Gustavo Perina

26 de abril de 2021

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Redes sociais ou loja virtual: qual o melhor?

4 min de leitura

As mídias sociais tornaram-se um dos principais canais de comunicação entre marcas e consumidores, especialmente para pequenas empresas. No mercado de e-commerce, de modo ainda mais significativo, as redes sociais sinalizam mais do que um meio de fazer divulgação e obter engajamento, mas também um forte canal de vendas.

Os recursos oferecidos pelo Facebook e Instagram, por exemplo, estão fazendo com que alguns pequenos negócios utilizem as redes como canal de vendas e atendimento ao cliente. Mas, será que esta é realmente a melhor opção?

Uma loja virtual, em contrapartida, funciona de forma mais profissional, pois uma plataforma de e-commerce oferece diversos recursos de personalização e automatização dos processos, organizando as operações e facilitando a vida do lojista. Em sites e aplicativos de redes sociais, este tipo de instrumento não está disponível.

Por isso, no texto de hoje, vamos explicar as diferenças e vantagens de vender por redes sociais ou loja virtual, te ajudando a identificar o melhor canal para o seu e-commerce.

Vantagens de vender por loja virtual

1. Mais visibilidade dos produtos

As redes sociais oferecem muitas distrações e, facilmente, uma postagem se perde no meio de tantas outras durante uma rolagem no feed. Assim, a visibilidade dos produtos ofertados no e-commerce, dentro de uma loja virtual, é muito maior do que nas redes sociais, pois a plataforma oferece um espaço exclusivo para isso, evitando distrações que dificultam a venda.

2. Integração de ferramentas

A loja virtual oferece diversas integrações que não são possíveis nas redes sociais, como a integração com o sistema de Correios ou transportadora, que calcula o frete, otimizando o tempo e o serviço no e-commerce.

3. Automação dos processos

Os processos de venda e gestão do e-commerce se tornam muito mais organizados em uma plataforma própria para o comércio. Enquanto a rede social exige um processo manual de consulta, pagamento e troca de dados, a loja virtual oferece autonomia para o cliente, otimizando e facilitando os processos.

4. Segurança para o consumidor

A plataforma de e-commerce transmite uma imagem mais profissional ao consumidor que, ao entrar na loja virtual, tem a impressão de estar lidando com uma empresa séria. Os selos de autenticidade e a proteção de dados oferecida neste sistema agregam segurança e confiança para a realização da compra.

Vantagens de vender por rede social

1. Facilita a interação com o público

As redes sociais são um ambiente de interação e uma ferramenta de comunicação, por isso, este é um ambiente que facilita a interação entre o e-commerce e seu público-alvo, que também é composto de potenciais consumidores.

2. Possibilita captação de clientes

Vender online pode ser difícil quando a sua marca ou os seus produtos ainda não são conhecidos. Por isso, as redes sociais também podem ajudar neste sentido, como uma boa fonte de captação de clientes.

3. Estratégia para quem já está inserido no ambiente online

Finalmente, as redes sociais são muito úteis para quem já está inserido no ambiente virtual e também já possui uma loja virtual. Elas podem ser utilizadas pelo seu e-commerce de maneira estratégica, aliadas e integradas à sua plataforma.

Afinal, qual é a melhor opção?

Depois de todos os apontamentos, vantagens e desvantagens levantados, podemos concluir que a melhor opção de venda para o e-commerce é a integração das redes sociais com a loja virtual.

A Webstore oferece a integração das duas ferramentas, potencializando suas vendas e turbinando seu e-commerce para alavancar os negócios!

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