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10 dicas para vender artigos de casa e decoração

14 de dezembro de 2023

7 min

Neste artigo

Ter uma loja virtual de decoração e artigos para casa é uma forma de ajudar a construir o sonho e o ambiente de cada um dos seus clientes, com peças que farão parte da rotina por muito tempo. Essa paixão por cuidar do seu próprio “cantinho” é o que leva, muitas vezes, as pessoas a empreenderem nesse ramo. 

E, independente do motivo inicial, vender artigos para casa e decoração tem seus desafios. Por isso, separamos 10 dicas para aumentar suas vendas, impulsionar a visibilidade dos seus produtos e garantir mais sucesso para sua loja!

1. Venda artigos de qualidade para impulsionar sua loja

Como a decoração não é algo que se troca com frequência, o ideal é que o consumidor procure produtos de melhor qualidade, para que resistam por mais tempo. E isso também se aplica à sua loja: não venda nada que você não compraria para você. Ofereça sempre produtos de qualidade!

Além de garantir a credibilidade da sua loja e evitar reclamações ou devoluções, produtos de baixa qualidade podem ser o clássico “barato que saiu caro”, tanto para a sua loja quanto para seu cliente. 

Pesquise com cuidado os fornecedores, fique atento às tendências (utilizando ferramentas como o Google Trends) e entenda tudo o que você pode disponibilizar na sua vitrine. 

>> Leia mais: Onde encontrar fornecedores para abrir minha loja virtual

2. Divulgue o que seus clientes estão falando de você

Avaliações e outros feedbacks dos clientes são uma excelente maneira de construir a reputação da sua marca - além do atendimento impecável ao cliente e da qualidade dos produtos. Isso mostra para os usuários que ainda não compraram na sua loja a qualidade de tudo que você oferta - dos produtos à rapidez na entrega. 

Incentive sempre as avaliações por parte dos seus clientes e interaja com os seguidores nas redes sociais para que tenham uma boa impressão da marca. Todo esse conteúdo também pode ser indexado nos mecanismos de busca e aparecer nos resultados da pesquisa de seus futuros clientes. Se você não vê importância dos feedbacks e avaliações, não sabe o que está perdendo!

3. Use fotos de qualidade e atraentes

Se uma imagem vale mais que mil palavras, essa dica para vender artigos de casa e decoração deveria valer por 5. Se qualquer e-commerce precisa de fotos de qualidade, uma loja de produtos para decorar a casa usa as imagens como o início da venda. 

É só lembrar das inspirações de revistas e nas redes sociais que você usou para a sua decoração: com seus clientes é exatamente igual. 

Além disso, você também pode otimizar as fotos utilizando técnicas de SEO, renomeando os arquivos para algo mais descritivo e adotando legendas alternativas, aquelas que são lidas por ferramentas de acessibilidade. Isso também ajuda a posicionar melhor seu site no resultado das buscas. 

>>Leia Mais: 6 dicas de SEO para cadastro de produtos

4. Capriche na descrição dos produtos

A descrição dos produtos de uma loja de artigos de casa e decoração precisa ir além das características dos produtos e contar uma história. 

Nesse momento, você pode usar seu conhecimento do mercado para listar inspirações do produto, combinações, famosos que também são apaixonados pelo estilo, histórias sobre o fabricante da peça, como esse produto pode transformar o espaço. As opções são inúmeras!

Aproveite esse espaço para começar a venda do produto, e não se esqueça de incluir as palavras-chaves de forma orgânica. 

6. Otimize seus processos internos

Se você tem uma gestão centralizada, organizada e ágil da sua loja, consegue oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes. Isso pode parecer algo simples, mas se considerarmos que muitas vezes, o tempo de entrega de artigos de casa e decoração é um pouco maior, faz toda a diferença. 

Seus clientes não querem esperar também pela sua parte do processo, e por isso, um sistema de gestão centralizada da sua loja virtual é fundamental. Principalmente se for uma ferramenta que tenha integrações nativas com marketplaces e sistemas de ERP, por exemplo. 

>> Leia mais: Gestão centralizada de vendas online. Qual a sua importância?

7. Acompanhe a jornada do seu cliente

A jornada do cliente também pode ser chamada de experiência de compra. São todos os passos desde o primeiro acesso ao site até a conclusão da compra, quando o pedido chega à casa do cliente. Ao longo de todo esse período, você pode oferecer conteúdos relevantes para aumentar a conversão, além de analisar e testar partes da sua loja para garantir que seu cliente conclua a compra. 

Uma boa estratégia de funil de vendas vai te ajudar a preparar conteúdos para as principais categorias de produtos da sua loja, além de manter o site sempre atualizado e com bons materiais. 

Testes de usabilidade podem ajudar na disposição de botões e outros elementos de design para direcionar o usuário para as áreas que você desejar e aumentar suas vendas. 

Testes A/B com botões, pequenas caixas de texto e outros elementos também podem oferecer bons insights quanto ao comportamento do seu cliente.

8. Invista em estratégias de marketing

As dicas para vender artigos de casa e decoração, claro, passam por uma estratégia de marketing completa. Não apenas para divulgar sua loja, mas também o conteúdo que será produzido e os anúncios que você vai fazer para alcançar mais pessoas. 

As redes sociais são excelentes canais para divulgação, já que contam com milhões de acessos diários e muitas funcionalidades para as empresas, além de ferramentas para investir em tráfego pago e outros tipos de anúncios. 

O conteúdo que você cria para divulgar sua marca é tão importante quanto os canais em que faz isso e os anúncios. Não apenas por conta da indexação das buscas, mas também porque eles são uma forma de apresentar e vender seus produtos. Então capriche na criatividade, inclua palavras-chave e pense também em diversos formatos para chamar a atenção. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode fazer toda a diferença para você!

Lembre-se: investir em marketing digital garante bons retornos para sua loja, mas é importante seguir o planejamento e depois acompanhar os KPIs e os resultados.  

>> Leia mais: Marketing Digital: guia prático para lojas virtuais

9. Cuide do atendimento do seu cliente

Se você vende bons produtos e faz uma boa divulgação da sua loja, precisa garantir que o atendimento seja no mesmo nível de qualidade. Essa é a melhor maneira de fidelizar seus clientes e manter a boa reputação da sua marca. 

Existem muitas ferramentas de atendimento ao cliente disponíveis, e por meio delas é possível automatizar mensagens, acompanhar o histórico de compras e também de mensagens trocadas com os clientes. E, o mais importante: essas ferramentas conectam diversos canais de atendimento em uma única plataforma. O chamado omnichannel, hoje, não é mais uma tendência, e sim, uma necessidade das marcas. 

10. Crie um blog para sua loja

Faça um blog dentro do seu site, com artigos mostrando tendências de decoração, dicas de design, projetos DIY, inspirações da decoração de famosos. A lista de temas é longa, e o mais importante é que, além de atrair visitantes, seu blog reforça sua autoridade e conhecimento da área, o que também melhora o posicionamento do seu site em mecanismos de busca. 

Esse segmento é altamente influenciado por tendências e inspirações, por isso, investir em conteúdo relevante é fundamental para atrair mais clientes e ampliar as possibilidades de vender artigos de casa e decoração.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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