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Dia do cliente: como fidelizar seus clientes em sua loja virtual

Você sabia que fidelizar um cliente é sete vezes mais barato do que conquistar um novo comprador? Pois é! A […]

Dia do cliente: como fidelizar seus clientes em sua loja virtual

Você sabia que fidelizar um cliente é sete vezes mais barato do que conquistar um novo comprador? Pois é! A fidelização de clientes além de ser barata, também é uma forma de aumentar a possibilidade de novas vendas, de indicações para a sua loja virtual, já que um cliente satisfeito com o seu e-commerce vai, sem dúvidas, lembrar de indicá-lo assim que houver uma oportunidade, de manter uma receita saudável e também de prever comportamentos de consumo na sua loja virtual, o que vai ajudar na criação de produtos e serviços mais assertivos para o seu público alvo.

         Agora que você já entendeu o quanto fidelizar clientes é importante para a sua loja virtual, nós vamos te apresentar 4 práticas para manter o seu cliente fidelizado. É importante destacar que tais regras servem independentemente do tipo de produto do seu e-commerce. Confira como fazer o seu cliente se apaixonar pelo seu negócio e voltar a comprar na sua loja!

Dê atenção ao prazo de entrega e garanta a qualidade de entrega dos seus produtos

         É válido dizer que a experiência do cliente como um todo é o que fará com que ele volte a comprar na loja virtual e, um dos quesitos para essa experiência ser satisfatória está na área de logística e distribuição do seu produto. Faça um planejamento que diminua ao máximo a possibilidade de atrasos na data de entrega estipulada do produto, não hesite em fazer cálculos de prazos, custos de processo e também uma comparação entre as diferentes modalidades de transporte.

Lembre-se, também, que o produto precisa ser entregue não só no prazo, como também com toda a qualidade que o cliente espera, em uma embalagem bonita, com um mimo, brinde da loja ou até mesmo com um cupom de desconto para uma próxima compra.

Busque feedbacks do seu produto através de canais online

         O pós-venda precisa ser infalível para fidelizar o cliente! Para isso não deixe de ter suporte em diversos canais, seja por redes sociais, WhatsApp ou telefone. Além disso, busque por feedbacks, eles são extremamente importantes para o seu negócio, que poderá se espelhar neles para analisar pontos que podem ser melhorados e também os que estão satisfatórios.

         Algumas ferramentas que podem te ajudar a obter feedbacks e fidelizar os clientes: Whatsapp Business, e-mail pós compra, push notification e ferramentas de avaliação, como a avaliação com estrelas.

Conheça a tendência Unboxing Experience

         O momento em que o cliente recebe a sua encomenda é de fato importante e deve proporcionar sensações agradáveis que façam ele perceber o quanto valeu a pena esperar alguns dias pela entrega. Nesse sentido, uma das tendências do mercado é o chamado Unboxing Experience, que reforça a ideia de que a embalagem é algo que deve ser levado em conta se o seu objetivo é fidelizar clientes.

         Se interessou pela tendência? Então invista em materiais de qualidade e em design na embalagem da sua loja virtual. Além disso, saiba que ela precisa transmitir a identidade da marca e, para isso, você pode, por exemplo, colocar algum cheirinho na embalagem. Outras ideias que fazem a diferença para fidelizar clientes é criar embalagens que sirvam para outras finalidades, que possam ser colecionáveis, que contenha uma mensagem personalizada, que valorizem o produto e que tenham brindes, amostras e códigos promocionais.

Ofereça descontos e benefícios para compras futuras

         Outra maneira de fidelizar clientes é oferecer descontos e benefícios para compras futuras e isso pode ser feito, por exemplo, através de e-mails marketing. Também é possível montar um programa de fidelidade, que pode ser, um programa de pontos, em que quanto mais o cliente gasta, mais pontos ele ganha e os mesmos podem ser trocados por descontos e outros benefícios.

O programa Prime, Plus e VIP, também pode ser uma opção a ser analisada. Nele, somente clientes que fazem compras constantes na loja virtual recebem descontos e vantagens, que são totalmente únicas. Além disso, é válido analisar, também, se vale a pena para a sua loja virtual se integrar com plataformas de cashback.

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