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Meio de Funil (Mo-fu): o que é e como montar conteúdos

1 de novembro de 2021

6 min

Neste artigo

Os conteúdos produzidos para o meio de funil devem ser o mais específico possível, pois este conteúdo é para alguém que já tem conhecimento do assunto que seu negócio atua e já compreendeu que possui um problema a ser resolvido. 

Se você também tem dúvidas sobre qual o tipo de conteúdo que deve ser produzido para os clientes que se encontram no meio de funil, leia esse artigo completo e saiba qual o conteúdo que pode conquistar seu cliente e promovê-lo dentro do funil. 

O que é MoFu? 

MoFu significa "funil médio". E quem fica no meio é aquele que já está em fase de consideração de um problema e busca informações mais aprofundadas que possam ser eficazes. 

Um desafio para empresas que buscam novos clientes para seus produtos e serviços é produzir conteúdo adequado para publicar no site, no blog e em outros canais. Isso porque um conteúdo com um foco mais “vendedor” pode afastar grande parte do seu público-alvo – o que se aplica, principalmente, àquelas pessoas que ainda estão no estágio intermediário da jornada de compra.

Esta é a parte mais estreita do funil de vendas. Isso porque agora você tem mais pessoas interessadas na solução que sua marca tem a oferecer. No entanto, este não é o momento em que a venda acabou. 

Por serem mais curiosos, os clientes precisam saber mais sobre o assunto e precisam de um conteúdo mais aprofundado para ter certeza de que desejam comprar um produto ou serviço.

O diferencial do meio do funil é que os dados que seu departamento de marketing fornece sobre seus leads são mais detalhados do que o topo de funil. Aqui o público tem um conhecimento melhor do que no período anterior. Portanto, os clientes precisam saber mais sobre a solução para suas necessidades. 

É por isso que é importante considerar a mídia de funil, porque é uma relação de mão dupla: enquanto sua empresa estiver entregando conteúdo para seus clientes, ela continuará. Fornece dados que irão ajudá-lo a aprender e guiá-lo para o próximo estágio da jornada do cliente. 

Normalmente, o conteúdo é mais restrito no meio do funil.  Na verdade, quando as pessoas tiverem pensado em resolver um determinado problema, o conteúdo deve dar um passo adiante e explicar em detalhes o assunto que interessa ao seu personagem e sobre o qual está procurando conhecimento. 

Normalmente, você obtém informações sobre seus compradores em potencial assim que eles se conectam, ou seja, eles baixam alguns dos diversos materiais que você oferece. Por exemplo, se você baixar determinado conteúdo, deve fornecer as seguintes informações: nome, e-mail, telefone (opcional), empresa para a qual trabalha, profissão, etc. 

Com um melhor entendimento das características e preferências do seu público consumidor, será muito mais fácil resolver objeções e preocupações sobre seu produto ou serviço.

Como montar conteúdos de Meio de Funil

O conteúdo no meio do funil deve fornecer mais informações na mídia escolhida, e deve apresentar soluções para o seu público e não deve exagerar nas menções ao seu negócio. 

Deve ser um conteúdo que agregue ao usuário e possa fornecer informações sólidas sobre os problemas que ele está enfrentando. Quer um exemplo, supomos que seu e-commerce vende smartphones, um dos clientes já pesquisou sobre uma marca determinada e ainda conversou com um atendente virtual sobre ela. 

Na mesma semana, seu blog anuncia para ele que fez um artigo sobre todas as vantagens e desvantagens de adquirir este smartphone, ele leu e interagiu com o conteúdo, deixando um comentário e verificando as condições para adquirir o aparelho. 

Este é um cliente que já está no meio do funil, pois ele buscou por uma solução, se cadastrou no site, recebeu novidades de conteúdos sobre a solução que ele está cogitando adquirir, leu um conteúdo denso sobre o assunto e interagiu. 

Formatos de conteúdo para Meio de Funil

Neste ponto, você pode limitar o acesso ao consumo de conteúdo e fornecer material rico e aprofundado. No meio da tremonha, você pode usar as seguintes ferramentas:

Posts de blogs

O texto do blog também pode ser usado no meio do funil. No entanto, o conteúdo deve ser direcionado a um público que já possua um conhecimento básico do assunto. 

Investir em conteúdo com dados mais aprofundados, ou textos mais detalhados e informativos sobre um problema específico e como resolvê-lo.

Newsletters personalizadas

As newsletters personalizadas oferecem conteúdo mais aprofundado do que o topo da cadeia. 

Aqui você pode oferecer produtos e serviços e contar um pouco mais sobre o seu negócio.

E-book

Um e-book é adequado para lidar com tópicos mais complexos que são grandes demais para uma única postagem no blog. Esta é uma excelente oportunidade para esclarecer as dúvidas do público e falar um pouco sobre as soluções oferecidas pela sua empresa. 

A vantagem pública é que pode ser disponibilizado e descarregado em formato PDF, desde que o visitante forneça os seus contatos Isso facilita para os clientes chegarem mais perto do fundo do funil de vendas.

Conclusão

O conteúdo no meio de funil deve ser bem mais direcionado ao conhecimento do usuário do que na divulgação da marca ou e-commerce. Isso gera no cliente segurança para ele adquirir o produto no tempo certo, sabendo todas as vantagens que este produto pode trazer. 

O meio de funil são os clientes que já têm consciência do problema, mas que ainda não pretendem adquirir uma solução, ainda estão na fase de aprender mais sobre este problema e quais são as possíveis soluções para ele. 

Divulgar sua loja ou sua marca neste estágio do funil pode gerar insegurança e rompimento no relacionamento com o cliente. Então, cuidado com o perfil do conteúdo, tenha apenas certeza que ele irá agregar para a decisão do cliente sem obrigá-lo a tomar imediatamente. 

Por fim, conheça seu público, essa é a principal chave para o sucesso do conteúdo, quando mais personalizado, agregador e acessível seu conteúdo for para o perfil de persona que você trabalha, mais assertivo você será na divulgação deste conteúdo. 

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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