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Calendário do E-commerce 2023: programe-se para vender mais!
28 de dezembro de 2022
O ano de 2022 está acabando e você precisa começar a se planejar para que a sua loja virtual não perca nenhuma oportunidade de vendas daqui para frente.
Até porque as datas comemorativas são o timing perfeito para conquistar novos clientes e aumentar as vendas.
Pensando nisso, montamos um Calendário Comercial 2023 com as principais datas para quem trabalha com e-commerce.
Quais são as principais datas comemorativas de 2023?
As principais datas comerciais de 2023, que não podem faltar na estratégia de marketing da sua loja virtual, são:
21 de fevereiro: Carnaval
2021 foi um ano atípico por conta das restrições da Covid-19. Mas como agora boa parte da população brasileira está vacinada, a expectativa é que as comemorações carnavalescas voltem em 2023.
Isso significa que os segmentos de turismo, alimentação, fantasias e artigos de festas voltarão a lucrar com essa data sazonal.
8 de março: Dia da Mulher
O dia 8 de março é uma data importante para lembrar a luta constante das mulheres por seus direitos e melhores condições de vida e trabalho, e também para homenageá-las.
15 de março: Dia do Consumidor
Esta data é uma ótima oportunidade para fortalecer o relacionamento com os clientes, oferecendo promoções vantajosas e cupons de desconto.
9 de abril: Páscoa
Embora seja uma data religiosa, a Páscoa representa uma boa oportunidade de vendas para cristãos e ateus, uma vez que as pessoas aproveitam esse momento para festejar com a família ou viajar. Chocolates, peixes, vinhos, artesanatos e passeios turísticos ganham destaque nesse dia.
14 de maio: Dia das Mães
Os consumidores têm uma forte conexão emocional com o Dia das Mães. Não é à toa que o comércio investe muito nessa data. Apenas em 2022, de acordo com um levantamento da SmartHint, o ticket médio das lojas virtuais aumentou de R$ 351,45 para R$ 416,69. Logo, esse é o momento ideal para criar estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
12 de junho: Dia dos Namorados
A data mais romântica do ano é sempre comemorada em grande estilo. Normalmente os apaixonados se presenteiam com flores, jantares, lingeries, roupas, entre uma infinidade de outras opções. Por isso, é necessário estudar bem os interesses do seu público-alvo para entender quais ações executar nessa época.
13 de agosto: Dia dos Pais
O Dia dos Pais é a data em que os consumidores celebram todo o amor e carinho que sentem por aqueles que sempre cuidaram deles. Isso inclui comprar os mais variados tipos de presentes, que vão desde roupas, alimentos e bebidas até celulares, fones de ouvido e outros produtos eletrônicos.
15 de setembro: Dia do Cliente
Assim como o Dia do Consumidor, o Dia do Cliente é uma data que não pode faltar no planejamento de quem vende online. Sendo assim, uma ótima forma de agradecer as pessoas que mantêm o seu negócio a todo vapor é oferecer promoções e benefícios exclusivos.
12 de outubro: Dia das Crianças
Brinquedos e moda infantil são os segmentos que mais vendem nessa época. Porém outros setores, como alimentício e de eventos, também podem aproveitar a ocasião para criar campanhas em que pais e filhos possam aproveitá-la juntos.
24 de novembro: Black Friday
A cada ano que passa, a importância e o impacto da Black Friday no faturamento dos lojistas aumentam. Portanto, é fundamental se planejar com, no mínimo, 6 meses de antecedência e contar com uma boa plataforma de e-commerce para garantir que tudo saia de acordo com o esperado.
27 de novembro: Cyber Monday
A segunda-feira pós Black Friday, é uma ótima oportunidade de vendas para o comércio eletrônico. Muitas marcas aproveitam esse momento para fazer queima de estoque.
25 de dezembro: Natal
O Natal é uma data importante para praticamente todos os nichos. Por isso, a competição costuma ser bastante acirrada. Todas as ações nesta época precisam ser planejadas com cuidado para não impactar negativamente o resultado do seu negócio.
Entretanto, existem outras datas sazonais que você pode aproveitar para criar uma campanha atrativa e significativa para os seus consumidores.
Confira a seguir o calendário do e-commerce 2023.
Calendário do E-commerce 2023
Datas importantes para o e-commerce
Janeiro
06/01 – Dia da Gratidão
07/01 – Dia do Leitor
30/01 – Dia da Saudade
Fevereiro
14/02 – Valentine’s Day (Dia de São Valentim)
19/02 – Dia do Esportista
21/02 – Carnaval
Março
08/03 – Dia da Mulher
15/03 – Dia do Consumidor
20/03 – Início do Outono
Abril
09/04 – Páscoa
23/04 – Dia Mundial do Livro
Maio
14/05 – Dia das Mães
25/05 – Dia do Orgulho Nerd
Junho
12/06 – Dia dos Namorados
21/06 – Início do Inverno
28/03 – Dia do Orgulho LGBTQIA+
Julho
13/07 – Dia do Rock
26/07 – Dia dos Avós
30/07– Dia Internacional da Amizade
Agosto
13/08 – Dia dos Pais
15/08 – Dia dos Solteiros
21/08 – Dia Internacional da Moda
Setembro
Primeiras semanas de setembro – Semana do Brasil
Mês de conscientização e prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo
06/09 – Dia do Sexo
13/09 – Dia da Cachaça
15/09 – Dia do Cliente
23/09 – Início da Primavera
Outubro
Mês de conscientização e combate ao Câncer de Mama – Outubro Rosa
04/10 – Dia dos Animais
12/10 – Dia das Crianças
31/10 – Halloween (Dia das Bruxas)
Novembro
Mês de conscientização e combate ao Câncer de Próstata – Novembro Azul
24/11 – Black Friday
27/11 – Cyber Monday
Dezembro
Mês de conscientização e combate à AIDS – Dezembro Vermelho
22/12 – Início do Verão
25/12 – Natal
31/12 – Réveillon
4 dicas para melhorar o desempenho da sua loja virtual em datas sazonais
O sucesso da sua loja virtual nestas datas comerciais dependerá do seu planejamento. Portanto, você precisa dar o primeiro passo e estruturar todas as ações que executará nos próximos meses.
Estudos de concorrência e análises aprofundadas do comportamento do consumidor são fundamentais para que entenda quais são os canais de comunicação mais eficientes, o mix de produtos a ser ofertado, entre outras informações que guiarão a sua estratégia de vendas.
No entanto, para que a sua loja virtual tenha um ótimo desempenho, você também precisa:
1) preparar o estoque e o processo logístico para o possível aumento da demanda, já que a indisponibilidade de produtos e o atraso na entrega são as reclamações mais recorrentes em dias movimentados para o comércio eletrônico;
2) investir em ações de marketing para atrair potenciais clientes até a sua vitrine virtual;
3) criar condições imperdíveis, como frete grátis e cupons de desconto;
4) oferecer mais de uma forma de pagamento, desde que, é claro, esteja dentro da realidade do seu negócio.
Pronto para vender nas datas comemorativas de 2023?
Agora que você já está a par das principais datas comemorativas do próximo ano, que tal começar a planejar a sua estratégia de marketing de acordo com este Calendário do E-commerce 2023?
Para ajudá-lo nessa empreitada, confira nossos conteúdos especiais:
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