ser publicado. 

Lembre-se, também, que não existem recursos suficientes para disfarçar uma propaganda enganosa, e que nas redes sociais, aquilo que alguém quer esconder pode facilmente vir à tona.

Use e abuse das palavras-chave e técnicas de SEO

O famoso SEO, ou Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), é um conjunto de ferramentas e estratégias para melhorar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google ou Bing ou até mesmo nas redes sociais. É por meio dessas técnicas que você consegue  posicionar seu site ou post nos primeiros resultados, aumentar o tráfego para o seu site, visibilidade da sua página e claro, converter mais cliques em vendas.  

Essas são algumas das ferramentas ou estratégias de SEO que você precisa considerar para o seu site, página ou perfil:

  • Palavras-chave, em todo o conteúdo, para que os buscadores identifiquem o que é relevante para a pesquisa feita pelo usuário;
  • Conteúdo. Os buscadores querem facilitar a vida dos usuários, e por isso, valorizam o que é relevante e de qualidade. Capriche na hora de elaborar todos os textos do seu site;
  • Links, para conectar as páginas dentro do seu site e aumentar a credibilidade dele para os buscadores;
  • Responsividade, para que o site seja claro e de fácil entendimento para os buscadores e qualquer usuário com alguma dificuldade (conexão ou acessibilidade);
  • Experiência do Usuário. Esse critério tem ganhado cada vez mais importância, já que os buscadores têm preferido sites que oferecem uma boa experiência de navegação, design intuitivo e carregamento rápido. 

>> Leia mais: Guia de SEO para lojas virtuais: segredos e táticas para ranquear melhor nos buscadores

 Chamando sua audiência para a conversa com CTAs

Já reparou como muitos posts nas redes sociais terminam com uma frase como “conta qual foi a sua experiência” ou “e você, o que acha disso?”? Esses são os chamados Call-to-Action, ou CTAs, e foram pensados para manter a conversa acontecendo nas redes sociais. 

Por isso, vale acrescentar às suas publicações algo que incentive seu público a compartilhar um pouco das vivências ou opiniões - sempre respeitosamente, claro! Além de aumentar o engajamento dos seus perfis, essa estratégia também cria um senso de pertencimento a todos que comentam, já que muitas vezes as interações não se resumem a esse único comentário.  

Não esqueça de manter a frequência das publicações

As redes sociais são ambientes controlados pelos algoritmos, que decidem quais conteúdos serão entregues para quais usuários, entre outras coisas. Por isso, manter uma frequência de publicações é fundamental para garantir que sua audiência vai continuar interagindo com o seu conteúdo, e ele continuará sendo entregue. 

Para facilitar a gestão do conteúdo, adote ferramentas como o calendário editorial e a programação de conteúdo - muitas redes sociais já contam com esse recurso nativo, para facilitar a vida dos produtores de conteúdo e das marcas. 

O importante é que seus clientes e fãs sempre vejam - e lembrem de você.

Crie promoções e ofertas exclusivas

As redes sociais são tanto um ambiente para promover a marca quanto para divulgar promoções para os clientes da sua loja. Por isso, aproveite sua presença nelas para divulgar promoções exclusivas, como a de um produto que está parado no seu estoque há tempos, ou algo que você vai descontinuar do catálogo. 

O poder de compartilhamento dessas redes pode te surpreender! 

Engaje e fidelize seu público nas redes sociais

Ninguém gosta de falar sozinho, certo? Assim como você quer que os usuários interajam, eles querem ver respostas e interações da sua parte.

O guia prático para a produção de conteúdo nas redes sociais precisa incluir um tópico sobre responder comentários e interagir com stories compartilhados, por exemplo, porque essa estratégia faz parte da estratégia de marketing digital e de fidelização dos seus clientes.

Siga dicas para engajar com a sua audiência e você pode se surpreender com o resultado dessa conversa: de sugestões de produtos a ainda mais clientes para sua loja, o céu é o limite para as ideias que podem surgir a partir dessas interações.  

>> Leia mais: As 5 melhores ferramentas de atendimento para e-commerce 

Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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