Gustavo Perina

6 de abril de 2022

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Pinterest Ads: o que é e como funciona a criação de anúncios

8 min de leitura

O Pinterest é uma rede social de fotos, surgiu em 2010, e cada vez mais vem ganhando força entre seus adeptos. Nos últimos anos, tornou-se uma ferramenta de marketing muito utilizada, inclusive por empresas, o que vem tornando o uso do Pinterest Ads algo comum.

De acordo com o próprio Pinterest, cerca de 450 milhões de usuários usam a rede social atualmente. Cerca de 97% das pesquisas realizadas dentro do App são feitas por pessoas, que procuram os mais variados tipos de fotos: memes, roupas, decoração, objetos, desenhos, cadernos, paisagens… Enfim, uma infinidade de imagens.

Inclusive, cresce a todo momento o número de pessoas que procuram por compras dentro do Pinterest. Muito comum com o que acontece no Instagram Shop.

Ainda de acordo com a empresa, cerca de 84% dos usuários usam a pesquisa do Pinterest para decidir o que comprar, e 77% descobrem novas marcas ou produtos dentro da plataforma

Pensando nesse grande volume de usuários, o Pinterest também possibilita os usuários a fazerem campanhas, para atingir públicos específicos, utilizando o Pinterest Ads.

Para entender como fazer campanhas dentro do App, primeiro precisamos compreender o funcionamento da plataforma: 

Como funciona o Pinterest? 

O Pinterest permite descobrir, compartilhar e salvar ideias (fotos, GIFs ou vídeos curtos). Dentro do aplicativo você é capaz de navegar, de acordo com preferências pré-definidas, ou pesquisas feitas na barra de pesquisas.



Você pode pesquisar diversas ideias diferentes, desde inspirações para decoração de ambientes, composição de roupas, design de sites ou até mesmo ideias de posts e fotos para o seu site ou perfil.

Para que você coloque suas fotos ou mídias para ser encontrado por pessoas, é necessário criar uma conta e selecionar uma imagem do seu dispositivo ou do seu site. E é aí que entra a grande sacada do Pinterest!

Escolhendo uma imagem do seu site para ser postada, é possível postar imagem dos seus produtos, promovendo a sua marca

Entendendo a terminologia do Pinterest

O Pinterest funciona de maneira diferente do Facebook e Instagram, já que possui outros objetivos dentro da plataforma. Por isso, é necessário entender os termos e funcionalidades:

  • Pasta: Seu perfil é feito de pastas (boards - em inglês). Cada pasta representa um tema específico e você pode criar quantas pastas quiser;
  • Pins: Talvez o termo mais importante dentro do Pinterest. Os pins são o que vão preencher as pastas, são os arquivos, conteúdos e fotos e devem estar dentro das pastas de acordo com os temas. Você pode adicionar pins fazendo upload dos seus arquivos, pegando de um link da internet ou de um link do seu site;
  • Repin: É quando um usuário salva um Pin de outro usuário ou marca na sua própria pasta;
  • Feed: Da mesma forma que acontece nas outras redes sociais. É um espaço onde os conteúdos (pastas e Pins)  de quem você segue ficam disponíveis.

Quais as vantagens de utilizar o Pinterest Ads? 

Ainda podem existem dúvidas quanto às vantagens e a importância de usar o Pinterest na estratégia de marketing da sua loja virtual, por isso separamos algumas delas aqui: 

Aumenta o tráfego para o seu blog/site

O Pinterest é uma ferramenta excelente para aumentar o tráfego de pessoas para o seu site, já que inclui um link em cada Pin e esse link pode e deve ser da sua loja/site

Promoção gratuita

Divulgar o seu negócio de maneira grátis, já é um bom motivo para ter um Pinterest do seu negócio, não é verdade? Apesar de parecer trabalhoso, criar uma conta nesse App pode trazer bons resultados e te ajudar a se fazer presente nas plataformas digitais. 

Maior número de conversões

Com o Pinterest é possível converter os visitantes em leads mais rapidamente, já que eles estão de fato procurando por algo, diferente do que acontece em outras redes sociais. Com isso, eles estão com a intenção de encontrar aquele produto, então é muito importante estar onde ele também está. 

Como usar o Pinterest? 

Para que a sua marca esteja presente no Pinterest, é necessário que você crie uma conta business. Para isso, basta clicar em “criar uma conta business” na página inicial

Na hora de configurar a sua conta, o Pinterest precisa saber alguns pontos e preferências, como o que você vende, qual seu tipo de negócio, etc. Também é possível adicionar um link para o site e integrar outras redes sociais e selecionar os assuntos que mais te interessam.

Dessa forma, a sua conta já foi criada. Agora é o momento de selecionar as suas pastas! Para cada pasta é possível definir o nome, descrição e categoria, adicionar uma capa e até mesmo convidar colaboradores. 

Para criar um Pin, é possível fazer o upload de uma mídia do seu dispositivo ou site, além de agendar a publicação para outro horário e usar hashtags, se quiser. 

Como criar anúncios no Pinterest? 

Agora que você tem uma conta e sabe como criar Pins, chegou a hora de aprender a fazer anúncios dentro dessa plataforma. Para anunciar dentro do Pinterest é necessário que os seus anúncios preencham alguns requisitos, como:

  • Deve existir uma URL de destino (link externo);
  • Os links de URL de destino e da descrição não podem ser encurtados;
  • O Pin deve ser salvo no próprio perfil do business em uma pasta pública;
  • Seguir as Diretrizes de Publicidade estabelecidas pelo Pinterest;
  • Não usar GIFS ou vídeos de outras pessoas ou empresas.

Instale a tag do Pinterest no seu site

A Tag do Pinterest é um rastreador que deve ser instalado no seu site para identificar os visitantes que chegam nele através dos seus anúncios. 

Para instalar a Tag na sua loja virtual, você deve acessar: Home > Menu superior > Anúncios > Conversão

Entenda como funciona as cobranças do Pinterest Ads

As cobranças são feitas de duas formas: pelos gastos acumulados (do mês anterior da plataforma) e a segunda é atingindo o limite de cobrança que o próprio Pinterest determina. 

Esse limite acontece de acordo com a maturação da sua conta, ou seja, quanto mais usar a ferramenta, mais limite terá dentro da plataforma. Um ponto importante a ser considerado, é que por enquanto, os pagamentos do Pinterest Ads só podem ser feitos através do cartão de crédito

Você pode configurar o seu método de pagamento da seguinte forma: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Cobrança.

Pense nos objetivos da sua campanha no Pinterest Ads

Sem objetivo, não há campanha! Não é verdade? Por isso, é necessário pensar bem antes de iniciar uma campanha no Ads, afinal, você precisa pensar não só nos objetivos, como também nos formatos que serão utilizados. 

As campanhas podem ter como objetivos:

  • Reconhecimento de marca: Aumentar o número de alcance, fazendo com que mais pessoas descubram a marca;
  • Visualização de vídeo: Aumenta o número de visualizações e do tempo médio de exibição dos vídeos;
  • Conversão: Incentiva a conversão de leads nos seus anúncios, com a utilização de botões ou chamadas para o site.
  • Consideração: Focado em aumentar o número de cliques no Pin, gerando mais tráfego para a sua conta ou loja virtual;
  • Catálogo de compras: É realmente um catálogo, a pessoa descobre os seus produtos enquanto faz buscas pelo app. 

Crie o seu anúncio no Pinterest Ads

Para o seu anúncio, é necessário acessar: Home do Pinterest Business > Menu superior > Anúncios > Criar anúncio.

Depois, crie uma campanha e preencha todos os dados, como: tipo de campanha, nome, status e orçamento. Clique em continuar.

Agora que o seu anúncio está configurado, é necessário criar um grupo de anúncios, para escolher os detalhes da sua audiência.

Confirme se o orçamento da sua campanha está de acordo com o que foi definido na etapa anterior. Também é necessário estabelecer o seu lance no leilão de anúncios (o valor máximo que você deseja pagar pelos resultados). 

A otimização do lance pode ser feita de maneira automática (determinada pelo próprio Pinterest) ou personalizada (onde você controla o valor do seu leilão). 

Depois disso, basta concluir e criar o seu anúncio no Pinterest. Clique em “Criar pin” e selecione a imagem ou vídeo que deseja, colocando título e descrição adequados. Adicione a URL de destino e clique em “publicar”.

Conclusão 

O Pinterest é uma das plataformas mais promissoras para a divulgação de produtos atualmente. Além disso, ela está empenhada em melhorar a experiência dos usuários, como por exemplo, fazendo um controle rigoroso de comentários e do que é postado frequentemente. 

Por ser uma plataforma visual, há muitas oportunidades e seus produtos podem estar em destaque. É uma rede social dinâmica e que atende os mais diversos públicos.

Comece a impulsionar o seu negócio hoje mesmo! Esperamos que você tenha gostado dessas dicas. 

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