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E-mail marketing para lançamento de produtos: como criar uma campanha de sucesso

9 de novembro de 2022

6 min

Neste artigo

Não adianta passar meses idealizando e desenvolvendo um produto se não conseguir vendê-lo, não é mesmo? Um dos melhores jeitos de fazer isso é criar uma campanha de e-mail marketing para o lançamento.

Embora não exista um segredo para redigir um e-mail, você precisa recorrer a algumas estratégias para despertar a curiosidade do seu público-alvo e aumentar as expectativas para a data de lançamento.

Neste artigo, você entenderá qual é o objetivo do e-mail marketing para lançamento de produtos e como criar uma campanha de sucesso. Boa leitura!

O que é um e-mail marketing para lançamento de produtos?

E-mail marketing para lançamento de produtos é um e-mail que a empresa envia para a sua lista de assinantes a fim de apresentar produtos novos e dar mais detalhes sobre eles.

O objetivo dessa forma de comunicação é despertar o interesse dos consumidores e incentivá-los a comprar um ou mais itens no dia do lançamento, ou até antes caso você decida fazer uma pré-venda.

Por que enviar e-mails marketing durante o lançamento de um produto?

Para que o lançamento de um produto tenha sucesso, você precisa divulgá-lo para o máximo de pessoas que puder, principalmente para a sua base de clientes. Ainda que nem todos os seus clientes comprem na sua loja virtual com frequência, é muito importante enviar um e-mail para informá-los sobre a novidade.

Veja 8 motivos para enviar e-mails marketing para lançamento de produtos:

Melhor custo-benefício

Entre as inúmeras estratégias de marketing que existem atualmente, o e-mail é uma das que possui um dos custos mais baixos.

Além disso, o ROI (Retorno sobre Investimento) costuma ter um bom resultado, já que você envia conteúdos específicos para vários tipos de clientes, o que aumenta as suas chances de conversão.

É mensurável

É possível analisar quantas pessoas os receberam, abriram, clicaram e adquiriram os produtos na sua loja virtual através do link.

É simples de trabalhar

Os e-mails marketing são fáceis de criar, tornam a comunicação com os clientes mais pessoal e, ainda, podem ser personalizados e programados.

Ajuda no gerenciamento de leads

Você consegue entender em que fase do funil de vendas seus potenciais clientes estão e, assim, criar estratégias mais assertivas.

Promove seus produtos

Além de promover os seus produtos novos para uma lista bem segmentada de clientes, que têm mais chances de adquiri-los, você pode medir o nível de engajamento deles com a novidade antes que os produtos sejam lançados. A partir dessa informação, se for o caso, você pode mudar a sua estratégia de divulgação com antecedência.

Desperta o interesse dos consumidores

Curiosidade e ansiedade são sentimentos que provocam as mais variadas reações nas pessoas, isso é fato! Mas uma delas, e talvez até a principal, é a vontade imensa de comprar os produtos para conhecê-los. Afinal, quem não gosta de uma boa novidade?

Cria um burburinho

Uma campanha bem elaborada de e-mail marketing para lançamento de produtos pode dar muito o que falar e, assim, ter uma grande repercussão entre as pessoas.

Melhora a imagem da marca

À medida que as pessoas compram os seus produtos e indicam para amigos e familiares, a sua marca cresce proporcionalmente.

O que não pode faltar na sua campanha de e-mail marketing para lançamento de produtos?

Existem algumas estratégias que você deve seguir para garantir que o lançamento dos seus produtos seja um verdadeiro sucesso. Confira abaixo quais são elas.

1. Antecipação

Espalhe as palavras-chave nos e-mails que você enviar com outros conteúdos algumas semanas antes do lançamento, mas sem dar muitas informações privilegiadas ou que possam ser facilmente decifradas. O ideal é gerar aquele ar de mistério para que seus clientes fiquem curiosos e, de certa forma, ansiosos para descobrir o que está por vir.

2. Linha de assunto interessante

Como o assunto é a primeira coisa que seus clientes verão em suas caixas de entrada, é justamente nesse momento que você precisa chamar a atenção deles e fazê-los abrir a mensagem. Assim, crie uma linha de assunto curta, simples e convincente.

3. Planejamento prévio

O e-mail marketing é um componente importante da estratégia de lançamento, portanto, ele deve ser planejado com bastante antecedência. Pense que cada detalhe que deixar passar, consistirá em uma venda perdida. Assim, os conteúdos precisam ser relevantes, os layouts precisam ser bonitos, padronizados e harmonizar com a mensagem que você quer passar, e os CTAs devem estar devidamente ativos.

4. Alinhamento da data de lançamento dos produtos

A sua sequência de e-mails precisa estar muito bem alinhada à data efetiva de lançamento. Desse modo, você dá mais chances dos clientes decidirem se realmente querem comprar ou não o produto e de se prepararem para isso.

5. Tempo oportuno

Os e-mails de lançamento de produtos precisam ser enviados na hora certa. Se enviá-los muito cedo ou muito tarde, seus clientes podem não os ver e a sua campanha cairá por terra. Então, procure saber os horários em que eles têm interesse em receber as novidades e quaisquer outras informações sobre a sua loja virtual.

6. CTA

O CTA (call-to-action) é uma chamada visual e/ou textual que tem por objetivo levar os leitores a realizarem uma determinada ação, como “Clique aqui”, “Acesse”, “Abra”, “Baixe”, entre outros. Esse recurso é importante para que você consiga orientar os seus clientes a fazerem o que você precisa que façam e, consequentemente, alcançar os seus objetivos.

Vale a pena investir em e-mail marketing para lançamento de produtos?

Como dissemos no começo deste artigo, um e-mail marketing para lançamento de produtos precisa gerar expectativas no seu público-alvo. Por isso, a mensagem que você pretende passar deve ser intrigante, dinâmica e atraente.

Basicamente, os seus clientes devem se questionar:

  • Que produto é esse?
  • Como ele pode me ajudar?
  • O que ele tem que os outros não tem?
  • O que devo fazer para adquiri-lo?

Vale a pena investir em e-mail marketing para lançamento de produtos?

A resposta é sim! O e-mail possibilita que você se comunique com os seus clientes com mais eficácia, contribuindo para o aumento nas vendas e a consolidação da sua marca no mercado.

Caso queira otimizar os resultados da sua campanha de e-mail marketing para lançamento de produtos, você precisa investir em automação.

Com a ajuda de um software de automação, é possível qualificar e segmentar leads, calcular o engajamento dos seus clientes, obter relatórios para obter informações valiosas sobre a performance dos e-mails, realizar testes de envio e programar os horários de sua preferência.

Conheça as principais ferramentas do mercado:

  • RD Station
  • ActiveCampaign
  • Benchmark Email
  • Mailchimp

Agora que você sabe como criar uma campanha de e-mail marketing e os benefícios que pode trazer para o seu negócio, considere essa estratégia para o próximo lançamento da sua loja virtual.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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