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Desafios do e-commerce: quais são e como superá-los?

1 de outubro de 2022

7 min

Neste artigo

A pandemia da Covid-19 fez com que muitas empresas se adaptassem ao novo normal para sobreviver no mercado. Com isso, elas reformularam o seu modelo de negócio, migraram para o ambiente digital e precisaram compreender os novos hábitos de consumo e formas de pensar dos clientes.

As que souberam reagir a cada uma delas, tiveram bons resultados. Suas marcas alcançaram um público que elas nunca imaginaram e os lucros aumentaram.

Mas para que isso acontecesse, elas passaram por diversos obstáculos no meio do caminho por não estarem familiarizadas com o varejo online ou com os problemas decorrentes do crescimento acelerado desse segmento.

Pensando nisso, listamos os principais desafios do e-commerce para facilitar a sua jornada empreendedora caso esteja pensando em criar uma loja virtual.

Neste artigo, você descobrirá os desafios do e-commerce. Continue a leitura!

Panorama do e-commerce no Brasil

Como grande parte da população não podia sair de casa, ela teve que recorrer a um recurso que pudesse mostrar o que estava acontecendo no mundo afora, facilitar a sua vida e, ao mesmo tempo, distraí-la: a internet.

Assim, o aumento do acesso à internet e do uso de computadores e dispositivos móveis contribuiu muito para o sucesso do e-commerce no Brasil. Segundo um levantamento feito pela Ebit Nielsen, o e-commerce brasileiro teve um faturamento de R$ 81 bilhões em 2020 e de R$ 182,7 bilhões em 2021.

Se tudo correr bem, o faturamento do varejo online pode aumentar 56% até 2024. No entanto, para que as estatísticas se tornem realidade, é necessário superar alguns desafios. Segundo o site Reclame Aqui, a maioria das ocorrências são sobre atraso de entrega, falta de produtos em estoque e demora para responder aos chamados.

Normalmente, esses tipos de problema colocam à prova a idoneidade do e-commerce aqui no Brasil e trazem diversos problemas para os empreendedores.

Principais desafios do e-commerce

Além dos problemas mencionados acima, existem outros desafios que você precisa superar para que a sua loja virtual tenha sucesso. Veja cada um deles a seguir.

Concorrência

Independentemente do segmento em que você for atuar, sempre haverá concorrência. E isso é extremamente saudável e positivo para o seu negócio, pois é possível aprender muito com ela.

Encare os seus concorrentes como mestres, pois eles podem ensinar muito. Ao fazer uma análise dos acertos e erros que eles cometeram ao longo do tempo, você consegue estruturar estratégias similares ou melhores para não correr os mesmos riscos.

Logística

Um dos principais desafios do e-commerce é, com certeza, a logística. Boa parte das reclamações são por conta do atraso das entregas e, para evitar que isso aconteça, você precisa fazer uma boa gestão.

Assim, estruture o fluxo logístico para compreender o processo de armazenagem, expedição e entrega de mercadorias, faça controle de estoque, escolha boas transportadoras, defina prazos realistas e monitore os produtos enviados para garantir que eles sejam entregues no tempo previsto.

Além disso, crie um processo de logística reversa simples e eficaz para que seus clientes possam trocar e devolver os produtos com mais facilidade.

Leia mais >> Como ter uma boa gestão logística no e-commerce

Estoque

A gestão inadequada do estoque pode causar muita dor de cabeça para você. Tanto o excesso de produtos quanto a falta deles resultam em prejuízos no final do mês.

Por isso, você precisa saber o volume de vendas mensais da sua loja virtual, o prazo de reposição dos produtos estipulado pelos fornecedores e a quantidade mínima de cada item para realizar uma boa gestão de estoque.

Leia mais >> Como organizar o estoque do seu e-commerce

Impostos

As leis e impostos representam um dos maiores desafios do e-commerce e um grande obstáculo para o empreendedor brasileiro. O ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias), por exemplo, impacta diretamente no preço dos seus produtos e faz com que você pague por eles antes mesmo de conseguir vendê-los.

Logo, é fundamental calcular os preços adequadamente para não ter nenhum tipo de erros no faturamento e problemas fiscais.

Experiência do cliente

De acordo com uma pesquisa realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, duas de cada três pessoas desistiram de uma compra online por conta de uma experiência ruim. Isso é péssimo para os negócios.

Oferecer uma boa experiência aos clientes é fundamental para conquistá-los e fazer com que eles enxerguem o real valor do que você oferece para, consequentemente, continuar consumindo os seus produtos.

Dessa forma, além de vender produtos de qualidade, você precisa:

  • colocar o cliente no centro de suas estratégias de vendas;
  • investir em uma experiência omnichannel;
  • oferecer um excelente atendimento e pós-vendas.

Leia mais >> Como trabalhar a experiência do cliente na sua loja virtual

Abandono de carrinho

O abandono de carrinho é simplesmente a grande dor dos lojistas e, de fato, representa um desafio do e-commerce. Basicamente, os clientes entram na sua loja virtual, selecionam produtos e não finalizam a compra.

Alguns motivos explicam essa trágica ocorrência, como preço do frete, o tempo de entrega, a forma de pagamento e a instabilidade nas páginas da loja virtual.

Portanto, para evitar que seus clientes abandonem o carrinho de compras, você precisa entender o verdadeiro motivo da desistência e criar uma estratégia para reverter essa situação. Se o problema do seu cliente for o preço do frete, por exemplo, modifique a política de entrega e ofereça descontos.

Monitoramento dos indicadores de desempenho

Um famoso escritor disse uma vez que quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve. E ele tem razão! Nenhuma empresa conquista sua clientela do dia para a noite, muito menos sem um bom planejamento e estratégia.

Para que a sua loja virtual se destaque entre a concorrência, você precisa criar um plano estratégico e analisar os resultados posteriormente. Só assim saberá o que dá certo e o que precisa fazer para melhorar.

Portanto, analise os indicadores de desempenho - também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) -, como quantidade de visitas, número de vendas, taxa de conversão, custo de aquisição de clientes, ticket médio, o tempo que seus clientes se mantêm fiéis a sua marca e o retorno sobre investimento, para avaliar se os resultados da sua estratégia condizem com os objetivos delineados na fase de planejamento.

Leia mais >> Conheça as principais métricas para analisar em sua loja virtual

Marketing

Muitas pessoas acreditam que para fazer marketing basta disparar conteúdos aleatórios nas redes sociais ou criar uma promoção aqui e acolá. Mas o que elas não sabem é que o marketing é sinônimo de estratégia.

Você precisa estudar a volatilidade do mercado, entender as dores e necessidades do seu público-alvo, se comunicar de uma forma persuasiva para vender mais, conhecer os recursos tecnológicos disponíveis atualmente e saber como utilizá-los, para então combinar tudo isso em um plano de ação.

Vantagens de um marketing bem-feito

  • Melhora o seu relacionamento com os clientes
  • Potencializa as vendas
  • Facilita a tomada de decisão
  • Diferencia a marca das concorrentes

Leia mais >> Quais são os pilares do marketing digital

                      O que é lead no marketing digital

                      Como trazer vida para seu marketing de conteúdo

                      Neuromarketing: como aumentar o engajamento da sua loja virtual 

Agora que você conhece os maiores desafios do e-commerce e as soluções para esses problemas, aperfeiçoe a sua estratégia para impedir que falhas comuns prejudiquem os resultados da sua loja virtual.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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