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Fundo de Funil (Bo-Fu): O que é e como montar conteúdos

26 de novembro de 2021

5 min

Neste artigo

Após atrair e despertar o interesse do visitante no topo do funil e de mostrar como sua solução pode ajudá-lo no meio de funil, você pode finalmente passá-lo para o próximo estágio: o do Fundo de Funil. É nessa etapa — que também é chamada de BoFu por causa do termo em inglês, bottom of the funnel — que seu Lead está mais próximo de se tornar um cliente. 

No artigo de hoje, vamos falar sobre os pontos principais do Fundo de Funil, a última fase do Funil de Vendas

O que é o Fundo de Funil?    

Basicamente, o Fundo de Funil é o estágio final do procedimento de venda, ou seja, quando o Lead está próximo de se tornar um cliente, está pronto para a compra. Os Leads que chegam nessa etapa são muito relevantes para a empresa.  

Afinal, o BoFu é a fase mais esperada, na qual o Lead já compreendeu o problema que tem e a área em que o seu produto ou serviço atua, além de já ter comparado soluções e buscando opções para resolver sua situação. Agora, ele já está considerando as vantagens e desvantagens para fazer a compra

Como montar conteúdos de Fundo de Funil?

Quando você for elaborar os materiais do Fundo de Funil, é necessário que você monte-o, mostrando ao seu potencial cliente que você tem a melhor alternativa possível para o problema dele. 

Sabemos que o maior volume de conteúdo deve ser dedicado ao Topo de Funil, assim, no Fundo de Funil os materiais devem ser em menor quantidade. No entanto, eles devem focar mais na abordagem, para venda, considerando que os usuários estão prontos para comprar. 

O que está em jogo nessa etapa é a decisão do cliente. Por isso, é necessário que seu material seja uma fonte de informações para responder algumas perguntas como "por que comprar este produto?", “como ele funciona?”, “tem um bom custo-benefício?", etc. Para facilitar, seu time de vendas pode oferecer um auxílio de fornecimento de informações para produção desse conteúdo.

Se formos comparar a etapa do Fundo de Funil com as anteriores, é notável a mudança de foco do conteúdo e o alinhamento com as estratégias de vendas da sua empresa. Aqui, o que importa é oferecer informações que irão conduzir o Lead até a compra, ao invés de discutir problemas ou apresentar o segmento do seu negócio. O objetivo é idealizar o seu produto ou serviço como a solução para o cliente.

Formatos de conteúdos para Fundo de Funil                                                   

Os conteúdos de Fundo de Funil podem ser representados como catálogos de produtos, teste gratuito de ferramentas e cupons de oferta, consistindo em formatos mais indicados desta etapa. Confira! 

Catálogo de produtos 

O catálogo, como o nome já indica, é uma lista organizada de produtos oferecidos por sua empresa. Nele pode conter algumas informações adicionais como fotos, código, descrição e preço. 

Se você já tem um catálogo de produtos ou de serviços que a sua empresa oferece, o trabalho fica ainda mais fácil, levando poucos minutos para ser feito. Basta disponibilizá-los para seu Leads de Fundo de Funil em uma Landing Page e está pronto!

Avaliação gratuita da ferramenta  

Quando você oferece diagnósticos, conversa com especialistas da empresa e avaliações gratuitas, é transmitido um domínio sobre um assunto. Além disso, podem ser uma relação interessante para ambos, visto que você consegue mostrar seus conhecimentos  e o Lead irá vislumbrar caminhos sem seu negócio. 

Lembrando que não é tão difícil de fazer, exige em média 30 minutos do seu tempo para cada Lead, além de se transformar em um trabalho rotineiro para sua equipe de vendas. É um tempo investido em Lead que são bastante qualificados, em outras palavras, estão em um ponto muito próximo da compra. 

Cupons de ofertas, promoções, frete grátis e pedido de demonstração             

Oferecer oferta de tempo limitado, também é algo apropriado para o Fundo de Funil. Isso pode estimular ao público um interesse no consumo do produto ou serviço. Aposte em cupons de ofertas, promoções e frete gratuito. 

Assim, seus clientes, de fato, irão consumir o que você oferece, entretanto com condições mais viáveis para eles. Caso a experiência seja positiva, é possível que voltem a fazê-lo pelo valor integral futuramente.             

Bem como oferecer pedidos de demonstração como teste grátis, amostra grátis e orçamento do seu produto e serviço. Essa oferta ajuda a decisão do consumidor a se concretizar, pois ela irá depender da sensação que o cliente terá ao conseguir experimentar o produto ou serviço que você oferece.        

Por fim, não esqueça que um bom conteúdo de Fundo de Funil precisa ser decisivo para a quantidade de conversões da sua empresa. Sendo assim, mantenha  o material informativo e específico, já que seu público está qualificado e possui interesse no seu produto ou serviço.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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