Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Mercado e tendências

Nova rede social: Meta lança a Threads para concorrer com o Twitter

6 de julho de 2023

10 min

Neste artigo

Nesta última quarta-feira, dia 05/07, uma nova rede social foi lançada pelo grupo Meta, a Threads. O discurso do fundador e CEO Mark Zuckerberg revela que a implementação desta nova rede apresenta o claro objetivo de concorrer com o Twitter.

Você deve se lembrar de que a concorrência entre Mark e Elon Musk é bastante antiga, já que representam os principais bilionários da tecnologia, desde a própria desativação da conta pessoal de Musk do Instagram em 2018.

No entanto, os números até agora são surpreendentes. Em apenas 7 horas, cerca de 10 milhões de usuários já se cadastraram na nova rede, o que aparenta ser uma proposta de grande sucesso para as próximas semanas, já que muitas pessoas ainda nem estão cientes do funcionamento desta nova rede.

Outro motivo que identifica um grande potencial da rede diz respeito à integração com as credenciais do Instagram. Para que um novo usuário faça login na Threads, basta que conecte sua conta do Instagram, a qual utilizará os mesmos dados, facilitando ainda mais a acessibilidade.

Nosso artigo tem como objetivo explicar a você leitor, o que já entendemos com a nova rede social Threads, concorrente do Twitter, assim como realizar uma revisão detalhada sobre as redes sociais que já passaram pela Internet, identificando os possíveis desafios e obstáculos que podem ser enfrentados pela Threads.

O que é uma rede social?

As redes sociais são espaços de relacionamento, integração e interação entre pessoas utilizando-se dos meios virtuais, compreendendo plataformas conhecidas como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, e agora, a Threads.

Estas plataformas utilizam as tecnologias desenvolvidas nos últimos anos, em termos de algoritmos e identificação de público-alvo. Estes avanços também possibilitam o avanço do o sistema de e-commerce, em que muitas empresas estão se aproximando ainda mais dos clientes através de canais como redes sociais, para entender melhor suas demandas e desejos.

Em outras palavras, as primeiras redes sociais foram criadas com o intuito de simplesmente aproximar as pessoas.

Início das redes sociais

A primeira rede social do mundo a ser lançada foi a SixDegrees, criada no ano de 1997, com o propósito de conectar diferentes usuários, criando diferentes grupos para gerar mais interação. A principal ideia desta rede era a de que, supostamente, existiria uma Teoria das Seis Amizades, que dizia que todas as pessoas no mundo seriam ligadas por seis amizades.

Surpreendentemente, esta primeira rede social conseguiu chegar à marca de 3,5 milhões de usuários, em que pessoas conectadas poderiam enviar e-mails para outras, aumentando a popularidade, assim como o número de usuários ao longo do tempo.

Mas, com o passar do tempo, a lentidão das conexões e a falta de interesse prejudicou a permanência da rede social no topo, abrindo espaço para a Friendster, em 2002, mas que também não vingou.

Em 2003, surge o Linkedin, com a proposta de ser a primeira rede social voltada para o meio profissional. Até hoje, esta rede social cumpre seu papel, sendo a principal rede para que profissionais exponham seus trabalhos, utilizada também para a prospecção e busca de novos profissionais capacitados.

No mesmo ano, surge a rede social MySpace, voltada para o ambiente da música dentro da lógica da interação social, sendo um grande suporte e vitrine para a própria indústria musical que se mostrava ainda mais em crescimento.

Por fim, a famosa rede social Orkut surgiu em 2004, tornando-se a principal rede social da época, sobretudo no Brasil. O grande diferencial do Orkut eram as comunidades, as quais eram espaços de interação genuína e descontraída entre os usuários. No ano de 2014, todavia, o Orkut passou a dar espaço ao Facebook, a qual tornou-se a principal rede social até então, de Mark Zuckerberg.

Meta lança a Threads

A Threads é a mais nova rede social da Meta, sendo uma rival explícita do Twitter, tendo sido inventada justamente para competir com esta rede social, atuando como um aplicativo de mensagens curtas, ou seja, seguindo a mesma lógica da rede concorrente.

A Threads foi lançada no dia 05/07 e já conta com milhões de usuários no espaço de apenas 7 horas, em que a facilidade de login foi uma das principais vantagens. Aparentemente, as credenciais do Instagram podem ser utilizadas para o acesso à Threads, aumentando a capacidade da base de dados da rede social, em busca da rápida acessibilidade.

Outro ponto em destaque em relação à Threads, faz referência à ausência de publicidade. Mesmo sem este recurso disponível, a rede já conta com milhões de usuários que simplesmente estão aderindo à nova plataforma por conta de terceiros ou recomendações do próprio Instagram, o que demonstra uma grande força.

Um fator que está sendo bastante positivo para a adesão de milhões de usuários são as celebridades que, de certa forma, estão utilizando-se de sua autoimagem para promover a rede. Famosos como Jennifer Lopez, Shakira e Hugh Jackman já estão na Threads e publicando em diferentes redes, o que aumenta ainda mais a popularidade e o desejo de novos usuários fazerem parte desta nova comunidade.

Concorrência com o Twitter

O Twitter é uma rede social que já vem perdendo sua popularidade há algum tempo, seja por conta do maior grau de insatisfação entre os usuários, como em relação a momentos difíceis enfrentados pela nova presidente, por conta das mudanças na interação da rede pelo ex-presidente Elon Musk, um tanto quanto controversas.

Porém, temos que deixar claro que Zuckerberg viu uma grande oportunidade para a mais nova concorrente do Twitter, ao focar em estratégias que facilitem a conexão e acessibilidade dos usuários. Além disso, a principal promessa do grande estrategista do Facebook é de manter o ambiente virtual com mais regras e menos poluído, para que a interação seja mais saudável, aspecto que já vem sendo discutido por usuários insatisfeitos do Twitter há muito tempo.

Uma das principais diferenças observadas na Threads é a possibilidade enviar textos com mais caracteres durante as publicações. Enquanto o Twitter permite somente 280 caracteres para usuários gratuitos (e até 25 mil para pagantes), a Threads permite até 500 caracteres, sendo uma grande vantagem para os novos usuários que reclamam das novas políticas do Twitter.

Além disso, a Threads se preocupa mais com segurança e proteção à privacidade dos usuários. Esta nova rede evita que hajam comentários indesejados ou maldosos (o que é bastante comum no Twitter), cabendo a quem escrever a permissão de aceitar ou não este tipo de interação. 

Como uma forma de manter as políticas do Instagram, todos os usuários que estiverem bloqueados nesta rede permanecerão bloqueados na Threads. Mas, um ponto negativo da Threads diz respeito à ausência de trending topics, o que Mark já disse que irá inserir em um futuro breve.

Outro ponto que se mostra importante por parte da concorrência com o Twitter, diz respeito a uma série de problemas que a empresa vem passando nos últimos meses. A entrada de Musk em outubro do ano passado não foi bem vista pela maior parte dos usuários, os quais publicamente já estavam explicitando o desejo de uma rede social semelhante.

Além disso, uma série de problemas técnicos já vem sendo comum na plataforma, potencializada pela demissão em massa de funcionários, assim como críticas por parte dos usuários sobre os diferentes sistemas de moderação e excessividade de medidas que reduzem a liberdade de interação.

Números recordes de novos usuários

Mesmo a rede social Threads tendo sido lançada no dia 05/07, já existem cerca de 10 milhões de usuários cadastrados, o que demonstra um tremendo interesse por parte das pessoas nesta nova rede.

A estratégia de Mark foi bastante eficiente em integrar o login de perfis do Instagram com as mesmas credenciais, mas a popularização da rede ainda está sujeita ao tempo, no sentido de que somente as próprias semanas e meses determinarão se o caso foi de sucesso ou não.

Comparando-se a outras redes sociais antigas, como Orkut, MySpace, os números são impressionantes, já que em seu auge, estas redes atingiam marcas como 4 ou 5 milhões de usuários. É claro que o poder da tecnologia, assim como a maior facilidade de acesso a essas redes vêm contribuindo para estes novos números. 

Um outro fato a ser considerado diz respeito à possibilidade de criadores de conteúdo utilizarem-se da nova rede para expandir ainda mais seus negócios. É evidente que a criação de conteúdo pode ser agraciada com esta nova rede social, no sentido de novos empreendedores encontrarem novos clientes e expandir ainda mais seu público-alvo.

A Threads oferece o serviço de microblog, como já é comum no Twitter, alimentando as possibilidades de empreendedores (como vocês) de utilizar uma nova rede em expansão. Outro ponto positivo é de que esta nova rede não possui ainda pontos negativos, devendo ser explorada o quanto antes!

O grande desafio da Threads

Embora a Threads aparente ser um caso de muito sucesso em algumas horas, é preciso que se tenha calma para avaliar se a rede social manterá o alto número de usuários, assim como irá se tornar relevante para as próximas semanas e meses.

Todas as redes sociais, quando são criadas, apresentam um “boom” por conta do sentimento de ser algo novo, o que é extremamente agradável para nossas emoções. Ao mesmo tempo, ainda estamos descobrindo como funciona, no sentido de que as pessoas estão aprendendo, aos poucos, os objetivos e as capacidades desta nova rede social.

Portanto, existe ainda um grande desafio a ser enfrentado pela Threads, a qual diz respeito à popularidade e relevância. A popularidade é bastante nítida, ao ser linkada com o Instagram, sendo a rede social mais utilizada nos dias de hoje, da mesma forma que a relevância também é evidente, por conta da autoridade que o Instagram passa às pessoas.

Ao mesmo tempo, a Threads apresenta outro desafio, a de ser um “Twitter 2.0”. Considerando que o Twitter vem perdendo sua popularidade há alguns anos, por conta de más decisões dos próprios gestores, muitos usuários “sentem falta” de uma rede social que se assemelha ao Twitter, e justamente, é onde a Threads entra.

Conclusão do assunto

Ok, mas o que podemos concluir sobre isso tudo? Uma coisa é certa… A estratégia de Mark Zuckerberg deu muito certo! Criar uma nova rede social em um momento de extrema fragilidade do Twitter foi uma ótima sacada.

Considerando que esta nova rede atingiu a marca de 10 milhões de usuários em poucas horas, já é nítido o sucesso, assim como foi o sucesso da criação do Instagram durante sua criação, o que mostra o grande poder de “timing” de Mark.

Mas, como sempre, é preciso cautela, já que as primeiras semanas não necessariamente podem ser decisivas, no sentido de que podem somente revelar o estado de euforia por parte dos novos usuários ao descobrir uma novidade (como uma criança fica feliz ao ganhar um brinquedo novo). 

Portanto, somente daqui a alguns meses, teremos um maior entendimento se a rede social foi um sucesso ou se tornou uma péssima tentativa de tentar desbancar o Twitter.
Gostou do nosso conteúdo? Acesse nossa newsletter para mais informações como essa e ative nossas notificações para receber conteúdos de ainda maior qualidade!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos