Eduarda Guedes

27 de setembro de 2021

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O que é público-alvo e como defini-lo para seu e-commerce

4 min de leitura

O fato é que todo mundo gosta de ser bem atendido, seja no mundo digital ou físico, certo? Para atender bem seu público, você precisa entender qual o seu comportamento na internet como sua localização, porte, segmento e ticket médio. Assim, você pode definir o seu público-alvo. Para entender mais sobre esse assunto, continue a leitura e confira!

O que é público-alvo?   

Público-alvo são todas aquelas pessoas que consomem os produtos e serviços que seu e-commerce oferece. Esse público pode ser ou não diversificado, contudo, são pessoas que estão diretamente relacionadas com o seu negócio. 

Diferença entre público-alvo e persona

Embora a definição de público-alvo para o e-commerce seja simples, ainda causa algumas dúvidas sobre sua definição ou até mesmo confunde os empreendedores a respeito da definição de persona.  

No entanto, o público-alvo são pessoas ou organizações reais para as quais você direciona seus esforços em ações de marketing e vendas da sua empresa, e para identificá-lo é preciso fazer algumas pesquisas que incluem fatores comportamentais e demográficos. 

Por outro lado, a persona significa o perfil de comprador que seria seu cliente ideal. Ou seja, uma personagem fictícia que possui características dos seus clientes reais. Para desenvolvê-los, o empreendedor se baseia em pesquisas de público-alvo. Sendo assim, o seu público pode se interessar por seu produto ou serviço através da persona . 

A importância de escolher corretamente seu público alvo 

Como podemos ver, o público-alvo é essencial para o crescimento do seu negócio. A partir de uma escolha correta, empreender as ações mais adequadas e eficazes torna-se uma atividade mais fácil e com mais possibilidade de dar certo, trazendo resultados positivos para sua empresa. 

Além disso, evita gastos desnecessários, afinal, você não precisará investir capital e marketing publicitário em públicos errados, evitando impactos negativos e perdas para sua empresa. 

Vantagens de definir bem o seu público-alvo 

Após entender como identificar o seu público-alvo, é preciso ressaltar quais são as vantagens de defini-lo corretamente, com elas, você pode:

  • Melhorar a identidade e linguagem da sua empresa;
  • Entender como produzir o melhor conteúdo;
  • Identificar os melhores canais e eventos para criar;
  • Descobrir o timing das ações e lançamentos dos produtos;
  • Pensar nas melhores alterações e melhorias no produto.

Como definir seu público-alvo? 6 perguntas para te ajudar 

Para saber como definir o seu público- alvo, você deve questionar algumas reflexões que podem te levar as melhores respostas, essas perguntas são:

1.Quem são eles?

Aqui, você deve pensar em quais pessoas podem se identificar com sua marca. Para descobrir isso, você pode acompanhar quem segue, curte, compartilha e comenta seus conteúdos nas redes sociais.

2. Quais suas maiores dificuldades, problemas ou desejos? 

Não é necessário adivinhar os sentimentos dos seus clientes, basta se colocar no lugar deles. E isso pode ser feito conforme pesquisas embasadas, experiências anteriores e análises dos possíveis clientes.

3. Onde eles encontram as informações que necessitam diariamente?

Identifique os canais de comunicação ideal conforme seu público-alvo e busque se comunicar com eles com uma linguagem que pertença ao universo deles.

4.Qual o benefício do seu trabalho? 

Imagine as dores que seu produto pode solucionar do seu público-alvo. Isso é importante para melhorar o seu produto, superando a concorrência.

5. O que chama a atenção deles negativamente?

Aqui, é o momento de pensar no que o seu público não quer, o que considera ruim, negativo e o que não convém para eles. Aplicando ações contrárias ao que eles consideram ruim, você consegue cativá-los mais.

6. Em que eles confiam? 

Por fim, não deixe de priorizar a confiança do seu público-alvo, pois, isso garante a reputação de sua empresa, cuidando do relacionamento com os seus clientes. Assim, eles irão espalhar informações positivas da sua marca pela internet e afins.

Com essas 6 perguntas-chave, você consegue definir um público macro, e ir segmentando de acordo com seu modelo de negócio, mercado e produto. A partir desse direcionamento, seu e-commerce estará pronto para vender para as pessoas certas!

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