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Calendário do E-commerce 2023: programe-se para vender mais!

28 de dezembro de 2022

7 min

Neste artigo

O ano de 2022 está acabando e você precisa começar a se planejar para que a sua loja virtual não perca nenhuma oportunidade de vendas daqui para frente.

Até porque as datas comemorativas são o timing perfeito para conquistar novos clientes e aumentar as vendas.

Pensando nisso, montamos um Calendário Comercial 2023 com as principais datas para quem trabalha com e-commerce.

Quais são as principais datas comemorativas de 2023?

As principais datas comerciais de 2023, que não podem faltar na estratégia de marketing da sua loja virtual, são:

21 de fevereiro: Carnaval

2021 foi um ano atípico por conta das restrições da Covid-19. Mas como agora boa parte da população brasileira está vacinada, a expectativa é que as comemorações carnavalescas voltem em 2023.

Isso significa que os segmentos de turismo, alimentação, fantasias e artigos de festas voltarão a lucrar com essa data sazonal.

8 de março: Dia da Mulher

O dia 8 de março é uma data importante para lembrar a luta constante das mulheres por seus direitos e melhores condições de vida e trabalho, e também para homenageá-las.

15 de março: Dia do Consumidor

Esta data é uma ótima oportunidade para fortalecer o relacionamento com os clientes, oferecendo promoções vantajosas e cupons de desconto.

9 de abril: Páscoa

Embora seja uma data religiosa, a Páscoa representa uma boa oportunidade de vendas para cristãos e ateus, uma vez que as pessoas aproveitam esse momento para festejar com a família ou viajar. Chocolates, peixes, vinhos, artesanatos e passeios turísticos ganham destaque nesse dia.

14 de maio: Dia das Mães

Os consumidores têm uma forte conexão emocional com o Dia das Mães. Não é à toa que o comércio investe muito nessa data. Apenas em 2022, de acordo com um levantamento da SmartHint, o ticket médio das lojas virtuais aumentou de R$ 351,45 para R$ 416,69. Logo, esse é o momento ideal para criar estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

12 de junho: Dia dos Namorados

A data mais romântica do ano é sempre comemorada em grande estilo. Normalmente os apaixonados se presenteiam com flores, jantares, lingeries, roupas, entre uma infinidade de outras opções. Por isso, é necessário estudar bem os interesses do seu público-alvo para entender quais ações executar nessa época.

13 de agosto: Dia dos Pais

O Dia dos Pais é a data em que os consumidores celebram todo o amor e carinho que sentem por aqueles que sempre cuidaram deles. Isso inclui comprar os mais variados tipos de presentes, que vão desde roupas, alimentos e bebidas até celulares, fones de ouvido e outros produtos eletrônicos.

15 de setembro: Dia do Cliente

Assim como o Dia do Consumidor, o Dia do Cliente é uma data que não pode faltar no planejamento de quem vende online. Sendo assim, uma ótima forma de agradecer as pessoas que mantêm o seu negócio a todo vapor é oferecer promoções e benefícios exclusivos.

12 de outubro: Dia das Crianças

Brinquedos e moda infantil são os segmentos que mais vendem nessa época. Porém outros setores, como alimentício e de eventos, também podem aproveitar a ocasião para criar campanhas em que pais e filhos possam aproveitá-la juntos.

24 de novembro: Black Friday

A cada ano que passa, a importância e o impacto da Black Friday no faturamento dos lojistas aumentam. Portanto, é fundamental se planejar com, no mínimo, 6 meses de antecedência e contar com uma boa plataforma de e-commerce para garantir que tudo saia de acordo com o esperado.

27 de novembro: Cyber Monday

A segunda-feira pós Black Friday, é uma ótima oportunidade de vendas para o comércio eletrônico. Muitas marcas aproveitam esse momento para fazer queima de estoque.

25 de dezembro: Natal

O Natal é uma data importante para praticamente todos os nichos. Por isso, a competição costuma ser bastante acirrada. Todas as ações nesta época precisam ser planejadas com cuidado para não impactar negativamente o resultado do seu negócio.

Entretanto, existem outras datas sazonais que você pode aproveitar para criar uma campanha atrativa e significativa para os seus consumidores.

Confira a seguir o calendário do e-commerce 2023.

Calendário do E-commerce 2023

Datas importantes para o e-commerce

Janeiro

06/01 – Dia da Gratidão

07/01 – Dia do Leitor

30/01 – Dia da Saudade

Fevereiro

14/02 – Valentine’s Day (Dia de São Valentim)

19/02 – Dia do Esportista

21/02 – Carnaval

Março

08/03 – Dia da Mulher

15/03 – Dia do Consumidor

20/03 – Início do Outono

Abril

09/04 – Páscoa

23/04 – Dia Mundial do Livro

Maio

14/05 – Dia das Mães

25/05 – Dia do Orgulho Nerd

Junho

12/06 – Dia dos Namorados

21/06 – Início do Inverno

28/03 – Dia do Orgulho LGBTQIA+

Julho

13/07 – Dia do Rock

26/07 – Dia dos Avós

30/07– Dia Internacional da Amizade

Agosto

13/08 – Dia dos Pais

15/08 – Dia dos Solteiros

21/08 – Dia Internacional da Moda

Setembro

Primeiras semanas de setembro – Semana do Brasil

Mês de conscientização e prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo

06/09 – Dia do Sexo

13/09 – Dia da Cachaça

15/09 – Dia do Cliente

23/09 – Início da Primavera

Outubro

Mês de conscientização e combate ao Câncer de Mama – Outubro Rosa

04/10 – Dia dos Animais

12/10 – Dia das Crianças

31/10 – Halloween (Dia das Bruxas)

Novembro

Mês de conscientização e combate ao Câncer de Próstata – Novembro Azul

24/11 – Black Friday

27/11 – Cyber Monday

Dezembro

Mês de conscientização e combate à AIDS – Dezembro Vermelho

22/12 – Início do Verão

25/12 – Natal

31/12 – Réveillon

4 dicas para melhorar o desempenho da sua loja virtual em datas sazonais

O sucesso da sua loja virtual nestas datas comerciais dependerá do seu planejamento. Portanto, você precisa dar o primeiro passo e estruturar todas as ações que executará nos próximos meses.

Estudos de concorrência e análises aprofundadas do comportamento do consumidor são fundamentais para que entenda quais são os canais de comunicação mais eficientes, o mix de produtos a ser ofertado, entre outras informações que guiarão a sua estratégia de vendas.

No entanto, para que a sua loja virtual tenha um ótimo desempenho, você também precisa:

1) preparar o estoque e o processo logístico para o possível aumento da demanda, já que a indisponibilidade de produtos e o atraso na entrega são as reclamações mais recorrentes em dias movimentados para o comércio eletrônico;

2) investir em ações de marketing para atrair potenciais clientes até a sua vitrine virtual;

3) criar condições imperdíveis, como frete grátis e cupons de desconto;

4) oferecer mais de uma forma de pagamento, desde que, é claro, esteja dentro da realidade do seu negócio.

Pronto para vender nas datas comemorativas de 2023?

Agora que você já está a par das principais datas comemorativas do próximo ano, que tal começar a planejar a sua estratégia de marketing de acordo com este Calendário do E-commerce 2023?

Para ajudá-lo nessa empreitada, confira nossos conteúdos especiais:

> Guia de SEO para lojas virtuais: segredos e táticas para ranquear melhor nos buscadores

> 7 estratégias para se destacar nos marketplaces

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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