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Abandono de carrinho: como evitar que isso aconteça na sua loja virtual

4 de outubro de 2022

6 min

Neste artigo

Você percebeu um aumento na taxa de abandono de carrinho na sua loja virtual? Saiba que você não é o único!

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 78% das pessoas entrevistadas já desistiram de uma compra no último minuto, sendo que 15% delas fazem isso com frequência.

Esta situação é bastante preocupante e precisa ser revertida o quanto antes. Por isso, a primeira coisa a se fazer é descobrir o motivo da desistência e criar uma estratégia para resolver o problema.

Neste artigo, você aprenderá o que é abandono de carrinho e como evitá-lo na sua loja virtual.

O que é abandono de carrinho?

O abandono de carrinho é uma situação em que, após um longo período navegando pela sua loja virtual e escolhendo os produtos, os clientes saem sem finalizar a compra.

Por que acontece?

Embora existam muitos motivos para que isso aconteça, as principais causas do abandono de carrinho são:

Frete caro

O maior vilão dos lojistas, com certeza, é o preço do frete. De acordo com esta mesma pesquisa, 66% dos entrevistados afirmaram que abandonam o carrinho porque o preço do frete é mais alto do que eles esperavam.

Muitas vezes, os clientes querem comprar produtos pontuais e se deparam com um valor exorbitante, o que gera frustração. 

Imagine se você fosse comprar um produto e descobrisse na hora de pagar que o custo com o frete seria quase o valor do item em si. Você concluiria a compra?

Prazo de entrega

O prazo de entrega também é um agravante para o abandono de carrinho, uma vez que o tempo de espera para receber um produto pode ser muito longo.

Antes de finalizar uma compra online, os clientes consideram três coisas: qualidade, preço e prazo. Ainda que eles morem em outra cidade ou estado, 3-4 semanas é muito tempo.

Se até os produtos da China chegam rápido hoje em dia, por que o da sua loja virtual não chegaria?

Falta de segurança na loja

Em 2020, tivemos um boom no segmento de e-commerce. Muitos lojistas encontraram a oportunidade de conseguir manter o seu negócio em uma época conturbada e marcada pelas incertezas que a pandemia deixava.

No entanto, os resultados positivos desse crescimento chamaram a atenção dos golpistas, que se aproveitaram da situação para poder lucrar. Eles criaram lojas falsas, hackearam sites vulneráveis, roubaram informações confidenciais dos clientes, enfim, fizeram a festa.

Como consequência, essas más práticas repercutiram negativamente. Assim, os clientes aprenderam a não confiar em lojas novas ou pouco conhecidas.

Indecisão dos clientes

O abandono do carrinho também pode acontecer devido à indecisão dos clientes. Pode ser que eles tenham iniciado a compra por impulso, não estejam preparados naquele momento ou estejam pesquisando o mesmo produto em lojas diferentes.

Forma de pagamento

Cada cliente prefere pagar de uma forma. Se eles não encontrarem um método que atenda às suas necessidades, a probabilidade de abandonarem o carrinho da sua loja e irem comprar na concorrência é bem alta.

Lentidão e instabilidade nas páginas da sua loja

Se a página da loja demorar muito para carregar, os clientes irão desistir da compra. Afinal, para que eles vão esperar se sabem que a concorrência oferece um produto similar e que conseguirá comprar com mais rapidez e facilidade?

Falta de objetividade da política de troca

Como no ambiente virtual não existe a possibilidade de experimentar o produto antes de comprar, os clientes precisam saber que não terão problemas para efetuar a troca se precisarem.

O erro de algumas lojas é não explicar o processo de troca de uma forma clara, ou pior, não oferecer essa facilidade.

Como evitar que seus clientes abandonem o carrinho de compras

O aumento na taxa de abandono de carrinho impacta diretamente na conversão da sua loja virtual e isso não é bom. Pensando nisso, temos algumas sugestões do que você pode fazer para evitar que seus clientes desistam da compra.

Entender o motivo da desistência

Ainda que o principal motivo de desistência seja o frete, nem sempre as dores dos clientes são iguais. Então, entenda o porquê mudaram de ideia para conseguir criar uma estratégia mais assertiva.

Incentivar a finalizar a compra

Às vezes, o incentivo é o que faltava para fazer os clientes voltarem à sua loja e finalizarem a compra. Assim, envie e-mails marketing e SMS ou utilize os recursos das ferramentas de tráfego pago, como Google Ads e Facebook Ads, para lembrá-los dos produtos de que gostaram e, se possível, ofereça cupons de desconto uma vez ou outra.

Criar conteúdos relevantes e convincentes

Criar conteúdos relevantes e convincentes é uma ótima maneira de ajudar os clientes a decidirem se devem comprar ou não na sua loja virtual. Procure tirar todas as dúvidas que eles possam ter sobre o produto, como características, avaliações de quem já comprou, como utilizá-lo e comparativos com um outro item.

Modificar a política de frete

Já que o frete é o principal motivo para o abandono de carrinho, você precisa cogitar a possibilidade de modificar a política de frete da sua loja virtual. Sabemos que o valor das taxas podem ser um problema, mas já pensou em fazer parcerias com outras transportadoras para oferecer mais opções de frete e prazos? É uma boa opção para agradar os seus clientes sem gastar muito.

Diversificar os meios de pagamento

Entender as necessidades do seu público-alvo é fundamental para a efetividade da sua estratégia. Seus clientes usam cartão de crédito? Preferem parcelar em quantas vezes? E quanto ao Pix, eles gostam de utilizar essa opção? Descubra de qual método eles gostam e ofereça essa possibilidade. Lembre-se de que quanto mais opções você oferecer, maiores as chances de conseguir atendê-los.

Corrigir problemas de usabilidade, segurança e bugs

Sua loja virtual deve facilitar a vida dos seus clientes, não a complicar. Portanto, tenha um checkout ágil, fácil e intuitivo, de modo que eles não precisem dar muitos clicks e abrir muitas abas; invista em serviços de segurança que garantam a proteção dos dados dos seus clientes; e certifique-se de realizar manutenções regularmente na sua loja virtual para evitar a ocorrência de falhas.

Que o abandono de carrinho é uma das maiores dores que um lojista pode ter, nós sabemos. Mas para que essa situação seja revertida, é preciso entender o porquê acontece e encontrar meios de resolvê-la.

Como você já aprendeu algumas formas de evitar que seus clientes abandonem o carrinho de compras, o que acha de aplicá-las na sua loja virtual?

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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