Eduarda Guedes

11 de outubro de 2021

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Guia completo de vendas para Black Friday nos Marketplaces [Guest Post]

4 min de leitura

As datas comemorativas cumprem o seu dever quando o assunto é estimular o consumo, mesmo durante a pandemia de Covid-19 as pessoas encontraram um jeito de presentear e o método de compras online foi o mais escolhido. 

O crescimento das vendas durante as datas sazonais foi bem expressivo no e-commerce, segundo o relatório da Ebit|Nielsen, 34% do faturamento total das vendas online tiveram como origem datas como o dia das mães e o dia dos namorados. 

Outro canal de venda que também ganhou destaque, foram os marketplaces. 

Com um aumento total de 52% acima do mercado, o modelo de negócios de baixo investimento faturou R$ 73,2 bilhões no ano de 2020.

Você aproveita as datas comemorativas nos marketplaces? 

Com um investimento pesado em marketing, os marketplaces também exploram as datas comemorativas para aumentar o tráfego de pessoas acessando a plataforma. 

Quando se fala em datas sazonais, o segundo semestre possui um dia particular no mês de novembro, que atrai os olhares de lojistas e consumidores em busca pela melhor oferta. 

Você já está se preparando para a Black Friday? 

Unindo a experiência dos marketplaces em gerar tráfego mais o apelo da última sexta-feira do mês de novembro, os empreendedores podem aproveitar o aquecimento das vendas nesta data. 

Independente do seu grau de experiência em uma Black Friday, a chave para o sucesso é o planejamento, e até o final deste artigo você saberá tudo o que precisa para realizar uma boa campanha

Planejamento para a Black Friday 2021

Além de aumentar o faturamento em uma determinada data do ano, a Black Friday pode ser utilizada também para alcançar objetivos de vendas

Traçar esse plano irá variar de acordo com o estágio e momento em que o negócio está. 

A Black Friday pode ser utilizada para:

  • Queimar estoque de produtos que estão armazenados por muito tempo; 
  • Vender rápido itens que possuem um tempo de venda maior; 
  • Aumentar a visibilidade da sua conta nos marketplaces. 

Se os seus objetivos de Black Friday envolvem liquidações, analise a precificação do seu anúncio para não sair no prejuízo. 

Se a Black Friday fosse amanhã e você só pudesse fazer um telefonema?  

Muitos empreendedores se deixam enganar pelo calendário, o planejamento de uma Black Friday deve ser feito previamente e negociações bem feitas geram vantagens competitivas para as suas ofertas. 

Então faça o exercício no seu negócio, se a Black Friday fosse amanhã, para quem você ligaria hoje? 

Se você pensou em seus fornecedores o seu palpite foi certo! 

Por ser uma data próxima das festas de final de ano e com uma alta demanda de pedidos, chegar muito tarde pode te deixar sem estoque ou poder de barganha.

Negocie com os seus fornecedores e consiga condições especiais para destacar a sua oferta em uma campanha 

Selecione os seus produtos previamente! 

A seleção de produtos participantes irá depender do seu objetivo de Black Friday, porém ter a clareza sobre os status dos seus produtos irá te guiar na escolha dos itens certos para as suas campanhas. 

Saiba qual é a sua curva ABC

Um dos indicadores para os seus produtos é a curva ABC, com ela é possível identificar os produtos que ficam mais tempo em estoque, curva C ou os mais procurados, representados pela curva A

Organize a sua operação! 

Com todos os telefonemas feitos, produtos e preços selecionados chegou a hora de alinhar a sua operação. 

Utilize uma ferramenta para centralizar todos os seus canais de venda e realizar a sincronização entre estoques em tempo real. 

Implementações como essas previnem falhas manuais como furo de estoque, que podem até levar a prejuízos financeiros para a sua operação, em um alto fluxo de vendas como a Black Friday um alto número de cancelamentos pode arruinar a reputação da sua conta. 

Conclusão Final 

Ficou nítido que para uma boa campanha de Black Friday, a preparação de forma antecipada é um dos melhores aliados. 

Por isso não deixe chegar muito próximo do dia 26 de novembro para decidir os seus objetivos de Black Friday ou começar as tratativas com os seus fornecedores .
Além do planejamento, contar com uma ferramenta que te ajude na gestão dos marketplaces pode ser um ótimo investimento, uma vez que o gerenciamento de múltiplos canais de venda realizados de forma manual induz a muitos erros operacionais.

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