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Porque o marketing é fundamental para recuperar o abandono de carrinho

Segundo informações do relatório E-commerce Radar, da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), cerca de 82% dos consumidores brasileiros escolhem […]

Porque o marketing é fundamental para recuperar o abandono de carrinho

Segundo informações do relatório E-commerce Radar, da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), cerca de 82% dos consumidores brasileiros escolhem produtos em lojas virtuais, porém em algum momento acabam desistindo da compra. São vários os aspectos que levam ao abandono de carrinho, os quais vão além de entretenimento, curiosidade ou hobby. Fato é que, a cada potencial cliente perdido, a lucratividade diminui e as expectativas por resultados ficam mais longe de serem alcançadas.

Por isso, essa é uma das taxas que mais merecem atenção por parte dos empreendedores. Esses devem conhecer os motivos que levam seu público-alvo a deixar de lado suas compras para assim, criarem ações que reduzam os pontos negativos e elevem as vendas. Nesse sentido, o marketing digital se faz essencial, já que visa criar relacionamentos e mantê-los ao longo do tempo através de uma comunicação eficiente.

Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo!

Principais razões para o abandono de carrinho

Como citamos, o abandono de carrinho ocorre por diferentes motivos. Muito além daquele consumidor que está somente pesquisando e não tem a real pretensão de comprar naquele momento, está o potencial cliente, que estava disposto a adquirir determinados produtos, mas na última hora acaba desistindo.

Nesse cenário, é essencial saber quais as razões podem levá-lo a tomar essa decisão. Veja as principais:

Frete caro

O valor do frete é um dos principais vilões quando se trata do abandono de carrinho. Ao se depararem com a taxa cobrada no momento do checkout, muitos consumidores acabam desistindo da compra.  Por isso, é importante contar com boas parcerias e criar condições que chamem a atenção.

Necessidade de criar uma conta

Outro fator que pode contribuir com a desistência de compra é a obrigação de criar uma conta no e-commerce. Isso porque hoje o consumidor busca agilidade em seu relacionamento com as marcas de preferência e, por esse motivo, o preenchimento de cadastros pode fazê-lo buscar a concorrência. Se esse é o caso do seu negócio, é melhor repensar.

Problemas de usabilidade

Provavelmente você já tenha se deparado com uma loja virtual com um processo de checkout complicado, que requer o preenchimento de formulários ou tem pouca usabilidade, tornando o processo confuso. Certamente a experiência foi desagradável, não é mesmo?

Pois, esse é um dos principais motivos para o abandono de carrinho. Quanto mais complexo o processo, maior pode ser a taxa, ao mesmo tempo em que quanto mais simplificado for, maiores são as chances de compra pelo consumidor.

Falta de confiança no site

A falta de confiança em um site faz com que o potencial cliente desista da compra. As fraudes no comércio eletrônico são comuns, por isso se a loja não oferece sistemas de segurança, os quais ficam explícitos aos consumidores, outros atrativos, como o preço e a qualidade, podem não ser fortes o suficiente para que finalizem todas as etapas. Ou seja, contribuam para as vendas. Portanto, é fundamental investir em criptografia, dupla verificação e sistemas de proteção de dados que impeçam ataques e garantam a segurança da informação.

Ações para minimizar o abandono de carrinho

Ações para minimizar o abandono de carrinho

Uma particularidade em relação ao abandono de carrinho é que é possível aos e-commerces recuperarem boa parte dos consumidores e fazê-los deles clientes. Ou seja, nem tudo está perdido. Além disso, por meio das estratégias adequadas, essa taxa pode ser reduzida, o que significa aumento nas vendas e no faturamento.

Sabendo disso, listamos algumas ações que podem auxiliar em melhores resultados a curto, médio e longo prazos. Confira:

1. Configurar o e-commerce ao Google Analytics

O mercado é cada vez mais orientado por dados. Nesse aspecto, ferramentas como o Google Analytics são essenciais. Quando se trata de uma loja virtual, o recurso pode ajudar na análise de métricas como o tempo de permanência dos usuários, retorno sobre o investimento (ROI) das iniciativas de marketing digital e conversões.

Essas e muitas outras, juntas, promovem o conhecimento sobre os pontos positivos das estratégias e também aquelas que não estão funcionando como deveriam e, por isso, devem passar por adaptações, de modo com que a experiência de compra seja otimizada continuamente.

2. Ações patrocinadas no Google Ads e redes sociais

Entre as estratégias de Marketing Digital que não podem faltar para um e-commerce que pretende reduzir o abandono de carrinho estão os anúncios patrocinados no Google Ads e nas redes sociais. Com o objetivo de recuperar os leads, é utilizado o recurso de retargeting, o qual objetiva capturar aquele cliente que, em um primeiro momento, não resultou em conversão.

Por meio da denominada rede de display, do Google Ads, todas as páginas que fazem parte do Adsense, também do Google, passam a exibir anúncios do produto ou serviço que o consumidor visitou e esteve próximo de comprar. A mesma metodologia vale para as redes sociais, que se utilizam de algoritmos e dados de navegação para lembrar o consumidor sobre aqueles produtos que em algum momento despertaram o interesse.

3. Campanhas de e-mail marketing

Investir em campanhas de e-mail marketing é uma das ações mais assertivas para as lojas virtuais que visam reduzir as desistências de compra. Nesse caso, o e-mail de carrinho abandonado é enviado para aqueles consumidores que estiveram perto do checkout, com o objetivo de fazê-los retornar ao site e finalizar a ação.

Estima-se que o e-mail, uma das ferramentas de Marketing Digital de maior alcance e eficiência, é responsável pela recuperação de aproximadamente 10% da receita perdida.

Outro dado interessante da ferramenta é que, enquanto a taxa de abertura  de e-mails de e-commerce é de cerca de 15%, os voltados ao abandono de carrinho possuem uma taxa de quase 45%.

Estimular a compra com novos benefícios

Oferecer benefícios contribui para a redução do abandono de carrinho e também para diversos outros objetivos de uma loja virtual. Afinal, quem não gosta de um brinde, um cupom de desconto, frete grátis e outros atrativos que demonstram a preocupação de uma empresa em oferecer uma boa experiência?

Por isso, seja nas campanhas de e-mail ou nas ações de retargeting, esse é um recurso no qual vale a pena investir.

É importante frisar que, para o sucesso de quaisquer ações de uma loja virtual, é indispensável priorizar a experiência do usuário, o qual não espera nada menos do que  a excelência desde o primeiro contato até o pós-venda.

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