Os melhores meios de pagamento para usar em sua loja virtual

Os meios de pagamento online vêm crescendo ano após ano no e-commerce brasileiro. Com a força das lojas na internet, é importante estar atento às tendências de pagamento, para oferecer as melhores opções aos clientes e aplicar estratégias corretas de vendas.
Em 2021, os meios de pagamentos mais utilizados por clientes das lojas virtuais foram: o PIX; cartões de crédito e débito; carteiras digitais, como o Paypal, Mercado Pago, Apple Pay e o QR Code. Essa pesquisa foi feita pelo blog Opinon Box e mostra uma grande tendência para os lojistas.
Por que conhecer os meios de pagamento para os clientes?
A forma como o cliente paga está ligada diretamente nas estratégias de precificação, marketing e experiência do cliente. Além disso, muitos consumidores desistem da compra por não encontrarem um meio de pagamento seguro, aumentando consideravelmente as taxas de abandono de carrinho.
Não adianta conhecer o seu cliente, a sua jornada de compra e não oferecer segurança na hora de adquirir os seus produtos. Por isso, entenda quais são as categorias de pagamentos online disponíveis e quais são possíveis dentro da sua estratégia.
Quais são os melhores meios de pagamento?
Cartão de crédito e débito
O cartão de crédito é uma das formas preferidas dos consumidores na hora de fazer as suas compras online. De acordo com uma matéria da Folha de São Paulo, cerca de 41% das compras online são efetuadas com cartões.
As vantagens para esses meios de pagamento é a segurança da transação e a possibilidade de parcelamento, quando realizados no crédito, sendo não só bom para a empresa, mas também para o aumento do ticket médio.
Já as desvantagens, ficam por conta da demora do repasse da compra (algumas operadoras demoram mais de 20 dias) e as taxas, que precisam ser repassadas ao consumidor.
PIX
Atualmente essa é uma das principais formas de pagamento usadas em lojas online. Isso porque, muitas lojas oferecem descontos para pagamentos realizados através do PIX.
Isso porque, o pagamento acontece em tempo real e o lojista recebe o valor total da compra. Segundo dados do Banco Central, somente em fevereiro de 2022, houveram mais de 1 bilhão de transações financeiras feitas a partir do PIX.
Usar a força, a facilidade e as vantagens desse meio de pagamento, com certeza irá atrair clientes para a sua loja virtual.
A desvantagem a ser pontuada, fica por conta da impossibilidade do parcelamento da compra. Isso é apenas por enquanto, não é mesmo?
Boleto bancário
Apesar da grande força dos cartões e do PIX, muitas pessoas ainda preferem o pagamento por boletos. Já que, elas podem pagar em Caixas Eletrônicos ou até mesmo lotéricas.
Apesar de ser uma modalidade fácil, o pagamento não é realizado no ato da compra, levando em uma demora na confirmação do recebimento do valor. A aprovação da compra pode levar até 48h, ampliando o tempo de espera na entrega, por exemplo.
Carteiras digitais
Essa modalidade também ganhou muita força nos últimos anos. A carteira digital permite que o cliente coloque dinheiro ou vincule seus cartões, facilitando o pagamento.
Essa é uma vantagem para o consumidor e para o lojista, que pode aceitar receber pagamentos com facilidade, segurança e baixo custo.
WhatsApp Pay
Em 2020 foi lançado o WhatsApp Pay, que permite o usuário do app transferir dinheiro para outros usuários. Podendo ser usado por empresas com a versão business do aplicativo.
Dessa forma, é possível fechar vendas de maneiras simples e rápida quando o cliente procura o seu atendimento para tirar dúvidas sobre o produto ou sobre a compra.
Outros modelos de meios de pagamentos: Getways e Intermediadores
Os Getways e Intermediadores consistem em fazer uma ponte entre o cliente e os meios de pagamentos. O cliente escolhe de que forma deseja realizar o pagamento (boleto, cartão de crédito, PIX, etc.) e os sistemas transferem o valor pago para a conta do lojista.
Apesar de funcionarem de forma parecida, os getways e os intermediadores possuem algumas diferenças:
- Getways:
Nesse caso, o lojista estabelece o contato com as operadoras de cartões e bancos, enquanto o gateway realiza a comunicação entre sua empresa e os sistemas bancários.
Assim, os pagamentos realizados pelos clientes são transferidos diretamente para a conta da sua loja. Ou seja, a empresa fica responsável por aprovar cada compra, definir as formas de parcelamento e assumir os riscos de cada transação. Uma empresa que oferece esse serviço é a CobreBem.
- Intermediadores:
Já nos casos dos Intermediadores, as lojas não precisam se filiar às operadoras de cartões e bancos, pois, quando um cliente realiza uma compra, quem recebe o pagamento é o intermediador.
O sistema fica responsável pela aprovação e pelo repasse do valor para o e-commerce, como acontece com o Paypal, por exemplo.
O que considerar na hora de escolher o meio de pagamento ideal?
Apesar de existirem diversas categorias de pagamentos, você deve escolher aquele que apresenta vantagens para a sua loja e o seu cliente.
É necessário pensar no perfil do cliente, na sua previsão de fluxo de caixa e no impacto das tarifas do meio de pagamento escolhido.
Muito importante destacar, que quanto mais opções, melhor. Principalmente se essas opções forem seguras.
Lojistas Webstore têm a possibilidade de oferecer diversos tipos de pagamentos seguros para os seus clientes, como o Mercado Pago, por exemplo, além das opções de PIX, cartões de débito e crédito.
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