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Gestão de tráfego para e-commerce: vale a pena investir nessa estratégia?

30 de outubro de 2022

7 min

Neste artigo

Em marketing, costumamos dizer que quem quer ser reconhecido, precisa ser visto. Nesse sentido, investir em gestão de tráfego pago é uma ótima maneira de alcançar novos públicos e aumentar a visibilidade da sua loja virtual.

Como o tráfego pago é uma estratégia um pouco complicada de entender, viemos explicar alguns conceitos importantes.

Neste artigo, você aprenderá os princípios básicos da gestão de tráfego para e-commerce. Boa leitura!

O que é tráfego?

Tráfego é o fluxo de visitas que um site ou loja virtual recebe.

Ele é necessário tanto para os iniciantes no e-commerce tanto para quem já tem uma posição consolidada no mercado, mas deseja alcançar um público maior a fim de aumentar as vendas mais rapidamente.

Para que os clientes encontrem uma loja física, ela precisa ser de fácil acesso e, de preferência, em um local movimentado. Isso faz com que eles a identifiquem e sintam interesse em adquirir os produtos.

Com as lojas virtuais, não é diferente. Elas também precisam ser notadas e, como a concorrência é ainda mais acirrada no ambiente virtual, os lojistas precisam de uma “ajudinha” para que o seu público-alvo saiba da existência da sua marca e conheçam os seus produtos.

Essa ajuda se dá através do tráfego. Porém é preciso realizar uma boa gestão para conseguir bons resultados.

O que é gestão de tráfego?

A gestão de tráfego é a forma utilizada para atrair os visitantes, ou seja, o conjunto de estratégias implementado para que um ou mais leads qualificados visitem uma loja virtual na expectativa de que eles se transformem em clientes.

Essas estratégias precisam ser muito bem planejadas e executadas para que produzam bons resultados. Sendo assim, duas ações que não podem faltar são a segmentação de público-alvo e a análise de métricas.

Quais são os tipos de tráfego?

Embora os mais conhecidos e amplamente utilizados sejam o tráfego pago e o tráfego orgânico, ao todo, existem 5 tipos.

1. Tráfego pago

Tráfego pago, também chamado de mídia paga, é quando visitantes chegam à uma loja virtual por meio de anúncios patrocinados em páginas de mecanismos de busca, redes sociais, marketplaces, entre outros. É uma excelente maneira de realizar uma boa gestão de tráfego e conseguir ótimos resultados em pouco tempo (por volta de 7 a 14 dias).

2. Tráfego orgânico/direto

O tráfego orgânico, ou tráfego direto, por sua vez, é quando os visitantes chegam de forma natural, por meio de pesquisas. Apesar de ser o sonho de qualquer lojista, uma vez que não requer investimento financeiro, os resultados da estratégia começam a aparecer após um longo tempo. Em média, de 6 meses a 1 ano.

3. Tráfego de referência

O tráfego de referência se dá por meio de indicações, isto é, quando clientes e parceiros recomendam o seu negócio para outras pessoas.

4. Tráfego social

Como o próprio nome sugere, o tráfego social acontece quando o público vem das redes sociais através de um link.

5. Tráfego de e-mail marketing

Geralmente, newsletters, e-mails promocionais e afins contêm CTAs com links integrados que direcionam os leitores cadastrados para a loja virtual. Esse trajeto nada mais é do que o tráfego de e-mail marketing.

Por que investir em tráfego pago?

Confira os benefícios de investir em tráfego pago.

Aumento do faturamento

Ao divulgar os anúncios certos, em momento oportuno, para um público qualificado, as suas chances de aumentar a conversão em vendas aumentam substancialmente.

Aumento do ticket médio

O tráfego pago favorece o aumento do ticket médio da sua loja virtual. Campanhas e promoções especiais, como descontos progressivos e frete grátis, impactam mais os clientes e, assim, viabilizam a compra de mais produtos.

Extensão do alcance do público-alvo

Um dos inúmeros benefícios de vender online é conseguir alcançar um público maior, já que a internet rompeu as barreiras geográficas que limitavam as transações comerciais. Logo, ao utilizá-la da forma certa, por meio de estratégias pagas e anúncios de qualidade, seus conteúdos são entregues a um vasto número de pessoas.

Mais engajamento

Campanhas impulsionadas não apenas atraem o seu público-alvo, como também o mantém engajado com o seu conteúdo e o fazem lembrar da sua marca.

Mais visibilidade

Uma boa gestão de tráfego, que obviamente inclui tráfego pago, auxilia na fortalecimento positivo da reputação da sua marca porque seus anúncios estarão em posição de destaque nas páginas de busca sempre que um termo associado à campanha for procurado.

Menos custos operacionais

O tráfego pago entrega seus anúncios para as pessoas certas durante todo o período que você tiver estipulado. Desse modo, em vez de gastar com diversos tipos de estratégias, que correm o risco de não trazer resultados favoráveis para a sua loja virtual, você investe apenas em um que contribui efetivamente para o aumento das vendas e o subsequente crescimento do seu negócio.

O que saber antes de trabalhar com tráfego pago?

Antes de trabalhar com tráfego pago, você precisa:

  • conhecer o mercado do e-commerce;
  • identificar quem é o seu público-alvo e onde ele se encontra;
  • entender como as plataformas de anúncios funcionam e qual delas oferece o melhor custo benefício;
  • ter uma reserva financeira para investir uma quantia razoável nos anúncios;
  • analisar se a verba disponível é compatível com a estratégia definida;
  • incluir o Google Shopping na sua estratégia de anúncios;

Quais são as plataformas mais utilizadas?

Conheça as principais plataformas de anúncios e descubra qual delas faz mais sentido para o seu negócio.

Google Ads

O Google Ads, antigo AdWords, é uma das principais plataformas e você já deve imaginar o porquê, né? Afinal, quem não faz um Google hoje em dia? 

Sem contar que ele possibilita a criação de vários tipos de anúncios e em diferentes canais, como Youtube, Gmail, entre outros.

Instagram Ads e Facebook Ads

Instagram Ads e Facebook Ads são uma forma de veicular anúncios no feed e nos stories dessas redes sociais. Normalmente, os anúncios aparecem de forma aleatória entre as postagens dos perfis que os usuários seguem.

Pinterest Ads

O Pinterest Ads é uma ferramenta totalmente visual que facilita a criação de anúncios patrocinados, o impulsionamento de pins ou publicações e, sobretudo, o tráfego em si.

Youtube Ads

Youtube Ads é uma plataforma que, uma vez associada ao Google Ads, tem um grande potencial de alcance. Além de ser fácil de usar, ele oferece diferentes tipos de anúncios que podem aparecer nos vídeos que os usuários assistem.

Atualmente, o Youtube é considerado o segundo maior buscador online do mundo. O Google, é claro, está bem assentado no primeiro lugar.

A pergunta de milhões: quanto investir inicialmente?

Muitas pessoas que pretendem começar a trabalhar com tráfego pago fazem esta pergunta, mas a verdade é que não existe uma resposta concreta para ela. O valor que você deve atribuir a uma campanha depende muito dos objetivos traçados, das estratégias definidas e da plataforma que tiver escolhido.

Além disso, o tipo de anúncio, as palavras-chave utilizadas e o tempo que ele ficará no ar também influenciam nos gastos.

Contudo, você deve levar sempre em consideração o seu Retorno sobre Investimento (ROI) para que possa lucrar sem prejudicar o seu orçamento. Assim, o ideal é investir cerca de 20% do valor do produto anunciado. Mas isso não é uma regra! Em alguns casos, você pode aumentar ou diminuir esse valor. 

Por isso, é muito importante fazer testes e analisar os resultados para entender se a sua campanha está funcionando ou se é necessário adaptá-la para não perder dinheiro.

O tráfego pago é uma ótima maneira de atrair mais visitantes para a sua loja virtual e triplicar os seus lucros. Mas para que a sua estratégia funcione, você precisa realizar uma boa gestão de tráfego e criar conteúdos relevantes e atrativos para o seu público-alvo.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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