Eduarda Guedes

29 de setembro de 2021

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Saiba quais são as principais métricas de marketing para analisar em sua loja virtual

5 min de leitura

As pessoas acham que métricas são só números de curtidas em redes sociais ou números de seguidores. No entanto, quando se fala em métrica de marketing significa indicadores utilizados para medir os resultados das ações e campanhas implementadas nos canais de marketing.

Você sabe quais são as métricas mais importantes para uma loja virtual? E na prática, quais são essas métricas? O que elas representam? Confira tudo isso no post de hoje!

O que as métricas de marketing representam?

Basicamente, as métricas de marketing podem ser determinadas como o primeiro passo de qualquer loja virtual para elaborar os planos, ações e estratégias. Dessa forma, elas são representadas por indicadores que ajudam a medir o resultado de uma campanha específica ou de todo trabalho de marketing. 

As funções das métricas de marketing, devem ser avaliadas durante toda uma campanha, sendo preciso examiná-las durante todas as etapas do funil de Marketing. E elas, são de uma variedade imensa no Marketing Digital, veja as principais:

  • Apontamento dos pontos positivos e negativos das campanhas: são importantes para trabalhar o próximo passo, já que você saberá o que está dando resultados;
  • Assistência para tomadas de decisões e investimentos: sabendo dos resultados das ações é possível otimizar sua verba colocando mais esforços nas mais favoráveis; 
  • Auxílio para o aprimoramento de estratégias: isso é importante porque com o conhecimento dos resultados, você consegue descobrir quais as preferências do consumidor, logo, pode aprimorar as estratégias;
  • Diminuição do grau de incerteza para os próximos passos da área: com mais segurança em quais passos você pode dar, as chances de desperdício de esforços são mínimas;
  • Identificação do ROI (Retorno Sobre o Investimento) de forma mais objetiva: isso é crucial para avaliar como certas iniciativas específicas contribuem com os resultados da empresa;
  • Mensuração da performance de cada campanha e do envolvimento público: a partir de informações específicas, você consegue aumentar o conhecimento de mercado para os clientes, trabalhando de forma otimizada e bem estruturada.

Métricas sociais x métricas da empresa

As métricas sociais trabalham com:

  • Alcance;
  • Engajamento; 
  • Seguidores em redes sociais.

Já as métricas de negócio servem para mensurar o volume de vendas, a partir de:

  • Pedidos de orçamento; 
  • Recorrência de compra;
  • Ticket médio;
  • Valor total de vendas; 
  • Quantidade de vendas;
  • Renovação de contrato; 
  • Percentual de churn.

De todo modo, as métricas dependem uma da outra e todas devem ser positivas para que o trabalho de marketing alcance o sucesso, logo, sem o alcance, não há engajamento.

Quais são as principais métricas de marketing para analisar no dia a dia da sua loja virtual?

Visitantes

O número de visitantes representa a quantidade de pessoas que chegam no seu site.  Assim, reflete diretamente a audiência que o site ou blog da empresa possui.

Leads e taxa de conversão

Os Leads consistem naqueles visitantes do seu site, que após se interessaram por seu produto, preenche seus dados de contato em troca de algo como, por exemplo, assinatura de um newsletter.

Já a taxa de conversão significa a porcentagem de visitantes que realmente se convertem nas Landings Pages.

Oportunidade e taxa de conversão para oportunidade

Oportunidade são os Leads que passam por uma qualificação e podem ser considerados uma oportunidade de negócio para uma empresa.

Quando a geração de Lead é grande, mas a conversão para oportunidade não, isso indica que o visitante não é nutrido o suficiente para sua oportunidade de negócio.

Vendas e taxas de conversão de vendas 

A taxa de conversão para vendas é a porcentagem de oportunidades que são efetivamente transformadas em clientes. Dessa forma, apenas com volume de vendas gerado pelas ações de marketing, você consegue comprovar o valor de suas estratégias. 

Custo por Leads (CPL)

O CPL permite saber o valor de cada Lead gerado para dividir a quantidade do marketing digital pelo número de Leads gerado, vindos das diversas fontes de tráfego.

Taxa de abertura e de click de e-mail 

A taxa de abertura mede o percentual de pessoas que abriram um determinado e-mail sobre o volume que recebeu o email. Enquanto, a taxa de clique, representa o percentual de pessoas que clicaram em um determinado link do e-mail enviado sobre o número de todos que receberam esse e-mail.

Pageviews 

São as visualizações de páginas de um site ou blog. Mensurar as pageviews é essencial para identificar, por exemplo, quais são as páginas mais acessadas. 

Neste conteúdo, listamos as principais métricas de marketing para serem analisadas em sua loja virtual. Ou seja, algumas das diversas possibilidades de Marketing Digital que podem ajudar a melhorar o seu negócio, independentemente de qual situação ele se encontre, seja positiva ou negativa.

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