Eduarda Guedes

2 de agosto de 2021

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Black Friday 2021: como se planejar para a maior data de vendas online

5 min de leitura

A Black Friday é a principal data que movimenta o e-commerce no Brasil. Por esse motivo, suas ações devem ser previamente pensadas e organizadas. Não é por acaso que em 2020 os e-commerces faturaram um total de R$ 7,2 bilhões na véspera da Black Friday 2020 até a Cyber Monday. Esse valor apresenta um crescimento de 27,7% em comparação a 2019.

O Mercado Livre, por exemplo, se preparou para a Black Friday fazendo palestras para seus parceiros com a finalidade de apresentar as principais expectativas para datas estimadas de venda e produtos mais procurados. A expectativa era vender duas vezes mais que em 2019, e, como resultado, o Mercado Livre registrou crescimento nas vendas brutas totais de 130% em comparação a Black Friday de 2019. Seguindo esse modelo, a sua loja virtual estará preparada, enquanto seus concorrentes enlouquecem para abaixar seus preços.

Todo acontecimento especial precisa de planejamento,certo? Comprar uma casa, um carro, ou até se casar, tudo isso deve ser pensado antecipadamente. De fato, tudo isso pode ser feito às pressas, porém, nada sairia tão perfeito como se tivesse planejado. Por esse motivo, é importante iniciar o planejamento da Black Friday 2021 agora. Você economiza: tempo, dinheiro e dores de cabeça.

Como montar um planejamento estratégico para Black Friday 2021?

Agora que você já entendeu a importância de um planejamento para obter sucesso na Black Friday 2021, vamos destacar por onde começar.

Defina o seu objetivo para a Black Friday

Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Essa frase reflete muito a importância que tem o planejamento, pois saber onde quer chegar é fundamental para seu objetivo funcionar.

Inicialmente, você precisa criar metas para serem atingidas na data, no entanto, isso não se refere às metas financeiras. Você pode especular uma melhora no atendimento ao cliente, conquistar novos seguidores ou investir em recompra. De todo modo, os objetivos precisam estar alinhados com a saúde do seu negócio.

Descreva suas estratégias 

Você já sabe qual caminho seguir para atingir seu objetivo? Para obter essa resposta, você precisa definir as estratégias que serão utilizadas conforme cada situação. Quando a meta é financeira, as lojas precisam de mais ações para receber visitas. Todavia, se o problema for muito alcance e poucas vendas, nesse caso sua loja pode estar com dificuldade no cadastro, produtos ultrapassados, problemas de navegação, entre outros. Por tudo isso, é importante começar a se planejar agora. Desse modo, você terá tempo para organizar todas essas questões.

Negocie condições especiais com seus fornecedores e parceiros 

Vamos supor que um mês antes da Black Friday, seus fornecedores, transportadores e parceiros serão surpreendidos com ofertas de todos os lados. Se você já tiver feito contrato com antecedência, seu e-commerce não terá problemas de disputa com a concorrência.

Fazendo uma negociação justa de preços, você prepara o seu estoque, destacando sua loja virtual com o passo à frente nas promoções e frete grátis. O resultado disso, serão muitas vendas, afinal, os clientes esperam da Black Friday a compra com o menor preço possível.

Reserve um valor para investir na Black Friday

A maior forma de atração depende de um maior investimento. Sem mencionar que disputar  em Black Friday requer muita atenção. 

Sendo assim, é essencial começar a fazer sua reserva de investimento. Com essa verba garantida, você poderá investir tranquilamente na Black Friday 2021. Certifique-se que esse investimento esteja de acordo com suas metas.

Estude o consumidor ideal para a Black Friday

É importante fazer um estudo das Black Fridays anteriores, comportamentos semelhantes, produtos de mais vendas, ticket médio, formas de pagamento e todos os detalhes relevantes para que você consiga impulsionar as vendas.

Faça testes na sua loja

Como mencionamos anteriormente, é possível que sua loja receba visitas mas não realize nenhuma venda. Planejar e investir antecipadamente, e ainda sim não vender por conta de uma falha no site, por exemplo, é um prejuízo sem precedentes, não é mesmo?

Por isso é muito importante checar se o site está funcionando corretamente em todas as etapas. Outro ponto importante, é considerar o público-alvo, afinal, seus clientes precisam encontrar os produtos facilmente, passando todo o processo até finalizar a compra. Desse modo, se houver falhas você terá tempo para a correção, não atrapalhando o desempenho da loja na Black Friday 2021.

Tenha um planejamento flexível 

Como alertamos ao longo desse artigo, de fato, é fundamental ter um planejamento antecipado. Contudo, esse planejamento pode passar por algumas alterações, e, justamente por isso, existe a necessidade de iniciar seu planejamento para Black Friday agora, assim você tem um planejamento flexível.

Faça um plano de contingência

O plano de contingência, vai destacar de forma clara e concisa, não apenas as ações, como também a responsabilidade para o planejamento da Black Friday 2021.

Para isso, esse documento deve orientar, organizar e responder necessariamente, no que se refere à intervenção, controle e combate de possíveis consequências e impactos do evento.

Todo esse passo-a-passo mencionado é de extrema importância para que sua loja virtual esteja devidamente preparada e realize com sucesso a Black Friday 2021. Além disso, você poderá colher os frutos dessa grande estratégia após o evento. Então, não perca tempo e comece o seu planejamento agora!

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