Eduarda Guedes

10 de setembro de 2021

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Dia do Cliente: como engajar seu público usando o marketing digital

8 min de leitura

O Dia do Cliente, que se comemora no dia 15 de setembro, ganha cada ano mais importância. Esses dias estão ajudando cada vez mais a promover o comércio eletrônico em tempos de baixo tráfego de vendas. Em 2019, com a Semana do Brasil, foram cerca de 2,2 bilhões de reais para o e-commerce. 

Esta oportunidade é ainda mais valiosa este ano devido ao impacto da pandemia Covid 19, que estimulou a transformação digital e reiniciou os negócios. Somente em abril de 2020, o e-commerce brasileiro registrou um aumento de 81% ano a ano, com um lucro de 9,4 bilhões de reais. 

Para que sua loja ganhe parte desse bolo crescente, é fundamental investir na estratégia certa para o Dia do Cliente. Antes de dar uma olhada em algumas dicas, entenderemos como este dia é importante para o e-commerce.

A importância do Dia do Cliente no e-commerce

O Dia do Cliente movimenta muitas vendas no e-commerce, a maior parte das compras são realizadas pela internet, não apenas pela pandemia, mas pela praticidade e os benefícios que apenas uma compra online pode oferecer.

Um dia dedicado aos consumidores faz com que se sintam importantes e valorizados. Essa percepção pode gerar, principalmente, fidelização

Além disso, se o e-commerce depende da estratégia atual focada na transformação digital, os resultados podem ser impressionantes e produzir a divulgação voluntária e gratuita de informações de negócios para terceiros. 

Como resultado, os varejistas têm a oportunidade de reduzir os chamados custos de aquisição de clientes (CACs) e obter margens de lucro ainda maiores. Assim, o e-commerce pode expandir os negócios a uma taxa semelhante, sem aumentar os custos. 

Outra vantagem é que a competitividade da empresa no mercado aumenta. Quanto mais você seguir as tendências de tecnologia, maior será a probabilidade de sua marca se destacar da sua concorrência.

Ou seja, inclua o Dia do Cliente no seu calendário e se prepare para ele, tenha um planejamento e uma estratégia bastante convidativa, isso vai te ajudar muito a aumentar suas vendas e conquistar novos clientes com um custo bem baixo. 

Estratégias para engajar e vender mais no Dia do Cliente

Como dito acima, é necessário estratégias para chegar até o cliente, por isso preparamos uma lista só para você. Veja abaixo:

1 - Comemore o Dia do Cliente com mensagens de agradecimento

O Dia do Cliente é uma grande oportunidade não apenas para fazer os consumidores se sentirem percebidos, mas também para iniciar um diálogo mais íntimo e direto com os clientes existentes. 

Utilize as instalações e incentive o envolvimento do consumidor. Envie uma mensagem de agradecimento pela sua colaboração através de vários canais como SMS, e-mail e WhatsApp. O foco não está necessariamente nas conversões, mas no fortalecimento de relacionamentos futuros com os consumidores.

2 - Divulgue lançamentos com exclusividade

Agora também é uma grande oportunidade para sua loja lançar novos produtos e serviços. Priorize os clientes fiéis e revele resultados diretos em condições especiais. Se você ainda não tem um programa de fidelidade, agora é um ótimo momento para iniciar um. 

Você também pode desenvolver souvenirs especiais, edições limitadas e promoções para o Dia do Cliente. É uma ótima maneira de chamar a atenção e aumentar as vendas.

3 - Desenvolva promoções, descontos e ofertas mais relevantes

Com a chegada do Dia do Cliente, a busca por produtos e serviços de e-commerce se intensificou e por isso a competição está cada vez mais acirrada. Por isso, você deve criar campanhas específicas para melhorar a classificação da sua loja no Google e em outros mecanismos de busca. 

É imprescindível investir em ações de marketing com as melhores palavras-chave relevantes para o Dia do Cliente, uma política de preços transparente e uma comunicação clara e objetiva. 

Observe, entretanto, que você deve selecionar o elemento com o qual deseja trabalhar. Portanto, ofereça apenas produtos e serviços verdadeiramente competitivos e lucrativos. Confira algumas dicas:

  •  Encontre a categoria de produto na qual você está mais interessado, aplique descontos especiais aos produtos mais vendidos ou no atacado e negocie melhor com seus fornecedores;
  • Com os preços médios dos últimos meses, identifique os produtos e serviços com maior probabilidade de serem pesquisados;
  • Oferecendo produtos mais caros, os kits promocionais com margens maiores podem funcionar, aumentando o número de ticket médio e deslocando o estoque. 

Aproveite o relatório de dados da sua loja para criar campanhas muito mais relevantes com ofertas e promoções personalizadas em todo o processo de compra. Dessa forma, as pessoas se sentirão gratas e incentivadas a comprar de você.

4 - Utilize chatbots para automatizar o atendimento

Um dos maiores desejos do consumidor ao entrar em contato com empresas é ser atendido de forma rápida e prática. Com isso em mente, o simples cuidado diário pode ser realizado automaticamente, sem envolvimento humano. 

Perguntas frequentes, status de pedidos, segundas cópias de quadros de avisos, alterações de senha, rastreamento de remessas e até mesmo todo o processo de vendas podem ser resolvidos de forma eficiente com um chatbot

Chatbots não apenas otimizam tempo, esforço e recursos, mas também oferecem muitos outros benefícios para se envolver mais no dia a dia do seu cliente e melhorar sua experiência geral de compra. Exemplo:

  • Conveniência e praticidade na resolução de problemas, 24 horas por dia e sete dias por semana;
  • Autoatendimento com respostas mais rápidas e satisfatórias, sem intermediários; 
  • Aprendizagem com o comportamento dos clientes para identificar excelentes oportunidades de cross sell e up sell;
  • Possibilidade de instalação nos canais mais populares como o WhatsApp Business, sites e aplicativos.

Além disso, de acordo com estudo da consultoria Gartner, este ano devem ocorrer cerca de 30 segundos de interação online sem tocar nas telas de aparelhos como smartphones e tablets. 

Com isso, as empresas que investem em serviços que utilizam bots de voz e fala, por exemplo, conseguem conquistar grande parte do público em relação à inovação do Dia do Cliente. 

O uso desse tipo de solução de automação tem crescido exponencialmente durante a pandemia. Na verdade, os robôs de áudio podem interagir naturalmente graças à tecnologia PNL ou ao processamento de linguagem natural. 

Portanto, é acessível a partir de muitos dispositivos habilitados para voz, incluindo telefones de mesa, telefones celulares, tablets, desktops, assistentes de voz como Siri (Apple), Google Assistant, Alexa (Amazon) e Google Home.

 5 - Ofereça brindes e divulgue os pedidos

Todo mundo adora receber um presente grátis. É uma forma muito eficaz de agregar valor à sua marca, fortalecer o relacionamento com novos consumidores e fortalecer o relacionamento com o seu público mais fiel.

Mas tome cuidado com a seleção dos presentes. Você precisa saber o perfil do seu cliente. Caso contrário, esse comportamento pode ocorrer um ruído de posicionamento da sua marca. 

Seja criativo! Use conteúdo especial (infográficos, cursos, pesquisas, relatórios, etc.) para mostrar a importância dos seus clientes para o seu negócio. Ingressos para shows, teatro, cinema, drinks, cestas especiais, chocolates, cartas manuscritas e muito mais. Tudo depende do seu negócio e dos seus objetivos finais.

6 - Planeje ações para recuperação de carrinho abandonado

As taxas de abandono de carrinhos podem chegar a 80% no Brasil, segundo pesquisa. Porém, esse momento de vulnerabilidade do processo de compra pode ser revertido com campanhas de SMS Marketing e e-mail marketing

A maneira mais popular e eficaz é enviar-lhe uma mensagem lembrando-o de um produto que ele não comprou. Para os clientes mais fiéis e regulares, você pode ter frete grátis, promoções exclusivas e descontos preferenciais pouco frequentes, por exemplo.

7 - Meça e analise seus resultados pós Dia do Cliente

Revise todas as métricas e resultados quando acabar a sua estratégia, e identifique o que funciona e o que não funciona, aprenda por que e melhore seus processos e táticas para as próximas datas. Esta modificação de curso é essencial para preparar o serviço para eventos futuros, como a Black Friday.

Conclusão

Para 2021, o Dia do Cliente oferece uma grande oportunidade não apenas de atrair e aumentar o número de vendas, mas para focar na experiência do usuário durante o processo de compra.

Construir relacionamentos mais longos e lucrativos com seus clientes pode parecer complicado quando mencionamos quantidade de informações e opções disponíveis, mas quando o atendimento é diferenciado e a experiência de compra também, o cliente volta. 

Como estamos falando de uma data em comemoração do cliente, foque nele e em como é o processo de compra e já inicie esse relacionamento o quanto antes. 

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