Marketing e vendas
Storytelling para vendas: como criar uma boa narrativa para conquistar os clientes
5 de novembro de 2022
O storytelling é uma técnica de comunicação milenar. Embora seja um termo bastante utilizado na atualidade pelos profissionais de marketing digital, estudos comprovam que a arte de contar histórias surgiu milhões de anos atrás com as pinturas rupestres.
Com o passar do tempo, é claro, outros recursos narrativos foram inventados. No entanto, o objetivo continua o mesmo: criar um vínculo emocional com o público-alvo para ganhar a atenção dele e, então, transmitir uma mensagem de forma eficaz.
No contexto comercial, o storytelling para vendas é uma excelente ferramenta para envolver os clientes e encorajá-los a tomar alguma ação.
Neste artigo, você entenderá a importância do storytelling para vendas e como criar uma narrativa arrebatadora. Boa leitura!
O que é storytelling?
Storytelling é a arte de contar histórias de uma forma mais interessante, utilizando palavras-chave, imagens, sons e outros recursos que contribuem para o melhor entendimento da mensagem a ser transmitida, a fim de cativar a audiência.
Como seu principal objetivo é prender a atenção das pessoas, imagine como essa técnica ajudaria a fomentar as vendas da sua loja virtual…
O Storytelling para vendas é um jeito de envolver os clientes, de modo que eles engajem com a sua marca. No entanto, é fundamental que você estruture muito bem a sua história para não se perder em alguma parte da narrativa.
O processo de construção do enredo é o primeiro passo para que sua narrativa seja forte, comovente, inspiradora e capaz de converter leads em clientes.
Storytelling para vendas: por que devo utilizar?
Ainda que você tenha uma estratégia de vendas eficaz, o storytelling para vendas é uma ótima maneira de proporcionar uma ótima experiência aos consumidores e ganhar de uma vez por todas a confiança deles.
Confira os benefícios de aplicar o storytelling na sua estratégia de vendas.
Conteúdos criativos
Sabemos que criar conteúdos originais e de qualidade é indispensável para que a sua marca ganhe autoridade.
Assim, uma boa narrativa não apenas atrai a atenção inicial do público e o educa quanto a sua proposta de valor, como também os conquistam e fazem com que eles sempre aguardem ansiosamente pelas próximas novidades.
Hoje em dia, existem muitas formas de utilizar o storytelling para conversar com o seu público sem começar com “era uma vez”. Fotografias, vídeos, infográficos e slides, por exemplo, são ótimos recursos narrativos para você utilizar como um pitch de vendas diferenciado.
Nutrição de leads
É difícil prospectar leads qualificados, não é mesmo? Por isso, você não pode os perder!
Seus potenciais clientes precisam continuar interessados nos seus produtos e serviços e, principalmente, no que você tem a dizer.
Portanto, o storytelling para vendas é uma excelente oportunidade para mantê-los engajados dia após dia.
Quem sabe faz ao vivo
Engane-se o vendedor que pensa que o storytelling não pode ser utilizado em um pitch de vendas. A arte de contar uma história não se baseia apenas na produção de cenários utópicos ou personagens fictícios, mas sim de organizar informações de um jeito criativo para prender a atenção dos clientes.
Durante uma ligação telefônica, por exemplo, onde não há contato visual, a forma que você conta a história de um cliente que passou pelas mesmas coisas que seu lead e conseguiu ótimos resultados depois de utilizar um dos seus produtos ou serviços é o que contará no final.
Logo, o storytelling pode ser aplicado a vários momentos e situações corriqueiras. Basta saber aplicá-lo corretamente.
Como criar um storytelling para vendas arrebatador?
Agora que já sabe sobre o conceito do storytelling e como ele pode melhorar as suas vendas, conheça uma técnica imprescindível para criar uma narrativa arrebatadora.
Data Storytelling
Data Storytelling é uma técnica utilizada por empresas que necessitam analisar dados para facilitar a tomada de decisão e existe um bom motivo para isso.
Estudos apontam que as pessoas são mais propensas a se lembrar de histórias, não de estatísticas. Portanto, uma maneira mais simples e eficiente de atrair o público-alvo e fazer com que ele compreenda as análises de dados e se mantenha interessado por elas é por meio de uma boa narrativa.
Segundo Joseph Campbell, escritor renomado no segmento literário, a Jornada do Herói é ideal para fazer isso. Basicamente, ela consiste em 7 etapas: introdução, conflito, recusa do chamado, ajuda necessária, superação, grande virada e conclusão.
Imagine a seguinte situação:
“João tem uma loja virtual de tênis esportivos que estava indo de vento em popa (Introdução). No entanto, ele percebeu nos últimos dias que algumas falhas técnicas, como instabilidade e lentidão, estavam prejudicando sua performance (Conflito).
A princípio, ele não queria mudar de plataforma com medo de que a migração fizesse com que a sua loja perdesse a relevância no Google ou de não conseguir fazer backup de dados importantes (Recusa do chamado).
Porém, a Webstore mostrou para ele que isso não aconteceria. Pelo contrário, todos esses processos seriam rápidos e simplificados. A única coisa com que João teria que se preocupar era com as vendas (Ajuda necessária).
Assim, João paga para ver e aceita fazer a migração (Superação). Para sua surpresa, em pouco tempo, seus problemas de performance sumiram e ele voltou a ter ótimos resultados. (Grande virada). Suas vendas aumentaram em 20% e até hoje ele se pergunta porque não mudou de plataforma antes (Conclusão).”
Veja que a história acima contém começo, meio e fim, e que cada uma das informações são apresentadas de modo a orientar a sua leitura.
Para que seu Data Storytelling funcione você precisa conhecer as dores do seus leads e os desafios que eles enfrentam diariamente. Só assim você conseguirá construir uma narrativa relevante que se encaixa perfeitamente ao contexto deles.
O que devo fazer para que meu storytelling para vendas seja um sucesso?
- Utilize uma linguagem simples e persuasiva;
- Conheça muito bem o seu roteiro para não esquecer detalhes importantes;
- Pratique o storytelling com frequência. Lembre-se de que tudo o que faz repetidamente, gera excelentes resultados no futuro;
- Para que sua história seja fluida, ela precisa ter começo, meio e fim;
- Não foque muito no quão o seu produto é maravilhoso, mas como ele pode solucionar as dores dos seus clientes;
- Use dados relevantes;
- Seja criativo!
Pronto para encantar os seus clientes?
O storytelling para vendas é uma ótima maneira de se comunicar com os clientes e fazer com que eles se conectem com a sua narrativa.
Entretanto, essa técnica envolve uma profunda compreensão das emoções humanas e suas motivações.
Por isso, para que sua história cumpra o objetivo, você precisa conhecer muito bem o segmento do seu negócio, entender cada detalhe dos seus produtos e serviços, e saber quais são as principais dores e necessidades dos seus clientes.
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