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Dicas para o cadastro de produtos 

21 de novembro de 2023

5 min

Neste artigo

O cadastro de produtos não é apenas uma burocracia exigida pelo seu sistema de gestão ou plataforma de e-commerce. Na verdade, para ter uma operação ágil, do começo ao fim, é preciso que tudo esteja conectado de forma simples e fácil. Por isso é tão importante que o cadastro de produtos seja bem feito, para não impactar as etapas seguintes da venda, como logística, emissão de nota fiscal e preparação do pedido.

Falhas no cadastro dos produtos podem gerar erros de estoque, alterar o custo do produto ou até atrasar o processamento do produto. Por isso, listamos algumas dicas para o cadastro de produto ideal. Confira!

Primeiro passo para um cadastro eficiente: boas ferramentas

Para otimizar o cadastro dos produtos na sua loja online, você precisa de uma plataforma de e-commerce com integrações nativas. Isso porque um sistema de qualidade para sua loja virtual consegue conectar facilmente com o seu sistema de gestão (ou ERP) ou com a sua loja em marketplaces. 

Essa integração permite importar as informações de forma rápida, e você tem a gestão centralizada de todo o conteúdo sobre seus produtos, além dos dados das áreas fiscais, comerciais, logísticas e de marketing. As integrações nativas de uma boa plataforma de e-commerce otimizam a gestão dos seus negócios, agilizando qualquer consulta e aumentando a eficiência do seu negócio. 

Dessa forma, você consegue registrar todas as informações sobre o produto (descrição, informações técnicas, palavras-chave, etc), além de carregar imagens de descrição e anotar custos, impostos e outros valores relacionados ao preço do produto.

Uma vez preenchidos todos os campos, sua gestão será mais ágil, principalmente a parte logística. Fica mais fácil controlar os itens no estoque e até calcular sua margem saudável de promoções para eventos como a Black Friday, por exemplo. 

Escrevendo o cadastro perfeito de produtos

O sistema de gestão pode ser a estrutura, mas a descrição dos produtos é o recheio dessa etapa. Todo o conteúdo da sua loja pode ser analisado pelos mecanismos de busca, por isso é fundamental pesquisar palavras-chaves relacionadas ao seu nicho de mercado e adotar técnicas de SEO.

Existem muitas ferramentas disponíveis para identificar quais termos os consumidores usam ao procurar por produtos como os que você vende. E você pode usar essas palavras-chave nos títulos, descrições e tags da sua loja. 

O título do produto também precisa de atenção, já que muitas vezes é o primeiro conteúdo que seus clientes veem, nos resultados de busca do Google, por exemplo. Para um bom cadastro de produto, o seu título deve destacar os principais benefícios do produto, ser claro e conter palavras-chave relevantes

A descrição é a oportunidade perfeita para convencer seu cliente, com informações detalhadas sobre o produto, as funcionalidades, características técnicas e benefícios. Além das palavras-chave, você pode adotar recursos como subtítulos, marcadores e tabelas para facilitar a visualização das informações importantes. 

A última etapa do cadastro é a URL do produto. Para simplificar o acesso direto dos usuários aos produtos, não use os códigos gerados pelo seu sistema de gestão. Ao invés de http://www.minhaloja.com/produto?id46871, o recomendado é http://www.minhaloja.com/nome-do-produto. Essa mudança facilita para o seu cliente e para os mecanismos de busca, que entendem mais rapidamente do que se trata e colocam essa página nos primeiros lugares dos resultados de busca. 

Uma imagem vale mais que mil palavras

As imagens são cruciais na experiência de compra online. Como seu cliente não pode tocar o produto, as imagens são o mais próximo disso que ele vai chegar. Por isso as imagens devem ter boa qualidade e mostrar o máximo de detalhes do produto. 

Você pode considerar utilizar, também, fotos que mostram o uso do produto, para que a pessoa considerando comprar possa visualizar mais possibilidades de utilização. Assim, você aumenta suas chances de vender mais. 

Cadastrando Tags e Categorias 

A arquitetura da informação é a maneira como as informações estão organizadas na sua loja, e por meio de filtros, é possível cruzar os dados de tags e categorias para encontrar rapidamente o produto desejado. O uso dessas estruturas também contribui para uma boa estratégia de SEO. 

A ideia, com esse cadastro de tags, é agrupar os produtos em grupos cada vez maiores. Por exemplo, fones de ouvido bluetooth estão nas categorias Fones de Ouvido < Acessórios < Celulares < Tecnologia. Essas escolhas devem ajudar a filtrar os produtos, mas cuidado para que não sejam específicas demais, ok?  

Mais que uma plataforma, uma parceira da sua loja

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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