Gustavo Perina

9 de dezembro de 2020

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Como ter um melhor atendimento com Chatbots

4 min de leitura

A evolução da tecnologia, especialmente nas áreas de inteligência artificial e internet das coisas, tornou possível a criação e automatização de muitos processos que estão revolucionando a relação entre cliente e marca.

Tornar a comunicação mais rápida e eficiente, através do desenvolvimento de softwares capazes de realizar atendimentos, conversando com clientes de forma natural e automática para atender às suas necessidades de forma assertiva, e é o que os chatbots prometem fazer.

O que é chatbot?

Mais do que robôs, os chatbots são desenvolvidos a partir de um software de comunicação automatizada para responder mensagens dos usuários. O uso da inteligência artificial, aplicado em alguns tipos de atendimento com chatbots, faz com que o programa de computador armazene dados e aprenda intuitivamente com a conversa, observando elementos que podem ser aplicados em uma próxima interação.

Além dos chatbots baseados em técnicas de machine learning, há os modelos que não se baseiam em inteligência artificial e funcionam a partir de um conjunto de fluxogramas, com perguntas pré-definidas e comandos restritos. Este último modelo se limita a apresentar opções fechadas através de botões que sugerem respostas baseadas em regras e fluxos estabelecidos.

Ainda assim, eles podem ser utilizados para melhorar o seu negócio através do atendimento ao cliente, no suporte online 24 horas ou na coleta de dados para pesquisas. Mais do que conversar com um robô, o atendimento com chatbots funciona como uma experiência personalizada para o cliente, otimizando processos, compartilhando informações e tornando a comunicação do seu negócio mais efetiva.

Vantagens dos chatbots

O atendimento com chatbots é uma solução que oferece diversos benefícios para a comunicação do seu negócio. Confira alguns deles a seguir:

Agilidade

Um grande volume de interações, dúvidas e mensagens exige uma equipe grande e muito esforço para que o cliente seja atendido com eficiência. O chatbot para e-commerce, por exemplo, pode responder a todos os seus clientes em menos de 2 minutos, desempenhando a tarefa com muito mais agilidade.

Conveniência

O atendimento com chatbots é mais conveniente, uma vez que muitos consumidores preferem ser atendidos diretamente nas redes sociais e canais de mensagem. A integração entre o programa automatizado e a interação humana resulta em uma comunicação satisfatória.

Disponibilidade

Os robôs, diferentemente dos seres humanos, estão disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana. A possibilidade de ter um atendimento disponível sempre que o cliente precisar, a qualquer hora do dia ou da noite, é mais uma vantagem do atendimento com chatbots.

Automação da conversa

Existem alguns tipos diferentes de chatbots, como mencionamos anteriormente, e eles podem responder perguntas com diferentes níveis de complexidade. A automação da conversa com o cliente faz com que os robôs possam responder aos questionamentos do consumidor sempre que ele tiver uma dúvida, facilitando o processo de compra e venda.

Como criar um chatbot?

Para criar um chatbot você pode procurar plataformas de automação que oferecem as ferramentas necessárias e disponibilizam o sistema praticamente pronto e completo. Esta é uma boa opção para quem não quer desenvolver o seu próprio chatbot ou não entende de programação. Neste caso, é importante ficar atento para que a ferramenta ofereça respostas coerentes com as necessidades e dúvidas recorrentes do seu nicho de atuação.

Se você deseja uma opção personalizada, o ideal é contratar uma empresa especializada no desenvolvimento e chatbots. Desta forma é possível construir um fluxo que atenda às necessidades e solucione as dúvidas do seu consumidor.

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