Gustavo Perina

27 de dezembro de 2021

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Conteúdo interativo: como trazer vida para seu marketing de conteúdo

7 min de leitura

Conteúdo interativo é um tipo de material que incentiva a intenção do usuário, ao mesmo tempo que transmite informações. Na internet, mais especificamente, no marketing de conteúdo, ele ganha uma série de modelos, principalmente em e-books e blog posts.

Assim, as marcas podem conviver com a participação dos consumidores em seus conteúdos. Podemos afirmar que o marketing de conteúdo proporcionou um sentido de consumo passivo. Logo, as marcas publicam conteúdos e esperam o feedback dos usuários, através de likes, reações, comentários, compartilhamentos ou até mesmo pelo comportamento de navegação em sites e blogs.

Vale pensar que o conteúdo interativo proporciona uma abordagem mais estimulante e divertida para o consumidor, considerando a grande variedade de materiais que existem para se consumir na internet. Afinal, ele demanda que usuários se comuniquem com o material para captar a informação desejada, e, de forma bem mais atrativa, apenas ler um texto.

Cada interação obtida através do conteúdo simboliza um sinal do consumidor para a marca. Dessa forma, o conteúdo interativo sinaliza se as pessoas realmente consumiram material. Além de proporcionar uma experiência bem mais agradável ao consumidor.

Quais são os benefícios de um conteúdo interativo?

Como podemos ver, o conteúdo interativo está cada vez mais forte no marketing. Isso porque ele pode proporcionar diversos benefícios para a sua estratégia.

Alia conteúdo e experiência

Os e-books, infográficos e blog posts, por exemplo, são materiais que podem educar o consumidor, já que trazem muita informação. Assim, quando eles se tornam interativos agrega um valor que atrai e engaja as pessoas, ou seja: a diversão. Portanto, o conteúdo interativo alinha informação e entretenimento, deixando usuário estimulados a consumir aquele conteúdo.

Aumento do engajamento com sua marca

Isso gera uma solução no marketing, que, por sua vez, após tanto crescimento, acabou saturando os consumidores com muitos estímulos em posts em blogs e redes sociais, muitas vezes sem relevância ou qualidade. Isso acaba dando espaço para uma modalidade interativa que, além de aumentar o tempo de engajamento, também afeta o nível de envolvimento com a marca.

Aumenta a quantidade de feedback dos usuários

Considerando que o conteúdo interativo fornece dados durante o consumo do conteúdo, você pode estudar as visualizações, clicks e interações de cada elemento do seu material interativo e também avaliar pontos de saída. Coletando dados valiosos sobre o seu público-alvo, seus comportamentos, dores e necessidades, é possível utilizá-los para otimizar suas estratégias. 

Resultados em leads

Considerando tudo isso, podemos concluir que o conteúdo interativo não gera apenas engajamento, ele também traz resultados em leads, vendas e faturamento para as empresas. Isso porque esse modelo de conteúdo, com apelo visual, oferece uma experiência mais rica e assertiva para despertar o desejo dos consumidores. Sem falar que, prendendo a atenção deles, é possível guiá-los na sua jornada até a conversão.

Conteúdo interativo: conheça os diferentes lugares para produzir marketing de conteúdo.
Mulher navegando nas redes sociais
Aproveite ao máximo todos os conteúdos para atingir seu público-alvo!

Quais tipos de conteúdo interativo produzir?

Para aprofundarmos melhor sobre o que é um conteúdo interativo, vamos indicar alguns materiais com exemplos que podem inspirar a sua produção. Esses materiais podem ser publicados separadamente, de forma complementar ou se tornarem apenas um conteúdo. Confira:

E-books

Substituindo aquele tipo de PDF estático, você pode criar um conteúdo para apresentar as informações que seu potencial cliente procura em formato de e-book. A combinação pode ser feita com textos, vídeos, imagens, gráficos e animações. Tudo isso leva interatividade e apelo visual, tornando o e-book muito mais interessante e agradável de se consumir.

Landing Pages

Sabemos que o objetivo principal das Landing Pages é exagerar conversões. Então, que tal adicionar a interatividade nessas páginas para auxiliar no estímulo do visitante e convencimento a deixar seus dados de contato para se tornar um lead?

Questionários

São materiais que apresentam uma linguagem mais séria e aprofundados. A ideia desse conteúdo interativo não é apenas entreter, mas especialmente ajudar o consumidor na sua jornada.

Os questionários podem aparecer como topo ou fundo de funil, respectivamente, ajudando o usuário a identificar suas necessidades e mostrando qual a solução mais adequada para seu problema.

Vídeos

Já são um tipo de conteúdo envolvente, visto que ele possui um visual e uma narrativa mais dinâmica que os conteúdos textuais ou passivos. No entanto, eles podem ser ainda mais atraentes se convidarem as pessoas para interagirem com o conteúdo.

No YouTube, por exemplo, existem possibilidades de interações imediatas, como permitir a introdução de botões que redirecionam os usuários para outros vídeos. 

Como produzir conteúdo interativo? 5 dicas para aproveitar essa estratégia

Antes de tudo, para produzir conteúdos interativos é necessário criar uma persona, conhecer as dores do seu público e definir seus objetivos. A partir disso você tem tudo em mãos para ajudar na sua estratégia de marketing de conteúdo. Veja algumas dicas:

  1. Utilize conteúdos que você já tem: escolhas os materiais já produzidos e que tenham um potencial para interatividade e entregue um novo formato e propósito para eles;
  2. Produza conteúdo interativo para as etapas do funil: aqui é necessário avaliar as dores da persona e os seus objetivos de marketing para definir quais conteúdos serão produzidos pensando nas etapas do funil. Isso é fundamental para que seu conteúdo interativo cumpra sua função no ciclo de vendas, ao invés de desperdiçar esforços com publicações sem relevância;
  3. Crie conteúdos interativos com layout responsivo: já está claro que, atualmente, a maioria dos usuários usam os dispositivos nas etapas de sua jornada de compra. Por isso, é necessário incluir essa responsividade no conteúdo interativo. Ou seja, se certificar que todos os elementos que envolvem esse tipo de conteúdo funcionem em qualquer tamanho de tela;
  4. Otimize as estratégias com dados conectados: como já foi dito, os conteúdos interativos permitem que você colete alguns dados sobre como usuário se comportou diante do seu conteúdo. Esses dados podem ser utilizados para gerar insights e otimizar suas estratégias de marketing. Com eles é possível conhecer melhor o consumidor, construir a pessoa da marca, otimizar a segmentação das campanhas de marketing, personalizar abordagens de melhorar as vendas;
  5. Capture os dados de contato dos visitantes: os dados coletados também servem para nutrir os clientes ao longo do Funil de vendas. Isso pode ser feito através de um questionário, por exemplo, onde é possível liberar as respostas apenas depois que o usuário informar o seu contato. É interessante mostrar o benefício que você vai oferecer se ele informar os dados de contato.

Ferramentas para produzir conteúdos interativos

Para te ajudar a começar a produzir conteúdos interativos, é possível utilizar ferramentas. Isso também te ajuda a economizar na contratação de um desenvolvedor, já que você pode criar dezenas delas por conta própria, apenas usando o template e recursos práticos. algumas opções são:

  • Typeform: é uma ferramenta que possibilita a criação de conteúdos interativos, como formulários, pesquisa, crises e enquetes;
  • Thinglink: se permite criar infográficos, apresentações, mapas e vídeos interativos, além de oferecer recursos para fotos e vídeos em 360 graus;
  • Ion: oferece template com layout responsivo para vários tipos de conteúdos interativos, além de incluir recursos de teste de otimizações e de mensuração, permitindo que você analise as conversões e descubra se os conteúdos atingiram os resultados desejados .

Após saber a importância do conteúdo interativo para suas estratégias de marketing, é notável que estamos nos referindo há um tipo de conteúdo que pode destacar suas suas publicações dos concorrentes.

Diante da imensidão de post de blog e e-books que sobrecarregam o consumidor de informação, você não vai perder a oportunidade de ser um diferencial no e-commerce, não é mesmo?

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