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6 dicas para engajar mais seu público-alvo

8 de outubro de 2021

7 min

Neste artigo

Gerar engajamento é um dos principais desafios hoje na internet, com um alto nível de informação e com diferentes fontes, o público-alvo precisa ser sempre surpreendido para que reaja a uma postagem nas redes sociais. 

Se você também pretende cativar esse público e transformá-lo em seu cliente, o engajamento deve ser o primeiro passo, por isso, preparamos uma lista com as melhores dicas para que você engaje muito na internet e venda muito nas redes sociais

Leia este artigo até o final e anote essas dicas para fazer seu engajamento aumentar muito. 

O que é engajamento?

O engajamento é o relacionamento que um usuário tem com sua personalidade ou com a personalidade da empresa. 

Curtidas, comentários, preenchimento de formulários, envio de materiais, inscrição em newsletters e muito mais, são meios de estabelecermos interações com nosso público-alvo. Com isso você ganhará relevância e influência na internet, e terá credibilidade, além de conquistar mais clientes e transformá-los em promotores do seu negócio ou produto.

Investir em posts e divulgações altamente interativas e que retratam a essência da sua empresa são fundamentais para encontrar o público certo no momento certo e gerar o relacionamento com ele

Dicas matadoras para engajamento do seu público-alvo 

Chegamos a parte mais importante do nosso artigo, vamos contar os 6 principais segredos para você ter muito engajamento e conquistar mais clientes

1. Saiba com quem falar

Para gerar engajamento e produzir conteúdos que tenham a ver com o seu público é fundamental conhecer a sua persona ideal, saber o que a faz pensar no seu produto, como é o processo de compra e o que a motiva a interagir e te divulgar. 

Muitos acreditam que apenas gerar conteúdo é o suficiente, mas não é. Gerar um conteúdo convidativo, construtivo e que tenha utilidade para o seu público são formas muito inteligentes de conquistar esse engajamento

A pesquisa de mercado é muito popular, onde fornece percepções interessantes sobre a dinâmica entre diferentes públicos e a internet. No entanto, você pode usar sua base de clientes existentes e fiéis para fazer essas pesquisas mais objetivas.

Você pode responder a perguntas simples sobre tipo de plataforma, linguagem, abordagem preferencial e muito mais. Com isso saber quais são os pontos que agradam ou não o seu público-alvo e o conteúdo que mais interessa para eles. 

Usar os resultados dessas pesquisas para criação de uma persona facilitará saber qual o seu cliente ideal e como chegar nele. A persona vai contribuir para a criação de campanhas no marketing digital, divulgação de produtos e serviços, personalização do atendimento e muito mais. 

Entendendo com quem e para quem você quer se comunicar são os primeiros passos para  conquistar na primeira postagem. 

2. Esteja nas redes sociais

Estar presente nos canais que o seu público consome conteúdo pode ajudar muito, principalmente nas redes sociais, como o Instagram, a qual têm crescido muito no quesito engajamento, e entre outras mídias que estão caindo nas graças do público. 

A comunicação por meio das redes sociais está ligada a uma solução rápida, simples e prática, por isso muitas empresas atualmente oferecem atendimento, vendas e conteúdos em diferentes redes sociais, para atingir diferentes perfis do funil de vendas. 

Estar com eles em um ambiente mais descontraído e na maioria das vezes dando dicas para o dia a dia, trazem mais humanidade na comunicação empresa-público, e por isso as redes sociais são tão importantes. 

Lembre-se sempre de entender o perfil do seu público e a linguagem dele, assim você conseguirá saber qual é a rede social que mais trará resultados para sua empresa. 

3. Tenha um plano de marketing digital

É fundamental planejar o seu marketing digital para que você possa obter os dados e as informações utilizadas nos indicadores de desempenho da sua estratégia. Neste ponto, é interessante fornecer uma visão geral das metas e objetivos, como abordá-los e os dados traçados para medir a eficácia dessa jornada. 

Considere investir em estratégias patrocinadas e orgânicas, como anúncios no Facebook, para diversificar seu tráfego. Agora também é a hora de adaptar a linguagem à plataforma e ao público-alvo. 

Em outras palavras, se os resultados da sua pesquisa mostram um público-alvo interessado em seu vídeo, a melhor plataforma pode ser o YouTube, Instagram ou Tiktok, sempre usando da linguagem adequada.

4. Produza conteúdo relevante

A base de um bom engajamento deve sempre ser o conteúdo, mas não qualquer conteúdo, seu conteúdo deve ser relevante, preciso e somar para quem está lendo. Portanto, conhecer quais são as preferências e dores do seu público é fundamental. 

Para fazer isso, é importante ter um conhecimento sólido do que sua empresa oferece aos clientes, como produtos, serviços e outros benefícios. Somente a partir desse conhecimento podemos determinar o que é relevante para o consumidor.

Um exemplo: você vende cosméticos e tem um e-commerce especializado neste assunto. É importante que seu conteúdo seja voltado ao segmento com dicas, vídeos, tutoriais, produtos que você vende, marcas que trabalha, etc., tudo em formatos diferentes. 

Outra coisa bastante interessante é mostrar as novidades no mercado para sua área e como funciona o atendimento, muitas pessoas têm dúvidas de como comprar pela internet e como será o atendimento pós venda. 

Invista em conhecer as dores do seu público assim o seu conteúdo será assertivo e bastante envolvente. 

5. Faça campanhas de e-mail marketing

Após definir o conteúdo certo, é importante pensar em como entregar esse conteúdo ao seu público. Uma das estratégias para atrair clientes na internet é o uso do e-mail marketing. O objetivo é falar com o consumidor como se ele tivesse acabado de receber o e-mail e mostrar porque a notícia é importante para ele. 

É interessante customizar algumas informações para criar esse efeito de personalidade. Usar o nome do cliente, configurações de conteúdo e outros detalhes são dicas importantes agora.  

6. Ofereça oportunidades de contato

Por fim, é essencial fornecer uma maneira de entrar em contato com sua empresa. Isso mostra que podemos diversificar nossos canais de comunicação e oferecer suporte aos consumidores no tempo e na plataforma de sua preferência. Converse no seu site e forneça um chatbot para mantê-los caso a instalação caia. 

E-mail é o segundo canal mais utilizado para contatar empresas depois do telefone. Portanto, você precisa pensar sobre os e-mails de suporte. Além de fornecer os meios de comunicação mais utilizados, como mídias sociais como o WhatsApp, mostra que seu negócio está em ascensão e que você nunca pensou em seus concorrentes.

Conclusão:

Se você realmente quer engajar, precisa conhecer seu público, inovar sempre e produzir conteúdos relevantes. Tudo isso faz a diferença no processo de compra do cliente, além disso, ter canais de atendimento acessíveis e de resposta rápida podem ajudar muito na interação, retirada de dúvidas e soluções de problemas. 

Investir em exclusividade e personalização também são fatores interessantes para gerar engajamento. Quanto mais você puder fazer seu cliente se sentir especial, melhor será seu engajamento. 

Incentivar o seguidor a interagir com CTAs também pode te ajudar no começo e publicações engraçadas ocasionalmente podem fazer a diferença nos resultados dos seus insights. 

Então use sua criatividade e crie conteúdos que você, por exemplo, consumiria como seguidor, pense com a cabeça do cliente e assim você encontrará o melhor conteúdo.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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