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Quanto custa abrir uma loja virtual em 2023?

1 de janeiro de 2023

6 min

Neste artigo

Quanto custa abrir uma loja virtual em 2023? Eis a pergunta de milhões!

As mudanças nos hábitos de consumo das pessoas refletiram diretamente no aumento das compras online. No Brasil, por exemplo, o comércio eletrônico cresceu bastante nos últimos anos.

Ainda que a pandemia tenha acelerado o processo de adesão às novas tecnologias e às compras pela internet, esse comportamento já era esperado. Isso porque os avanços tecnológicos prometiam ampliar os horizontes e revolucionar o modo de vender e de comprar.

Hoje, quem vende pela internet consegue realizar coisas que anos atrás pareciam impossíveis, como iniciar um negócio com baixo investimento inicial, vender a qualquer hora e em qualquer lugar sem se preocupar com o fator “localização” e ainda atrair clientes do mundo todo.

Os consumidores, por sua vez, aproveitaram a oportunidade de fazer compras de forma mais prática, segura e consciente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Retail X, o e-commerce brasileiro teve o maior crescimento da América Latina. A receita de vendas cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022, totalizando US$ 49,2 bilhões. Além disso, o Brasil também teve um volume considerável de tráfego da web para varejistas (84%).

Isso significa que o cenário do e-commerce no Brasil é bastante positivo e quem pretende investir nessa modalidade de vendas tem tudo para lograr bons resultados.

Porém o custo de abrir uma loja virtual pode variar de acordo com o porte da empresa e da complexidade do projeto.

Ao longo deste artigo, você saberá quais são os principais custos de abrir e manter uma loja virtual.

Quanto custa abrir uma loja virtual de acordo com o tamanho da sua empresa?

O valor do investimento é proporcional ao tamanho da empresa. Sendo assim, explicaremos a seguir quanto custa abrir uma loja virtual para cada caso. Olha só!

MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) é o tipo de empresa no qual o dono pode ter, no máximo, um funcionário.

Embora exista um projeto de lei em tramitação que se dispõe a aumentar o faturamento máximo, o valor atual limita-se a R$ 6.750 por mês, o que equivale a R$ 81 mil por ano.

Abrir uma loja virtual nesta modalidade requer um investimento inicial de R$1 mil a R$5 mil. Esse montante cobre as principais despesas, como aquisição de produtos, estruturação do e-commerce, entre outros.

Caso você opte por montar o seu negócio online com uma plataforma de e-commerce, este valor pode reduzir um pouco. Na Webstore, por exemplo, o plano Basic é ideal para um MEI. O custo anual é de R$ 49,00 por mês, ou R$ 490,00 por ano, e contempla mais de 10.000 acessos mais integração com aplicativos essenciais para você otimizar as suas vendas.

ME

A Micro Empresa (ME) pode faturar de R$ 81 mil a R$ 360 mil por ano e ter até 19 colaboradores.

Se você for uma ME, o seu investimento inicial vai de R$ 5 mil a R$ 50 mil. Com este valor, é possível montar um e-commerce, fazer integração com aplicativos e marketplaces, contratar consultorias e demais serviços personalizados.

Os planos Plus e Pro da Webstore atendem a boa parte das necessidades das MEs, senão todas. Além de cadastrar uma quantidade expressiva de produtos, você pode receber até 80.000 visitas e, ainda, integrar com os principais marketplaces do mercado para vender por todo o Brasil e aumentar a visibilidade do seu negócio.

O preço das mensalidades varia de R$ 249,00 a R$ 399,00 por mês. Ou seja, o gasto anual para manter a sua loja virtual funcionando é menor que o valor mínimo estimado.

EPP

A Empresa de Pequeno Porte (EPP) fatura de R$ 360 mil até R$ 4,8 milhões, podendo ter entre 10 a 99 funcionários.

Devido ao tamanho do negócio e de todas as funcionalidades que esse tipo de modalidade necessita em termos de performance e escalabilidade, o investimento inicial vai de R$ 50 mil até R$ 500 mil.

Assim, se você for uma EPP e precisar de uma solução robusta para acompanhar e contribuir para o seu crescimento, o plano Business da Webstore é o mais indicado.

Além de todos os recursos e funcionalidades que os planos mais simples oferecem, você terá à sua disposição uma equipe especializada para ajudá-lo a personalizar e a agilizar a sua operação.

Por ser um plano customizado, o preço é sob consulta.

Grande Porte

A Empresa de Grande Porte é aquela que fatura mais de R$ 4,8 milhões por ano. Sem limite de faturamento. Sem quantidade mínima de funcionários.

Esse tipo de negócio costuma trabalhar com múltiplos canais de vendas ao mesmo tempo, tanto online quanto offline. Portanto, precisam realizar investimentos colossais para que todos eles funcionem em perfeita sintonia. O Grupo Martins, por exemplo, investiu cerca de R$ 15 milhões só em marketplace B2B.

Caso se enquadre na modalidade de grande porte, é fundamental que você conte com um plataforma de e-commerce que possua um plano mais avançado que atenda a todas as suas necessidades de curto e longo prazo.

Vale a pena investir em uma loja virtual de modelo SaaS?

Agora que sabe quanto custa abrir uma loja virtual, você precisa entender qual é o melhor tipo de solução tecnológica para o seu negócio.

SaaS, do inglês Software as a Service (Software como serviço, em tradução livre), é um tipo de sistema disponibilizado por algumas plataformas de e-commerce a partir da nuvem.

O objetivo desse serviço é que os lojistas exerçam as mais variadas funções na sua loja virtual de maneira simples e remota. Basta ter uma conexão ativa com a internet para poder logar na sua conta e fazer o que precisa ser feito.

Muito se especula sobre o modelo SaaS. Será que ele é bom? Será que vale a pena? Foi-se o tempo em que as pessoas precisavam comprar licenças e instalar aplicativos que consomem uma parcela significativa da memória do computador.

Com esse modelo, tudo acontece de forma online. Questões como instalações, renovações e atualizações ficam por conta da plataforma que você escolher. A única coisa com que você precisa se preocupar é vender.

Já sabe quanto custa abrir uma loja virtual em 2023?

Neste artigo, mostramos para você alguns dos custos que terá de arcar para abrir uma loja virtual conforme o tamanho da sua empresa.

Porém, vale lembrar que existem outros investimentos que precisa fazer para garantir o bom funcionamento do seu e-commerce, como marketing, contratação de funcionários e gestão logística e administrativa.

Por isso, é importante levar tudo isso em consideração ao montar o seu plano de negócio e o seu planejamento de vendas.

Se já deixou tudo no jeito para montar um e-commerce e começar a vender, gostaríamos de convidar você para criar uma loja virtual na Webstore. Aqui, você tem tudo o que precisa para escalar as suas vendas. Sem burocracia. Sem complicações!

Saiba mais: Desafios do e-commerce: quais são e como superá-los.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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