Saiba como o cross-docking pode ajudar a sua loja virtual a otimizar recursos logísticos e ter uma entrega mais ágil, […]
Nos dias de hoje, em que temos um mercado cada vez mais competitivo, nossos clientes tornam-se cada vez mais exigentes. Deste modo, proporcionar uma entrega mais rápida, tem sido cada vez mais fundamental e necessária às empresas para diferenciarem-se do mercado padrão.
Para atender a essa expectativa de entrega “just in time” (entrega imediata), os lojistas têm cada vez mais investido na operação de cross-docking, e evitado a armazenagem nos grandes Centros de Distribuição
Na síntese, a expressão de origem inglesa pode ser traduzida como cruzamento de docas. A expressão surgiu para traduzir a transferência da mercadoria de um caminhão a outro, sem necessidade de armazenagem, ou armazenagem mínima.
Diferente do modelo tradicional de armazenagem, o cross-docking proporciona uma entrega mais ágil e também mais barata para as empresas.
A grande diferença entre o modelo tradicional a este, é que, no modelo tradicional, a mercadoria vem da fábrica até um CD (centro de distribuição) – onde são consolidadas e armazenadas -, e ficam aguardando a solicitação de compra do cliente final, para serem distribuídas. Neste caso, necessitando assim, de um espaço físico para armazenagem; quer seja ele em um Centro de Distribuição, ou a garagem de casa para os pequenos empreendedores.
Na operação cross-docking, a mercadoria sai da fábrica já com a solicitação de compra realizada. Deste modo, não há obrigatoriedade de armazenamento. A mercadoria já sai do fabricante, podendo ser despachada diretamente ao consumidor, ou em um prazo máximo de 24 horas.
O processo é mais ágil e mais barato, pois não há necessidade de espaço físico para armazenar e, em sua maioria, a entrega pode ser feita em caminhões menores, que não ficam presos em rodízios e restrições de rodagem.
No dia-a-dia de um e-commerce, onde as maiores dificuldades começam após a finalização de um pedido, garantir a qualidade, e agilidade na entrega é garantir um cliente satisfeito e feliz.
Planejando adequadamente, e avaliando com cautela os riscos que esta aplicação pode trazer, é possível alcançar grandes resultados, e principalmente agregar um diferencial quanto a concorrência. Se você ainda não aplica essa modalidade ao seu negócio, invista nesse processo.
Este texto foi produzido em parceria com o Grupo Mirassol, redigido e criado por Priscilla Dias.
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Tags:e-commerce, logística, crossdocking, frete
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