Gustavo Perina

15 de dezembro de 2021

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Como funciona o Google Ads para e-commerce

6 min de leitura

Um usuário que faz pesquisas no Google, normalmente pesquisa de tudo, seja aonde ir, o que comprar ou o que fazer em determinadas situações. Portanto, se você quiser aparecer na maioria das pesquisas dessas pessoas, o modo mais eficiente de fazer isso é utilizando o Google Ads para e-commerce.

Afinal, o seu modo de funcionamento permite que os anúncios sejam exibidos quando clientes buscam empresas na pesquisa do Google e no Maps, além de sites parceiros. O Google Ads também permite alta segmentação, o que leva oportunidades de conversão a níveis bem altos.

Benefícios de anunciar no Google Ads

Sabemos que o Google já fala por si, certo? No entanto, vale a pena conferir os benefícios de anunciar no Google Ads.

  • Mais visibilidade: o Google Ads aumenta a sua visibilidade para aqueles usuários que buscam por soluções que o seu negócio oferece, assim você aumenta as chances de conversões em vendas;
  • Maior agilidade: você também pode levar usuários certos para o seu site, dessa forma você consegue apresentar de maneira mais efetiva os seus produtos e serviços;
  • Mais comodidade para os usuários: os benefícios de anunciar no Google Ads também alcança os usuários, visto que eles não precisam passar muito tempo em suas buscas na internet, pois são apresentados a produtos e serviços associados às suas necessidades;
  • Qualquer empresa pode anunciar: independentemente do porte ou nicho de sua empresa, é possível anunciar no Google Ads. Você precisa apenas ter uma página de destino;
  • Pagamento por clique: um dos maiores benefícios de anunciar no Google Ads é que você paga somente por clique ou visualizações do seu anúncio;
  • Programação personalizada: quando você anuncia no Google Ads também pode escolher os horários e os dias da semana em que seus anúncios poderão ser exibidos.

Tipos de campanhas mais indicadas no Google Ads

Para que você entenda melhor como funciona o Google Ads para e-commerce, separamos os tipos de campanhas mais indicadas que se resumem em três objetivos: aumentar vendas, captar leads e fortalecer o reconhecimento da marca. Confira! 

Vendas 

Os melhor atalho dentro do Google Ads para aumentar as vendas é o Google Shopping, saiba mais sobre ele: 

Google Shopping

Se seu objetivo é vender mais, fazer campanhas neste canal vai ser primordial.. É necessário focar em alcançar potenciais clientes quando eles pesquisam para fazer compras. Em relação ao usuário, o Google Shopping é a busca mais completa, visto que oferece uma espécie de vitrine, exibindo anúncios de várias lojas e preços.

O grande diferencial está no conteúdo do Arquivo XML. Para que sua campanha tenha a melhor qualidade de exibição, é preciso que o documento esteja estruturado, completo e atendendo aos parâmetros obrigatórios do Google, ou seja, todo anúncio deve ter nome do produto, descrição, imagem e preço.

Além disso, é necessário estabelecer quais produtos vão entrar no Google Shopping, você pode dedicar investimento aos itens que já possuem maior demanda no e-commerce. No entanto, caso seja sua primeira campanha, atue um tempo com todos os produtos para descobrir quais têm maior saída. 

O valor mais adequado para investir pode variar de acordo com o produto, localidade e público-alvo. A plataforma também permite que você escolha um limite mensal para pagar apenas quando as pessoas clicarem para acessar seu site ou visualizarem o inventário. 

No entanto, você também pode optar por outros tipos de anúncios para vendas, como: 

  • Rede de pesquisa: são campanhas que possibilitam a construção de anúncios com texto personalizado conforme as palavras-chave utilizadas para fazer a busca, assim, você pode usar esses anúncios para que os clientes em potencial encontrem sua marca ao pesquisarem no Google;
  • Remarketing em display: são anúncios gráficos associados a sites parceiros do Google e segmentados aos usuários que já estiveram em seu site. Utilizar essa estratégia permite alcançar usuários que não finalizaram as compras no site, os usuários que acessaram uma determinada página do produto e usuários que visitaram uma determinada categoria no e-commerce. 

Captação de leads

Se a sua meta é captar leads, as alternativas de campanha mais indicadas são as redes de pesquisa, que servem para alcançar os usuários interessados naquilo que você oferece e as redes de display, que te ajudam a segmentar novamente as pessoas que já acessaram o seu site. Em ambos os casos, a fórmula para o sucesso está na pesquisa das palavras-chaves e no entendimento das necessidades do público-alvo. 

  • Rede de pesquisa: é possível captar leads focando nas vendas ou na formação de uma base qualificada, nesse contexto, você pode oferecer um material rico para download, como um e-book, já que para chegar no resultado esperado é necessário unir o entendimento do público, o nicho e o tema;
  • Rede de display: aqui o foco é estimular quem já acessou sua página a voltar e deixar uma informação de contato, é possível fazer os anúncios conforme a intenção do usuário.

Branding

Se seu foco é alcançar o fortalecimento da marca, as campanhas mais apropriadas são as campanhas de vídeo e redes de pesquisa e display.

  • Campanhas de vídeo: os anúncios em vídeo auxiliam na ampliação do reconhecimento da marca, chamando a atenção dos usuários e alavancando a demanda em grande escala. É possibilitado o alcance de clientes em potencial quando eles pesquisam ou assistem conteúdos no YouTube;
  • Rede de pesquisa e display: o ideal é atrair os usuários com anúncios que valorizam a marca. Você pode incluir na segmentação peças voltadas aos três públicos,  que são os clientes, leads e usuários. Além disso, você precisa determinar a frequência de exibição, mas tenha cuidado para não ser invasivo.

Agora que você já sabe como funciona o Google Ads para e-commerce, nossa dica é que você estude todas as partes envolvidas do processo para evitar a tomada de decisões impulsivas que podem afetar os resultados de sua empresa com os anúncios. 

Portanto, considere as ideias de campanha citadas aqui e analise qual se encaixa melhor para a estratégia do seu e-commerce e seu orçamento, norteando corretamente suas próximas campanhas.

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