Eduarda Guedes

12 de julho de 2021

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Topo de Funil (ToFu): O que é e como montar conteúdos

5 min de leitura

Um desafio para as empresas que buscam novos clientes para seus produtos e serviços é produzir conteúdo adequado para publicar no site, no blog e em outros canais. 

Isso porque um conteúdo com foco mais "vendedor" pode afastar uma grande parte do seu público-alvo — o que se aplica, principalmente, àquelas pessoas que ainda estão no estágio inicial da jornada de compra.  

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos falar sobre os pontos principais do Topo de Funil, a primeira fase do Funil de vendas

O que é Topo de Funil?

O Topo de Funil (ToFu) é a primeira etapa do funil de vendas, é nele que se desenvolve a fase de conscientização. Ou seja, o lugar em que se desperta o interesse futuro do usuário. 

Esse despertar é fundamental para os negócios, afinal, as pessoas precisam de um motivo para realizar uma compra, certo? Por isso, é preciso ter esse espaço para educar possíveis compradores, tornando-os clientes efetivos da sua marca. 

O topo de funil tem extrema importância para obter sucesso em suas vendas, pois é nele que você vai atrair um número maior de pessoas que podem descobrir o seu produto ou serviço, como uma necessidade para eles. 

Com isso, o topo de Funil é um ponto de partida para qualquer negócio. Veja, alguns pontos importantes dessa etapa:

Primeiro contato

Quem não já ouviu aquele ditado "A primeira impressão é a que fica"? Oferecendo um ótimo conteúdo inicial, respondendo questões simples para o dia a dia do cliente, ele pode ter interesse em saber mais sobre outros conteúdos e possíveis soluções para problemas que ele nem sabia que teria, atraindo novos pontos de vista para o consumidor.

Realiza descobertas

Ao despertar sobre possíveis problemas, o cliente busca soluções para resolvê-los. Desse modo, ele terá mais curiosidade em se educar para resolver essa questão. 

Educa os usuários

Quando alguns problemas são descobertos, automaticamente as pessoas se interessam em saber mais sobre o assunto. Inicialmente, elas não têm nenhum tipo de contato ou material para ser lido. Então, o Topo de Funil poderá determinar se aquilo que o usuário procura resolverá os seus problemas. Sendo assim, é essencial ter um conteúdo apropriado e valorizado, que possa educar o seu público e oferecer resultados para suas demandas. 

Como montar conteúdo do Topo de Funil? 

Não é difícil montar um conteúdo de Topo de Funil, porém, uma vez que as pessoas precisam ser atraídas por sua marca através dele, é necessário deixar seu conteúdo bem elaborado. 

Se pensarmos no quão vasta é a internet, apresentar um conteúdo mediano dificilmente os clientes serão atraídos. Portanto, é preciso caprichar. Veja o que é preciso para montar um conteúdo de Topo de Funil de sucesso

Acessibilidade 

Como você quer atrair um público, deve facilitar o acesso para as pessoas. Sendo assim, é crucial que o conteúdo de maior volume seja de fácil acesso. Para isso, o material deve ser encontrado facilmente e também com uma boa legibilidade

Clareza e objetividade

Se você não produzir um conteúdo claro, o usuário ficará confuso e sairá da sua página rapidamente. Procure sempre manter as informações sem exageros e deixe a leitura leve. Assim, o leitor ficará satisfeito e pode se interessar pelo seu conteúdo. 

Deixe a sua marca oculta 

Ninguém gosta de propagandas invasivas, certo? É exatamente por isso que foi criado o funil de vendas, inclusive a palavra "funil" deixa claro que as pessoas vão descendo gradualmente para só no final serem convencidos a uma jornada de compras. 

Portanto, desperte a curiosidade do usuário utilizando métodos apropriados para o seu objetivo. 

Formatos de conteúdo para Topo de Funil 

Com um conteúdo de qualidade, a possibilidade de gerar leads é imensa, sendo assim, você tem grande potencial de convencer os usuários a fechar uma venda. Para isso, é essencial utilizar os formatos de conteúdo para topo de funil, os principais são:

Blog posts

Esse é um dos principais formatos de conteúdo do Topo de Funil. Textos para blog podem conter os temas que você pretende desenvolver para, potencialmente, se tomar uma demanda. 

Geralmente, são textos apropriados às regras de SEO que se tornam uma ferramenta especial, capaz de garantir: ranqueamento no Google, qualidade em seus textos, alta legibilidade e escalabilidade otimizada.

Isso garante reconhecimento e pode te levar a um case de sucesso, ou seja, uma postagem com bastante acesso, destacando o seu negócio. 

Redes sociais 

A ideia inicial do Topo de Funil é atrair os clientes, aumentando o tráfego de visitantes. Desse modo, uma ótima oportunidade de despertar o interesse de potenciais clientes, é recorrer às redes sociais, tais como Facebook, Instagram, Twitter, entre outros. Para isso você precisa: 

  • Inserir uma capa com imagens de alta resolução, chamativas de um blog post;
  • Copiar a URL do post e colar em uma publicação nas redes sociais;
  • Escrever uma pequena legenda relevante, envolvendo o assunto do post para que as pessoas fiquem curiosas e abram esse link, sendo redirecionadas para seu blog.

Não restam dúvidas que o Topo de Funil é essencial para o crescimento do seu e-commerce, não é mesmo? Afinal, aqui você pode atrair, educar e conquistar usuários para uma jornada de compra. 

Para isso, é preciso apenas um conteúdo para Topo de Funil elaborado de maneira correta, focalizando sempre na resolução de problemas da persona. 

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