Administração e financeiro
Como definir preço de venda dos produtos?
9 de junho de 2021
A precificação de produtos é uma questão essencial para o sucesso e a manutenção do negócio e, apesar de ser uma parte muito importante na gestão e no planejamento do e-commerce, também é uma etapa do processo que gera muitas dúvidas nos lojistas.
É bastante comum que o gestor da loja virtual não saiba exatamente como calcular o preço de venda e tenha seu imaginário povoado pela ideia fixa de que só é possível vender colocando o preço lá embaixo.
O fato é que o preço, muitas vezes, é um fator que exerce grande influência sobre a decisão de compra do cliente. No entanto, a definição do preço de venda adequado de um produto depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas.
Preço de venda: uma questão de equilíbrio
Existem diversos aspectos mercadológicos e financeiros que influenciam na definição do preço dos produtos. Por isso, o lojista deve levar em consideração informações a respeito do público-alvo, planejamento estratégico da empresa, posicionamento da marca, concorrência, etc. Em resumo, é possível dizer que se trata de uma questão de equilíbrio entre diferentes questões variáveis e particulares de cada e-commerce.
O preço de venda dos produtos não é definido pela vontade do lojista de praticar um valor mais acessível que a concorrência, mas deve ser avaliado a partir de uma análise criteriosa dos dados reais do negócio e de um acompanhamento contínuo dos resultados.
Como calcular o preço de venda?
A precificação pode ser feita de algumas formas diferentes no e-commerce, mas de todos os modos é preciso ter alguns números básicos em mãos para fazer este cálculo:
- Custo unitário: esse valor refere-se ao preço pago pelos produtos na compra direto do fabricante. Ele pode ser feito de uma maneira bastante simples, dividindo o valor total da compra (com o custo do frete, se houver) pelo número de itens adquiridos.
- Custos fixo: são as despesas que o lojista terá mensalmente para manter o e-commerce funcionando. Neste valor estão incluídos custos referentes a aluguel, pagamento de funcionários, gastos com luz, água, telefone, internet, servidor etc.
- Custos variáveis: como o próprio nome sugere, estes são valores que podem aparecer de acordo com fatores variáveis, como quantidade de vendas ou épocas do ano. Trata-se de custos com comissionamento de funcionários, impostos e aquisição de matéria-prima, por exemplo.
- Margem de lucro: a margem de lucro só deve ser calculada depois do levantamento dos custos mencionados anteriormente, pois diz respeito ao que restará depois de arcar com todos os custos do e-commerce.
Uma das formas mais utilizadas para calcular o preço de venda no e-commerce é o método Markup. Ele é baseado nos custos e na margem de lucro pretendida. Para calcular o Markup você precisa calcular o custo fixo unitário (dividir o custo fixo pelo número de unidades vendidas no mês) e o custo total unitário (custo fixo unitário + custo unitário). Em seguida, você deve somar ao custo total unitário todos os custos sobre a venda: impostos, margem de lucro, comissões etc.
Fórmula do Cálculo de Custo Fixo Unitário
Fórmula do Cálculo de Custo Total Unitário
Fórmula do Cálculo de Preço de Venda Unitário
A seguir, é preciso calcular o markup, o índice de marcação de preço e, finalmente, chegamos ao preço de venda unitário:
- Markup: (Preço venda – preço de custo) / preço de custo
- Índice de marcação de preço: 1 + (Markup/ 100)
- Preço de venda unitário: Índice de marcação de preço x custo total unitário
Assim, é possível perceber que para calcular o preço de venda do produto, o lojista precisa ter um bom controle financeiro do seu negócio. Além disso, é possível delegar esse serviço para uma pessoa que tenha mais conhecimento no assunto e possa ajudar você a manter a saúde financeira e aumentar a lucratividade do seu e-commerce.